Entenda como cuidar bem dos pés durante o inverno

Confira mais sobre o assunto

Fabricia
Publicado em 17/07/2023, às 16h13 - Atualizado em 20/07/2023, às 14h36

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Usar meias de algodão, não repetir o mesmo calçado todos os dias e secar bem os pés são algumas dicas que vão te ajudar durante a estação mais fria do ano

Os pés são uma parte do corpo comumente esquecida, ainda mais quando chega o inverno e você passa o tempo todo de meias e calçados fechados. Apesar disso, essa parte do corpo precisa de cuidados especiais o ano inteiro e um olhar ainda mais atento nos dias gelados.

Você tem se preocupado com a saúde dos pés? Confira dicas que vão te auxiliar a mantê-los sempre bonitos e saudáveis na estação mais fria do ano.

Evite banhos com água muito quente

Os banhos mais quentes são comuns no inverno, porém o ideal seria evitá-los. Assim como acontece com o corpo, os pés, se expostos à água excessivamente quente, ficam ressecados e começam a descascar.

Experimente deixar o banheiro aquecido, vedando entradas de ar, e diminuir um pouco a temperatura do chuveiro. Seus pés e seu corpo agradecem o cuidado.

Use meias de algodão

Como é difícil manter os pés aquecidos, é normal que você queira usar meias. Opte pelos modelos de algodão, pois permitem que os pés respirem e absorvam bem o suor. Ou seja, seus pés ficam quentinhos e livres de micoses.

Por mais que você sinta que não suou, evite usar a mesma meia mais de uma vez. Ao término de um dia, troque e busque outra na gaveta. Também é válido trocar a meia após uma atividade física intensa.

Seque bem os pés após o banho

Um erro comum é o de não secar direito os pés. Na pressa de se vestir e colocar uma meia, essa parte do corpo acaba um pouco ignorada. O problema é que pés, principalmente entre os dedos, úmidos são um prato cheio para o desenvolvimento de fungos.

Dedique alguns minutos a mais para secar bem os pés com a própria toalha de banho e espere um pouco antes de colocar a meia.

Alterne o uso de sapatos

Por mais que você ame um sapato, dê um tempo para ele e alterne com outros disponíveis na sapateira. Uma das principais causas do chulé e o surgimento das micoses nos pés é ficar usando sempre o mesmo calçado.

Após o uso, deixe o item pegar um pouco de vento e escolha outro para te acompanhar no dia seguinte. 

Fique um tempo sem meias

Um conselho difícil de cumprir, ainda mais se a região em que vive é bastante fria. No entanto, seus pés precisam de descanso e um pouco de liberdade. Se possível, experimente ficar algumas horas sem meia.

Uma dica útil é tirar as meias antes de dormir. Como você já estará quente debaixo das cobertas, seus pés também estarão aquecidos. De manhã, após levantar da cama, você está autorizado a colocar as meias novamente.

Use um hidratante para os pés

Hidratante para o corpo, para o rosto e para as mãos você com certeza tem em casa e se lembra de passar, mas sabia que os pés também precisam ser hidratados? Nada de usar o produto para o corpo, a região pede um cuidado diferente, com um creme próprio.

Após o banho, e depois de enxugar bem os pés, reserve alguns minutos para massageá-los e passar um bom hidratante. Espere que o produto seja absorvido e só depois coloque as meias.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!