Dicas para desenvolver o senso de urgência no cliente

Descubra como atender melhor seus clientes

Mateus
Publicado em 29/10/2021, às 10h40

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

O senso de urgência é um dos principais gatilhos mentais para se trabalhar em sua empresa, possibilitando que você aumente consideravelmente suas vendas ao usar essa técnica. Dessa maneira, você consegue fechar contratos mais rapidamente e com objetividade.

Muitas vezes durante um processo de vendas, você encontra um cliente que diz ter gostado muito da proposta que está sendo oferecida de material promocional de empresas, mas que não tem condições de fechar esse tipo de operação durante um longo período de tempo.

Em outros casos, a resposta nem mesmo é concreta, com o já famoso jargão “a gente vai se falando”, onde o consumidor acaba passando um longo tempo sem interagir com sua empresa de nenhuma maneira.

Esse tipo de consumidor pode acabar sendo um grande problema para sua companhia, uma vez que ele fica em um limbo entre o processo de conversão, não gerando a venda e por consequência não gerando faturamento para sua companhia.

Por isso, gerar o senso de urgência nesse lead pode ser uma excelente maneira de conseguir um destaque maior para seu negócio, agilizando os processos de comunicação e fazendo o consumidor entender que a transação precisa ser completada de alguma maneira.

Embora seja muito comum empresários jogarem a culpa para os clientes, dizendo que eles estão enrolando ou que não tem interesse verdadeiro em sua proposta, é preciso pensar com as ferramentas que você possui.

Mudar a mentalidade ou a ação do cliente diretamente não é uma possibilidade, então cabe às companhias identificarem o que pode ser modificado em seu próprio processo de vendas de banner para eventos preço para que o consumidor tenha interesse em fechar negócio mais rapidamente.

A assinatura do contrato é uma decisão majoritariamente do cliente, mas isso não significa que ele é o único responsável por isso. Você deve buscar maneiras de incentivá-lo e estimulá-lo a conseguir mais recursos, tornando-o ávido para conseguir completar a operação.

O senso de urgência não é um sentimento difícil de se instaurar no cliente, mas é preciso planejamento e estratégia. Em um primeiro ponto, este senso de urgência deve ser um reflexo de seu próprio.

Isso porque se você não tiver urgência em fechar o contrato, dificilmente seus clientes se sentirão instigados a acelerar o processo. Cada contrato novo conta para sua empresa terceirizada recepcionista, e pode ser a diferença entre ter ou não estabilidade financeira.

Por isso, é muito importante que você esteja constantemente com seu próprio senso de urgência ativo para buscar uma forma de acelerar o processo e conseguir resultados mais efetivos para suas vendas.

O ato de vender em si é um elemento estratégico de extrema importância para sua companhia. Através desse movimento, você consegue alcançar crescimento comercial, destaque na área em que atua e uma boa reputação no mercado.

Por conta disso, saber lidar com o senso de urgência é uma das principais ferramentas que deve ser trabalhada para sua empresa atingir o posicionamento adequado, conseguindo muito mais conversões de maneira simples e natural.

Assim, você terá um conceito mais otimizado em questão de possibilidades, trabalhando com mais estrutura em cada ação que surgir em sua companhia de totens de autoatendimento, por exemplo.

Gerando senso de urgência em seus leads

O processo de gerar um sentimento de urgência para seus leads não é complexo, mas requer muita atenção e cuidado para gerar bons resultados. Portanto, é importante prestar atenção em alguns pontos em particular para obter os melhores resultados.

Além disso, é importante ter em mente que nem todas as companhias possuem os mesmos resultados, e nem sempre o que funciona para uma terá o mesmo efeito em outros setores ou mesmo em concorrentes.

Por isso, é importante que você busque uma adaptação para sua realidade no que diz respeito a esse tipo de recurso, trabalhando para otimizar esse tipo de ação e conseguindo conquistar uma estrutura mais adequada para lidar com seus consumidores de comunicação visual para empresas.

Faça um bom planejamento

Nesta etapa inicial, é muito importante que você consiga entender melhor o lead e suas necessidades. Muitas vezes, o empreendedor coloca suas expectativas no discurso do cliente, e é importante que você entenda com clareza suas necessidades.

A urgência lida diretamente com a capacidade de solucionar um problema ou uma situação.

Embora em alguns casos o lead identifique por si só a necessidade que possui, é muito mais comum que a empresa tenha que fazer perguntas e investigar para identificar esta necessidade.

Durante o planejamento e apresentação da proposta, este é o momento de identificar para o consumidor sua necessidade e o que precisa ser trabalhado. 

Aqui é o momento de fixar na mente do consumidor que existe um problema e que você pode solucionar, oferecendo seus produtos ou serviços, como um kit executivo personalizado.

Além disso, este é um momento bom para identificar o quanto ele está se prejudicando ou deixando de obter benefícios por não fechar o negócio, fazendo com que ele deseje completar a operação o quanto antes e consiga ver estes benefícios com seus próprios olhos.

Se você fizer uma boa apresentação e tiver uma comunicação clara e objetiva, é muito comum que o resultado acabe sendo o esperado. Dessa forma, você gera um sentimento de necessidade no consumidor, o que acaba fazendo ele buscar esse tipo de ação.

Você ainda pode usar alguns outros recursos, como:

  • Descontos;
  • Promoções;
  • Benefícios exclusivos;
  • Aumento de garantia.

Embora na maioria dos casos, se o processo foi realizado com sucesso, você nem mesmo precisará lidar com estes argumentos extras com o consumidor, uma vez que muitas vezes os problemas dele não estão diretamente relacionados a estes benefícios.

Primeiros passos

Depois da apresentação, é hora de começar a buscar a aceitação da parte do consumidor. Para isso, você deve trabalhar diretamente com datas e prazos, para evitar que a negociação de ecobag personalizada empresas comecem a ficar muito extensa.

O ideal é marcar em um período curto, como dois a três dias para ter uma resposta. Se o cliente solicitar um prazo maior, pergunte o porquê dessa extensão. Normalmente, quando uma pessoa possui um problema e quer resolvê-lo, ela não demora muito.

Lembre-se de ser pontual e cumprir com seus horários e prazos. Dessa forma, você pode cobrar posicionamentos do lead e até mesmo conversar sobre as dificuldades ou necessidades que ele está passando.

Caso o consumidor ainda não tenha uma resposta sobre o projeto, é importante que você consiga compreender quais são os problemas que o estão impedindo de seguir em frente na negociação, buscando formas de resolver essas situações.

Quanto mais o lead se abrir com você, mais informações você terá, por isso trabalhar diretamente com ele é muito importante e entendê-lo deve ser um processo fundamental para sua estrutura.

Se ainda assim passar mais tempo sem que ele tome uma decisão, você pode partir para um contato de encerramento.

É importante que você deixe claro que está encerrando a negociação porque ele não se posicionou, e você tem interesse em abrir espaço para clientes interessados.

Em um primeiro ponto, não adianta forçar a negociação em um consumidor que claramente não está demonstrando interesse. Isso deixa a cargo do próprio cliente a retomada de contato, uma vez que se ele tiver interesse real, certamente irá retornar às negociações.

Fechando o contrato

Uma vez que você consegue a autorização do lead para seguir em frente, é hora de fazer a assinatura do contrato. O contrato é o que garante a autenticidade da operação, e que conclui a venda como um todo.

Para garantir mais tranquilidade e mostrar que você está se antecipando, é importante apresentar o cronograma de atividades que você planejou neste processo de instalação de portão de enrolar elétrico, garantindo a necessidade de assinar o contrato de imediato para conseguir dar sequência a operação.

O principal elemento aqui é mostrar ao lead os benefícios de agilizar esse processo, lembrando-o os benefícios que ele terá de concluir uma negociação mais rapidamente e ter sua necessidade otimizada.

Mostrar a qualidade de seu material também é uma excelente maneira de garantir que a assinatura deverá ser realizada o quanto antes para aproveitar todo o potencial de sua estrutura de negócios.

Considerações finais

O senso de urgência é uma ferramenta muito importante para qualquer empresa que deseja se manter competitiva e criar uma estrutura de qualidade para trabalhar com seus leads de forma mais expressiva, conquistando uma agilidade muito maior nas transações.

Dessa maneira, você consegue se colocar à frente da competição, apresentando argumentos de qualidade e uma estrutura de atendimento condizente com o que está sendo oferecido para seus consumidores.

Quanto mais você trabalhar com relação a esse tipo de ação, mais efetivo é seu resultado a longo prazo, conseguindo boas vendas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!