ENTENDA MELHOR

Entenda como funciona a mente de um dependente químico

Você alguma vez já parou para pensar em como funciona a mente de um dependente químico?

Henrique
Publicado em 03/02/2021, às 14h07 - Atualizado às 15h05

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Infelizmente, sabemos que a dependência química de fato é uma realidade, e que atinge muitas pessoas todos os dias.

Nesse sentido, ao estar nesse estado, muitas mudanças de comportamento, pensamentos e dentre outras, podem vir facilmente a aparecer.

No entanto, se você não passou por essa experiência, certamente deve ter dúvidas sobre tudo que passa na cabeça de uma pessoa dependente.

Ou seja, saber principalmente as características que deixam a pessoa com aquele comportamento de grande ansiedade, agressivo ou até mesmo estressado.

Portanto, nesse artigo, citaremos tudo sobre como funciona a mente de um dependente químico, mostrando as principais características.

Características de como funciona a mente de um dependente químico

Antes de você entender um pouco sobre as principais características é preciso ficar ciente que de fato, a dependência química é uma doença.

Dessa forma, de forma involuntária ela pode afetar e muito o funcionamento do corpo, o que leva a grande parte dos comportamentos e ações que serão citadas.

Atualmente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a dependência química, como transtornos mentais e comportamentais devidos ao uso de múltiplas drogas e ao uso de outras substâncias psicoativas.

Para você ter idéia, de 10 famílias, cerca de 4 acabam tendo problemas com algum dependente químico

Assim, a principal forma de tratamento é através de uma clínica de reabilitação, uma vez que esses transtornos, muitas das vezes só poderão ser tratados com o apoio de medicamentos.

Logo, realmente é algo sério, e que infelizmente acaba atacando a maioria dos dependentes, mesmo que de forma involuntária.

Então, sem mais enrolações, veja algumas das características comuns, e que de fato acabam atacando a mente de um dependente:    

Inquietação

A inquietação, infelizmente é uma das coisas que mais afetam a maneira de como funciona a mente de um dependente químico

Dessa forma, se não tiver feito o uso recente da substância é muito comum a inquietação, como a vontade de sair, andando de um lado para outro, ansiedade e dentre outros.

Nesse sentido, isso acontece porque à medida com que o tempo vai passando, o corpo vai sentindo a necessidade da substância, entrando ali em uma pré-abstinência.

Além disso, quanto mais tempo demora o consumo, mas a inquietação pode aumentar, levando a fazer coisas que normalmente o dependente não faz.

Isso pode aumentar ainda mais, principalmente se o dependente não tiver recursos financeiros para comprar a droga ou álcool.

Logo, pode acontecer, por exemplo, de furar objetos para conseguir recursos, vender coisas de necessidade da própria casa, como pratos, fogão, etc.

Portanto, de fato, a inquietação é uma das coisas que você vai mais notar, que muda a forma de como funciona a mente de um dependente químico.

Irritabilidade muito alta

Outra coisa que é bem característica da mente de um dependente químico, com certeza é a irritabilidade.

Dessa forma, é muito comum que qualquer coisa possa deixar a pessoa irritada, mesmo que de forma totalmente involuntária.

Sendo assim, coisas fúteis podem se tornar motivos para discussões, o que pode levar até a agressão física muitas das vezes.

Logo, isso é algo que acaba prejudicando muito os relacionamentos, principalmente com a própria família.

Muitas das vezes essa irritabilidade pode aparecer principalmente nos períodos da manhã, devido a falta do uso da substância.

Infelizmente, a única forma de reverter essa situação, é através de uma clínica de recuperação, uma vez que será lá todo o acompanhamento necessário.

Não conseguem sair daquele mundo

Se você não sabe, a dependência química acaba de fato não deixando a pessoa sair daquele mundo.

Nesse sentido, mesmo que você veja que a pessoa tem vontade de sair, caso ela não procure ajuda, por conta própria será bem complicado.

Até porque, depois de um certo tempo, o corpo pode entrar em uma abstinência, onde a vontade de consumir a substância será muito forte.

Isso acontece principalmente com drogas pesadas, como é o caso do crack e lança perfume.

Dessa forma, tudo isso muda completamente a forma de como funciona a mente de um dependente químico, deixando o preso a isso.

A única alternativa, é no momento em que se tiver vontade, procurar ajuda o mais rápido possível, para que a abstinência não fique forte.

Acredite, mesmo com a mente ocupada durante o dia todo, a vontade pode vir e facilmente pode acontecer uma recaída.

Considerações finais

Depois do que foi dito, você pode ver um pouco de como funciona a mente de um dependente químico.

Logo, você viu que existe uma grande conturbação, o que só mostra a necessidade de um tratamento intensivo.

Nos vemos em breve.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!