VOCÊ SABIA?

Diferenças entre hidratação, nutrição e reconstrução

Embora os três procedimentos promovam a saúde capilar, existem diferenças consideráveis entre eles.

Mateus
Publicado em 24/02/2022, às 11h25 - Atualizado às 11h50

FacebookTwitterWhatsApp
Imagem Diferenças entre hidratação, nutrição e reconstrução

Para ter cabelos sedosos, brilhantes e hidratados é preciso seguir uma rotina de cuidados, popularmente conhecida como cronograma capilar. Esse cronograma não inclui somente o uso de produtos, mas também a ingestão de suplementos que estimulam o crescimento dos fios, como as cápsulas para cabelo, e uma alimentação saudável.

Isso porque existe uma relação direta entre a saúde capilar e o que comemos. É por isso que muitas pessoas investem em cosméticos, mas, por não se alimentarem adequadamente, não conseguem ter um cabelo saudável.

O ponto positivo é que não é difícil seguir uma rotina de cuidados em casa, visto que existem produtos de qualidade no mercado que contemplam todos os tipos de cabelo e trazem diversos benefícios. Para optar pelos cremes adequados, porém, é importante conhecer as diferenças entre os tratamentos de hidratação, nutrição e reconstrução capilar.

Por esse motivo, preparamos este artigo para esclarecer todas as suas dúvidas sobre o assunto e, assim, te ajudar a manter seus cabelos sempre bem-cuidados. Boa leitura!

Hidratação

Podemos dizer que a hidratação é o tipo de tratamento mais popular por um motivo bem simples: da mesma maneira que a pele do nosso corpo precisa repor a água perdida, com os cabelos não é diferente.

Os efeitos negativos dos agentes externos, como vento, sol, poluição, excesso de calor, cloro da água e procedimentos químicos, são as principais causas da perda de água pela fibra capilar.

Por isso, o ideal é que esse tipo de tratamento seja feito uma vez por semana, a fim de manter os cabelos protegidos e bem hidratados.

As máscaras de tratamento capilar são produtos com compostos que visam manter a saúde e a beleza dos cabelos, além de tratar fios danificados e evitar possíveis danos a eles.

Elas também têm o poder de retardar o processo de perda de água e são capazes de criar uma espécie de película em torno dos fios, protegendo-os da ação dos agentes externos e mantendo em dia a saúde das suas madeixas.

Aqui, vale muito a pena investir em produtos com glicerina, extratos vegetais, colágeno, óleos vegetais, vitaminas e aminoácidos, que recuperam a barreira hidrolipídica, evitando a perda de água de pela fibra capilar.

Nutrição

A nutrição é a etapa do cronograma que deve entrar em ação quando seu cabelo estiver muito opaco (sem brilho, sem vida e com aspecto ressecado), cheio de frizz e apresentando queda.

Esse tipo de tratamento nada mais é que a reposição de lipídios e óleos cruciais à saúde da fibra capilar, uma vez que compõem a estrutura do fio.

Enquanto a hidratação irá repor algumas vitaminas e a água perdida pela fibra capilar, a nutrição irá repor alguns nutrientes que deixarão seus cabelos reavivados. Esse combo é perfeito para manter as madeixas brilhantes, soltas, macias e sem pontas duplas.

Portanto, aposte em produtos à base de carbocisteína, pantenol, creatina e óleos vegetais, como:

  • argan;
  • coco;
  • cálamo;
  • mirra;
  • manteigas vegetais.

Aqui, a recomendação é realizar o tratamento duas vezes ao mês, a fim de manter a boa manutenção da nutrição capilar. 

No entanto, as pessoas que têm os cabelos mais secos, como os crespos e cacheados, podem realizar o procedimento duas vezes por semana, até perceberem que os fios estão totalmente renovados. Após esse período, o tratamento pode ser realizado apenas uma vez por semana.

Reconstrução

A reconstrução capilar é o tratamento mais específico entre os três, uma vez que ele é indicado para cabelos extremamente fracos, danificados e quebradiços. Isso geralmente ocorre devido ao excesso de uso de produtos químicos, como alisamento, descoloração dos fios, tinturas em excesso, entre outros.

Esse tipo de tratamento deixa os fios mais resistentes, fortes e com uma massa capilar maior. Dessa forma, prefira os produtos à base de queratina, vitaminas, proteínas, ácidos graxos essenciais e aminoácidos.

Se os seus cabelos estiverem muito danificados, o tratamento pode ser realizado duas vezes ao mês. Caso contrário, uma vez já é suficiente para a manutenção dos fios.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!