GOLPE

Golpe em processo de cidadania italiana preocupa brasileiros

O processo de cidadania italiana está sendo alvo de muitos golpes. Entenda todos os passos e diminua as chances de cair em algum deles.

Henrique
Publicado em 26/01/2021, às 10h55 - Atualizado às 12h38

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

O processo de cidadania italiana é uma das buscas por dupla cidadania mais procurada entre os brasileiros. A resposta pode estar porque o Brasil é o país com o maior número de descendentes italianos no mundo.

As etapas para tirar a cidadania pode ser um pouco trabalhosa e exige muita paciência e cautela. Pois além dos documentos que comprovem a cidadania, existem outras exigências que devem ser seguidas, para que o processo não seja invalidado.

Devido ao trabalhoso processo, algumas “empresas” começaram a vender serviços que prometem facilitar as etapas. Porém, muitos brasileiros acabam entrando em golpes, onde eles perdem muito dinheiro e tempo.

Conheça todo o processo de cidadania italiana

De acordo com Gabriela Rotunno, CEO da Rotunno Immigration, as etapas devem seguir um cronograma e a empresa deve sempre ser transparente com o descendente que está em busca dos documentos italianos.

Ela ainda afirma que a cidadania pode ser requerida tanto na Itália quanto no Brasil, porém existe uma diferença nos preços e também no tempo em que ela será concedida.

No Brasil o processo é mais prático, o custo é mais barato, porém o tempo de espera é maior. Já na Itália, o processo pode exigir um pouco mais de trabalho, o custo é elevado, mas o tempo de espera é menor. Então o cidadão deve ter em mente todos os trâmites para que a decisão seja feita.

Lembrando que em alguns casos, a viagem até a Itália pode ser uma exigência, por isso a importância de ter uma empresa especializada dano total auxílio no decorrer das etapas.

O primeiro passo é descobrir se você realmente tem o direito à cidadania italiana, pois não necessariamente você precisará carregar o sobrenome. Então, com ajuda de uma assessoria e tendo essa certeza, o processo pode ser iniciado.

Passos para a obtenção da cidadania italiana no Brasil

O primeiro passo é a busca pelo Consulado Italiano no seu estado. Então, um requerimento deverá ser protocolado para que o requerente entre na fila de espera do Consulado Italiano.

A partir disso, deve ser feito um monitoramento através do número de protocolo gerado. Será através dele que o cidadão ficará sabendo quando acontecerá a convocação.

Durante esse período de espera, deve-se iniciar toda a busca e separação de documentos e certidões exigidas pelo Consulado Italiano. Assim, quando o Consulado realizar a convocação, todos eles devem ser entregues.

O processo de análise pode demorar até 730 dias. Acontecendo o deferimento da análise, será agendado uma data para a emissão do passaporte italiano.

Dentro desse processo, pode ser requerido traduções juramentadas, apostilamento de Haia e outras exigências que o Consulado Italiano pode apresentar. O certo é que os documentos sejam analisados por um especialista antes da entrega.

Passos para a obtenção da cidadania italiana na Itália

Assim como no Brasil, a busca pela obtenção da cidadania italiana também pode ser feita sem o auxílio de um profissional ou empresa. Mas é bastante arriscado e não recomendado.

É possível encontrar empresas na Itália que realizam este trabalho. Eles já possuem tradutores ou brasileiros trabalhando, o que irá facilitar bastante a comunicação para o andamento do processo.

Lembrando que a escolha da empresa, assim como as etapas da cidadania, deve ser feita com muita cautela. Pois as fraudes acontecem e o dinheiro que será perdido pode ser alto.

As etapas burocráticas na Itália podem ser bastante trabalhosas, então mesmo com a ajuda de um assessor, a dificuldade existirá. Então, se você encontrar uma empresa que realiza esse processo de forma rápida e fácil, desconfie.

Com todos os documentos em mãos e já com uma análise prévia, chegou a hora de viajar para a Itália. A preferência é que a chegada na Itália seja por Roma ou Milão, evitando a necessidade de apresentação de um documento chamado dichiarazione di presenza.

Deverá ser feito uma solicitação de registro de residência, onde o nome é ufficio anagrafe di Comune. Muitos brasileiros acabam perdendo o processo nessa etapa, pois eles não conseguem encontrar uma residência.

Tendo o documento de residência, o brasileiro deverá esperar até que um oficial (vigile) faça uma visita para a comprovação do ufficio anagrafe di Comune.

A partir de então, deve-se apresentar toda a documentação separada e analisada no Brasil, no ufficio dello stato civile. Elas serão analisadas e as certidões de não renuncia serão geradas.

Quando terminar todas as etapas citadas, basta esperar para que a aprovação aconteça. Então, o cidadão deve ir até o Comune e assinar os documentos oficiais italianos.

O passaporte italiano não será emitido pelo Comune e sim pela Questura ou polícia federal, e deve ser solicitado logo após a emissão da carteira de identidade.

Todas as etapas do processo tanto feito na Itália quanto no Brasil foram apresentadas para que o cidadão consiga entender como a obtenção é realizada. Dessa forma, as chances de fraudes e golpes podem ser diminuídas.

Então se você perceber qualquer etapa que, de uma forma geral, seja difícil e o assessor ou empresa prometa uma rapidez ou facilidade, uma investigação deve ser feita.

Conheça um pouco sobre os golpes aplicados

Só quem está em busca da cidadania e reconhecimento como cidadão italiano sabe da frustração que é ser enganado durante o processo. Muitas famílias já perderam bastante dinheiro, fazendo com que o sonho da dupla cidadania fosse deixado de lado.

A maioria dos golpes focam na venda de falsas esperanças, onde a empresa contratada oferece prazos irreais de obtenção da cidadania italiana. Então as famílias pagam altos preços e não recebem o serviço ou parte dele.

Como a aquisição da cidadania feita na Itália é apresentada como a forma mais rápida, os golpes e as fraudes aconteciam nessa modalidade. Então muitas famílias gastaram dinheiro com passagens e demais gastos, mas ao chegar na Itália eles percebiam que tinham caído em um golpe.

Para que isso não aconteça com você, lembre-se sempre de pesquisar o histórico a empresa ou do assessor. E quando perceber qualquer ação que esteja fora do que foi apresentado aqui, fique atento e inicie uma investigação o quanto antes.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!