DICAS

Modelo de negócios: as lições do Google e da Netflix que podem ajudar sua empresa a crescer

Modelo de negócio de grandes empresas

Henrique
Publicado em 26/02/2021, às 16h51 - Atualizado em 01/03/2021, às 09h14

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

É preciso ter um modelo de negócios bem definido e estruturado para que uma empresa possa se desenvolver no mercado. Hoje podemos encontrar muitos cases de empresas gigantescas que conseguiram desenvolver e implementar modelos de negócio de sucesso, é o caso de duas das marcas mais queridinhas do mundo da tecnologia e entretenimento, estamos falando do Google e da Netflix.

Então, o que nós podemos aprender com essas duas companhias que lideram os mercados onde atuam? É o que vamos descobrir agora, qual o modelo de negócio do Google e da Netflix.

Antes de mais nada, é muito importante entendermos o que é um modelo de negócios e compreender o quanto essa técnica de gestão é essencial para o crescimento de uma empresa. Se você ainda não sabe com clareza qual é o modelo de negócio da sua empresa, saiba que provavelmente você está deixando dinheiro na mesa.

O que é um modelo de negócio?

O modelo de negócios carrega a razão pela qual a empresa existe, porque ela faz o que faz, da maneira que faz, e só para usar um termo da moda:

— Qual é a dor que a sua empresa resolve?

— Como ela ajuda seus clientes?

O modelo de negócios precisa nortear todo o funcionamento da sua empresa.

Através do seu modelo de negócio é que a empresa concretiza, implementa e faz o monitoramento das estratégias executadas. Basicamente é como a definição do preço de comercialização dos produtos/serviços oferecidos aos consumidores, a definição da persona (público-alvo), do canal de vendas que deverá ser usado para levar as soluções até os clientes, dentre outros fatores. Quanto à implementação prática do modelo de negócio podemos chamar isso de 'modelo de gestão'. É a área responsável pela compilação de dados fornecidos pelos KPIs (indicadores de desempenho) e os relatórios gerenciais, além de abordar também a cultura existente na empresa.

Vamos analisar brevemente os modelos de negócios de duas das empresas mais admiradas do mundo: Netflix e Google.

As duas companhias são amplamente reconhecidas por sua cultura de inovação em quase todas as áreas onde atuam. Modelos a serem seguidos.

Mas precisamos saber que, ainda que sejam dois grandes cases de sucesso empresarial, não basta simplesmente tentar copiar suas estratégias, isso raramente funciona no mundo dos negócios, você precisa criar as suas próprias táticas para competir no mercado, precisa criar o seu próprio modelo de negócios.

Netflix e seu modelo de negócios inovador do início dos anos 2000

A Netflix é um serviço de streaming, 'vídeo on demand', que começou suas atividades no final dos anos 90. Naquela época, a empresa operava como uma espécie de locadora online de vídeos. Mas, quando enfrentaram alguns problemas com este modelo de negócios, a companhia rapidamente — e este é um dos principais requisitos para o sucesso dos negócios hoje — notou que aquele modelo de negócios já estava ficando saturado e não parecia que teria fôlego para levar a empresa ao próximo nível, diante disso, eles decidiram agir e inovar. Naquele instante a Netflix alterou sua estratégia de mercado. Reformulou seu modelo de negócios, ainda que não completamente.

Neste momento, a empresa se reinventou em seu segmento de atuação. Hoje seu modelo de negócios ainda está direcionado para filmes, séries e documentários, porém, o principal canal de distribuição deixou de ser os correios e migrou para a internet. Um passo decisivo que fez toda a diferença.

Enquanto sua principal concorrente, a gigante das locações de filmes no mundo, a BlockBuster, continuava insistindo no velho modelo de grandes e caras lojas de locação de DVDs. E todos sabemos o que aconteceu com a BlockBuster...

O que podemos aprender com a Netflix é que no mundo dos negócios, 'problemas não são problemas', são oportunidades. Dê um problema a uma empresa inovadora e ela lhe devolverá uma solução inovadora.

Em 2007, dez anos após sua fundação, e depois de ter se reinventado algumas vezes, a Netflix criou seu principal serviço, existente até os dias de hoje. Eles introduziram o serviço de filmes via streaming, o que permitiu que seus clientes (assinantes) pudessem assistir a filmes e séries a qualquer hora do dia, pagando um valor fixo por mês.

Esse é o atual modelo de negócios da Netflix.

Este modelo é chamado carinhosamente de 'All You Can Eat' ou buffet livre, por que permite que os assinantes possam consumir o máximo dos serviços oferecidos pela empresa, a qualquer hora, pagando um preço fixo.

A proposta de valor, inicialmente oferecida pela Netflix baseava-se em suprir o mercado com um serviço de entretenimento de qualidade que estivesse associado à comodidade dos clientes. E apesar de ter passado por muitas reformulações em seu modelo de negócios, a proposta da Netflix permanece a mesma até hoje. Ou seja, a empresa ainda se mantém fiel ao seu conceito original, mesmo fazendo reformulações em seu modelo de negócios. E isso nos leva ao nosso próximo case de sucesso, que apesar de reinventar ao longo dos anos, ainda continua fiel à sua missão original.

Google: o modelo de negócios da gigante das buscas

O Google começou suas atividades em 1998, e apenas 20 anos depois, é uma das mais importantes empresas de tecnologia do mundo. A companhia surgiu como uma empresa privada, sendo que alguns anos mais tarde, abriu seu capital na bolsa de valores. Mas apesar de se tornar uma companhia aberta, sua missão inicial, de “fazer a organização de toda a informação mundial, tornando-a universalmente acessível e útil”, ainda permanece inalterada.

Uma plataforma plurilateral, este é o modelo de negócios do Google, pois, atende dois segmentos diferentes de usuários que coexistem de forma interdependente, onde existe uma geração de valor recíproca entre os dois grupos.

Da mesma maneira que a Netflix, o Google também submeteu seu modelo de negócios a muitas reformulações ao longo de sua história. Mas, ainda assim, as duas empresas mantiveram o rumo e se reinventaram a medida em que os desafios do mercado se apresentavam.

E o que nós podemos aprender com Google e Netflix?

Vimos o quanto se pode aprender sobre inovação e rapidez para implementar mudanças em nosso plano de negócios sem, contudo, perder o foco na missão original da empresa.

A primeira coisa a se ater é que, para se desenvolver num mercado competitivo, é necessário que uma empresa possa acompanhar as muitas transformações que vão surgindo em seu segmento de mercado, e se adaptar a elas da forma mais rápida possível.

Ainda podemos concluir que, apesar de tantas mudanças, o essencial é que a empresa consiga sempre se manter fiel à sua missão. Outro ponto importante, é escolher o time certo para compor a equipe da empresa. Ter em sua equipe pessoas que de fato entendam e assimilem toda a cultura da empresa, isso certamente fará grande diferença na hora de cumprir a proposta de valor da marca.

Depois de termos analisado rapidamente dois dos cases de sucesso mais admiráveis do mundo, pudemos perceber a importância de um bom modelo de negócios. Então, agora é com você, procure analisar o cenário em que sua empresa está inserida, de forma a conseguir definir o seu modelo de negócios da maneira mais clara possível. Isso fara toda a diferença nos seus resultados, acredite.

E lembre-se, poder fazer ajustes rápidos em seu modelo de negócios pode ser o 'pulo do gato' na hora de vencer a concorrência. Afinal, você não vai querer que sua empresa seja a próxima BlockBuster. Ou vai?

...

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!