CONFIRA

Entenda melhor a importância dos insumos agrícolas na produção agrícola

Descubra mais sobre o assunto

Mateus
Publicado em 23/03/2022, às 12h18 - Atualizado às 13h12

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

Em se tratando de agricultura, uma parte muito importante que é considerada indispensável são os insumos agrícolas. Isso porque eles têm como principal função melhorar a produtividade e a qualidade da safra. Mas, do que de fato se trata esses insumos? Basicamente, eles são os elementos usados para a produção de algum produto ou serviço de forma mais específica. 

De forma mais geral, eles são compostos por defensivos que são usados no meio agrícola para que o controle das pragas seja feito. Já os fertilizantes são usados na etapa de nutrir os solos e vegetais e, por fim, as máquinas e os equipamentos que são usados para viabilizar o plantio e o cultivo. 

Em se tratando de uso, esses elementos podem ser usados de duas formas distintas. A primeira seria como um fator de produção, já a segunda seria como matéria-prima.   Os fatores de produção abrangem o lucro, o capital, a jornada de trabalho, os equipamentos e as máquinas. A matéria-prima é considerada a parte mais importante que compõe o produto e é usada com os demais insumos durante esse processo de fabricação. 

Qual a necessidade dos insumos agrícolas para o setor do agronegócio?

A palavra-chave que rodeia esse setor é a tecnologia e ela também é o principal motivo de os produtores agrícolas optarem pelo uso de insumos em suas lavouras. Isso se dá porque o uso da tecnologia avançada no nicho do agro proporciona uma forma mais sustentável e até mesmo econômica dos insumos. 

A partir disso, é possível realizar o controle da produtividade e do crescimento em escala, maior lucratividade por causa da redução do uso de água e também o combate às ervas daninhas e pragas. Tudo isso resultará na melhora da qualidade do solo fértil que é usado  no processo de plantio. 

Agricultura tradicional X Agricultura orgânica

Os insumos agrícolas podem ser usados de duas formas distintas e são conhecidas como agricultura orgânica e agricultura tradicional. Ambas possuem suas peculiaridades que as fazem ser o que são e suas diferenciações na maneira com que são executadas. 

A agricultura tradicional foca no uso de tecnologia dos adubos sintéticos, químicos e também os mecânicos. Se trata de um molde de curto prazo, ou seja, prioriza de forma a maior produtividade tanto animal quanto vegetal no menor espaço de tempo possível, tudo isso com eficiência no uso do solo. 

Já a agricultura orgânica tem como principal foco o uso de diferentes matérias-primas naturais para que os produtos agrícolas possam ser gerados. Dessa forma, ela não faz uso de nenhum tipo de produto químico ou industrial e segue um molde mais pensado para o longo prazo para buscar a união do ambiente rural, dos princípios de manejo e da otimização para conseguir a melhor qualidade possível no produto que está sendo fabricado. 

Para que tudo isso seja possível, o produtor agrícola precisa dar a devida atenção em cada parte do processo, somente assim o resultado de melhora da qualidade e otimização dos processos serão alcançados.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!