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Formas de abordagem ao cliente: conheça algumas

Descubra algumas dicas

Mateus
Publicado em 09/02/2022, às 10h20 - Atualizado às 15h06

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Se tem uma estratégia que precisa ser masterizada por toda empresa que quer crescer dentro do seu segmento de mercado são as diferentes maneiras de abordagem ao cliente, já que cada um possui seu próprio estilo e perfil.

E não pense que essa tarefa é tão simples como parece. Encantar as pessoas e fidelizá-las é extremamente complicado, principalmente nos dias de hoje, onde tanta coisa chama a atenção e existem tantas marcas tentando fazer a mesma coisa que a sua organização.

Pensando nisso, o texto de hoje contextualizará e explorará justamente essas abordagens, mostrando as vantagens e benefícios delas, o impacto no mercado e algumas dicas essenciais, podendo ser aplicada até por uma fábrica de porta de enrolar.

O contato com o cliente mudou bastante

Com o avanço tecnológico e popularização da internet, as coisas mudaram muito em como a sociedade funciona. Enquanto antigamente até pagar um boleto poderia demorar horas, hoje em dia, basta 1 minuto para que tal ação seja realizada por um aplicativo.

Assim, as pessoas buscam maneiras diferentes de entretenimento e de qualidade de vida, sem mencionar que possuem muita informação, assim, uma pesquisa sobre onde alugar andaime pode ser feita de forma muito mais rápida e simples.

Sem mencionar que são bombardeadas de marketing e propagandas o tempo inteiro enquanto utilizam seus notebooks, tablets, smartphones, computadores, seja no conforto da sua casa ou a caminho do trabalho. Basta estar conectado à internet.

Em outras palavras, as pessoas adquiriram uma certa resistência a propagandas, e a não ser que seja algo do interesse delas, como maneiras de criar simulação acústica, elas não darão atenção e o anúncio passará despercebido, ou será simplesmente ignorado.

Existem diversos tipos de clientes, diversos tipos de públicos e todo tipo de produtos e serviços. Olhando de uma visão geral, fica difícil entender e identificar por onde começar, o que fazer e como ser efetivo em suas abordagens com os leads.

Porém, é justamente sobre isso que os tópicos a seguir falarão, mostrando as vantagens de se investir em estratégias de atração de clientes, assim como a necessidade de preparo da sua empresa para abordar clientes interessados, seja em saber mais sobre aplicação de tinta epoxi ou outro tema.

Sem mais delongas, confira os tópicos abaixo e fique por dentro de tudo.

O impacto de uma boa abordagem

A abordagem é responsável por fazer com que o cliente se interesse pela sua marca ou pelo produto que está sendo comercializado, mostrando a ele aos poucos como tudo isso pode ser benéfico para o seu dia a dia, tentando convencê-lo a comprar.

De maneira geral, a abordagem não mostrará tudo ao cliente, mas ela se refere ao contato inicial, e se for mal feito ou não tão aproveitado, é possível que o consumidor nunca mais se interesse em comprar ou buscar informações sobre seu produto.

Seja a sua empresa uma marmoraria São Paulo ou uma grande empresa logística, é importante entender que a abordagem é a primeira impressão que o cliente terá sobre a marca e, como diz o ditado popular, é a primeira impressão que conta.

Pensando nisso, alguns benefícios e vantagens podem ser adquiridos ao se investir em práticas e estratégias que visam esse tipo de finalidade, como:

  • Maior alcance da marca;
  • Maior efetividade em suas vendas;
  • Maior fidelidade dos clientes;
  • Diversas opções de empreendimentos;
  • Produtos com maior chance de vendas.

Isso significa que sua empresa de construção e reforma, por exemplo, pode conseguir vender todo tipo de produto, desde que tenha relação com o que faz e com o seu público-alvo, pois a abordagem é certeira e faz sentido para o negócio.

Abordagens mal realizadas tendem a ser muito negativas para a empresa, podendo expressar até mesmo falta de tato e experiência por parte dela, gerando aversão, que é justamente o sentimento contrário ao que se busca em uma marca.

Em outras palavras, a sua empresa de tratamento de esgoto, ou de qualquer outro ramo, precisa saber os seus pontos fortes e fracos e, a partir disso, saber conquistar seus clientes e se tornar irresistível a eles.

Abordando o cliente: confira algumas dicas

Os tópicos a seguir abordarão algumas dicas e formas de abordagem que podem ajudar a sua marca a se sair melhor quando for abordar seus clientes e potenciais leads, sendo mais efetiva e servindo de orientação para melhorias e aprimoramento de suas técnicas.

Apenas tenha em mente que é impossível converter 100% dos leads. Às vezes a pessoa realmente não quer comprar ou conhecer a empresa por diversos motivos, e ela deve ser respeitada por isso. 

Mas é possível ao menos deixar uma certa curiosidade e entender os diversos perfis do cliente, como você verá abaixo.

01 - Conheça a sua marca

Seja uma perfumaria ou uma empresa de segurança eletrônica, conhecer a sua marca é o básico para conseguir conquistar o cliente. É preciso entender seus produtos e serviços, saber quais são as forças e fraquezas, bem como trabalhar em cima disso.

Em outras palavras, para que os vendedores consigam ser efetivos em suas estratégias, eles precisam saber o que estão vendendo, para quem estão vendendo, como alcançar o cliente e fazer com que tais vendas mudem a sua vida.

Esse tipo de reflexão fortalece a venda e gera mais informações para os vendedores. Informação é poder e, para que o cliente gaste seu dinheiro com o produto, ele precisa acreditar nele, e para que isso aconteça, o vendedor deve saber as qualidades, defeitos, história e potencial do produto ou serviço ofertado.

02 - Faça uma adaptação ao perfil do cliente

Utilizar diferentes abordagens é essencial para qualquer vendedor. Nem sempre aquela aproximação mais agressiva irá funcionar com todo cliente, pois eles possuem personalidades, jeitos, histórias e preocupações diferentes.

A sua empresa e seus vendedores devem buscar se adaptar ao estilo do cliente, ao seu perfil. Claro que existe um público-alvo e, em sua grande maioria, é provável que eles possuam certas características que sejam melhores para a sua marca trabalhar.

Mas isso não significa que deve ficar engessado e aprender apenas um tipo de abordagem. Busque testar e compreender qual tipo de cliente você está lidando e, a partir dessas poucas informações que são dadas no momento em que se começa a conversar, adapte a sua forma de negociar.

03 - Utilize gatilhos mentais

Para fazer com que o lead realmente se interesse pelo que está sendo oferecido a ele, é preciso despertar a sua curiosidade e fazer com que ele tenha um interesse genuíno pelo que está sendo oferecido pela sua marca.

Isso significa que alguns gatilhos mentais devem ser acionados ao longo do processo. Existem palavras-chave que geram certo impacto e mudança no pensamento da pessoa, pelo menos naquele momento. 

A sua empresa deve provocar tais sensações nos momentos das vendas e fazer com que os leads sejam convertidos a partir dessa ideia. O conceito de escassez é um exemplo. 

Ou seja, saber que um produto acabará e que a oportunidade de adquiri-lo novamente pode não existir mais, gera interesse.

O gatilho de urgência também é igualmente funcional, se juntá-la com a palavra promoção, melhor ainda. Isso fará com que o lead entenda que precisa comprar agora com aquele desconto, caso contrário estará perdendo um grande negócio.

Existem diversos gatilhos que podem ser acionados, mas qual que funciona com a sua empresa e faz mais sentido para o negócio, somente a sua marca saberá.

04 - Seja objetivo

O mundo atual possui muita pressa em entregar tudo, e o tempo é um recurso extremamente valioso. Por isso, nem todo mundo está disposto a perder 20 minutos do seu dia ouvindo como o produto da sua marca é bom e porque deve comprá-lo.

Baseado nas dicas anteriores, busque ser objetivo e impactante. Sem devaneios. A pessoa tem que olhar para o produto ou serviço, entender o seu objetivo e, através de sua abordagem e informações, entender novos conceitos e dados adicionais, como vantagens e curiosidades.

Considerações finais

As diferentes formas de abordagem de uma marca podem variar bastante e, embora a sua empresa possa ser iniciante no assunto ou simplesmente possa estar buscando novas formas e maneiras de se aproximar do cliente, elas são extremamente necessárias e fazem parte de todo negócio.

Saber como lidar com o lead, como orientá-lo, encantá-lo e fazer com que seja fiel a marca é difícil, mas use as orientações ao longo do texto como base para estudar ainda mais e conseguir encontrar a própria forma da sua marca de negociar, aplicando a sua essência ao longo do processo.

Lembre-se que o cliente é o que movimenta a empresa, portanto, deve ser estudado, respeitado e levado a sério para que a sua marca se expanda, aumente o alcance e gere mais resultados.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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