O ano de 2020 veio com muitas surpresas. Tivemos a pandemia, e a morte de muitos famosos que eram importantes na vida de muita gente, seja pela atuação ou musicalidade.

Mas não podemos dizer que este ano foi apenas houve tragédias. Para muita gente, 2020 foi um ano de oportunidades e quebra de barreiras.

Por causa da pandemia, as pessoas começaram a investir no mundo digital. Seja para trabalho fixo ou apenas para ganhar uma renda extra. Podemos citar neste rol os webdesigners free lancers, youtubers e muitas outras profissões digitais.

Por isso, decidimos fazer um artigo com dicas incríveis para você criar conteúdo digital, em especial vídeos para youtube e outras redes sociais.

Vamos começar? Lá vai a primeira dica:

Antes de qualquer coisa: tenha um roteiro

Aqui não falamos apenas de vídeos com atuação, na verdade, o roteiro surge de uma ideia principal, que geralmente é o objetivo temático do vídeo.

Você quer contar piadas? Atuar em uma situação específica? Ou seria um vídeo para apresentar um produto? Talvez o seu serviço?

É muito comum encontrarmos vídeos que não tem pé nem cabeça, e na maioria das vezes, isto acontece pela falta de organização das ideias de quem vai produzir o conteúdo.

Para que isto não aconteça com você, basta que você crie etapas para o seu vídeo. São nada menos do que sequencia racional e lógica para que o conteúdo não perca sentido e você não vire apenas uma piada de mal gosto na internet.

Utilize uma ferramenta específica para edição de vídeos

É muito bom você utilizar uma plataforma para Criar Video Com Fotos, por exemplo. Usar ferramentas específicas pode te facilitar muito a criação e organização. Hoje na internet existem diversos sites que oferecem este tipo de serviço, mas atente-se que alguns são mais complicados que outros, e a maioria é pago em dólar.

Há quem diga que consegue criar bons conteúdos com windows vídeo maker, por exemplo, o que não parece ser realidade por seus recursos limitados. Porém para começar algum projeto, e se familiarizar com o serviço, pode ser bem proveitoso.

Caso você goste de fazer lives ou então gameplay de jogos de videogame, a próxima dica é essencial:

Escolha um bom hardware para captar imagem

Esta dica é voltada principalmente para quem faz gameplay de jogos, seja em live ou então pré gravada.

Uma placa de captura é essencial, pois assim você capta a imagem do seu console e transfere para o computador, para aí sim poder editar ou transmitir por alguma plataforma de streaming.

Lembre-se que a qualidade do hardware vai ditar a qualidade de seus conteúdos, afinal, hoje as pessoas estão cada vez mais exigentes, sendo necessário uma captura de pelo menos 1080p até as poderosas capturas 4k.

Seja criativo, mas não abuse

Hoje em dia a “moda” são vídeos curtos entre 8 a 15 minutos. Isto deve-se ao fato da nova geração de consumidores deste conteúdo não conseguir prestar atenção a apenas uma coisa por muito tempo.

Este fato tem gerado uma dor de cabeça principalmente para canais de entrevista. Mas tudo pode ser resolvido quando se tem criatividade. Você pode separar um vídeo de uma hora em 6 vídeos de 10 minutos cada, e ir publicando um por dia.

Porém vídeos longos, mesmo que divididos em partes, podem se tornar muito repetitivos e cansativos, daí entra a criatividade mais uma vez: você precisa transformar cada um dos vídeos em algo que chame a atenção do seu espectador. Isto não é simples como parece, pois muita gente joga toda a informação nos 10 primeiros minutos, fazendo com que o nosso exemplo de 6 vídeos, os próximos 5 fiquem esquecidos. Saber separar os assuntos e “não entregar o ouro” no início é uma dica que damos que possui muita eficiência.

Por fim, não foque em muita informação

Esta dica é um complemento da sua antecessora. Se por um lado você precisa ser criativo e prender a atenção das pessoas, do outro você deve estar atento a não abusar de informações.

Fazer vídeos com vários assuntos, mesmo que você vá dividir em partes, não é legal. A tendência hoje é você escolher UM assunto por vídeo. Vamos exemplificar:

Se você tem um canal sobre moda, não é legal fazer um vídeo “Dicas de sapatos, biquínis, chapéus e vestidos para o verão”.

Ao invés disso, faça quatro vídeos, um para cada tema. Pois se você juntar informação de mais, não apenas vai sobrecarregar a mente de quem está assistindo, fazendo com que as informações cheguem embaralhadas, mas também, segundo a psicologia, poderá gerar uma ansiedade em quem está assistindo, fazendo que a atenção seja perdida.

Por hoje, estas foram as nossas dicas. Esperamos que vocês tenha curtido, e que seja de muita ajuda para você criar conteúdo em formato de vídeo. Comente aqui caso tenha alguma dúvida, ficaremos felizes em te responder. Até a próxima!