Morar em São Paulo é perigoso?

Confira mais sobre

Mateus
Publicado em 22/02/2023, às 10h46 - Atualizado às 13h30

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Em qualquer cidade nos expomos a riscos o tempo todo, imagine em uma cidade grande? Mesmo sendo interior, o local mais pacato do mundo.

Você vai encontrar pessoas de todos os tipos onde quer que você vá! Cabe a nós sermos cuidadosos e levarmos algumas questões em consideração:

  • Localização
  • Postura segura
  • Hospedagem
  • Avaliação do bairro
  • Segurança do local

O que podemos fazer para que onde escolhemos morar, seja São Paulo ou em qualquer lugar do mundo, não se torne perigoso?

Localização

Conheça o que tem nas proximidades do local que você escolheu para morar, se fica longe dos pontos mais perigosos e perto do que precisa.

Alguns bairros da Zona Sul, Norte, Leste, Oeste e Centro possuem mais registros de delitos, portanto é preciso atenção redobrada se optar por eles.

Procure morar nas proximidades e/ou verifique a viabilidade para chegar aos locais que mais frequenta, como trabalho, faculdade e restaurantes…

Atente-se à infraestrutura, se há o necessário por perto, como padaria, farmácias e supermercados.

Postura segura

Celular na mão, joias reluzentes e brilhantes, “cabeça na lua” ...
Ande por aí assim em qualquer lugar e chamará atenção de quem não quer!

É necessário ter cuidado! Não só para não ser assaltado, mas também para não sofrer acidentes. Quer usar celular, vá para um local seguro e utilize.

Não posso usar joias? Pode! Mas andar com algo que chama atenção, sozinho e distraído… complicado.

Esteja atento ao local, horário, onde e como vai… para não ser mais uma vítima da violência!

Hospedagem

Importante escolher bem o local que irá viver, uma alternativa de moradia segura e barata em São Paulo são as pensões e pensionatos.

Geralmente instaladas em locais seguros, familiares e movimentados, essa é uma opção para reduzir os perigos ao se hospedar.

Você acaba entrando para uma grande família, onde você cria bons vínculos que te orientam e um cuida do outro aumentando sua segurança.

Pessoas que parecem perdidas, sozinhas e não têm conhecidos ao redor, estão mais propensas a ser abordadas por bandidos.

Ficou interessado? Saiba que em São Paulo existe o pensaoemsp.com.br, um site especialista que lista as melhores opções de pensões e pensionatos na capital paulista e cidades do interior do estado de São Paulo.

Avaliação do bairro

Podemos citar alguns bairros perigosos: Na Zona Sul temos Capão Redondo, Jardim Herculano, Campo Limpo, Jardim das Imbuias.

Zona Norte: Jaraguá. Zona Leste: Itaim Paulista, Parque São Mateus, Cidade A E Carvalho e Guaianases. Zona Oeste: Butantã e Centro: Bairro da Sé.

Há aqueles bairros que possuem um menor índice de criminalidade como: Alto da Mooca, Belém, Parque da Mooca, Parque São Jorge e Vila Carrão.

Porém é importante saber a mobilidade para chegar e sair e ter atenção sempre, independente do bairro!

Segurança do local

Beleza, escolheu morar num “bairro tranquilo”, mas na hora do happy hour com os colegas de trabalho, foi parar num barzinho “nada amigável” … E aí?

Pra ir pra faculdade passa por um local que costuma ter muitas ocorrências ou a escola já passou no jornal, mostrando sempre intervenção da polícia!

É muito importante avaliar não só onde vai morar, mas a segurança dos locais que irá frequentar.

Busque referências para ter horas realmente felizes! Pesquise para escolher locais bons e seguros!

Conclusão

Infelizmente o acesso a materiais ilícitos é muito fácil! Se você não tomar os devidos cuidados onde quer que você esteja, pode passar por apuros.

Então sim! São Paulo é perigoso! Assim como a casa da tua avó em Minas e a fazenda do teu tio no interior.

Até o lugar mais pacato pode ser perigoso! Mas você pode melhorar isso!

Se cerque de pessoas, como em pensões e pensionatos, tenha atenção e não ostente para ter uma vida mais segura sempre!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!