O que é mais importante no relacionamento com o cliente?

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Mateus
Publicado em 16/01/2023, às 09h10 - Atualizado às 13h37

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Acredito que podemos dizer que é chover no molhado afirmar que um bom relacionamento com o cliente é importantíssimo para qualquer empresa, afinal todas elas necessitam de clientes, pois sem o público nem existe o negócio. Contudo, não basta que esse relacionamento seja baseado apenas em ouvir.

É necessário que se analise cada feedback dado, a fim de utilizar cada um deles para melhorar falhas apontadas e também de manter os pontos positivos atuais que tanto tem feito brilhar os olhos dos seus clientes.

Ou seja, podemos afirmar que o relacionamento com clientes é muito mais que ter uma boa conversa quando está vendendo ou fechando um grande negócio. Esse procedimento é iniciado antes mesmo do processo de venda começar.

Passando antes pela pré-venda e finalizando no contato com o consumidor que muitas vezes atualmente é feito através da internet. O que pode ser trabalho, afinal essa relação não acontece da noite para o dia, muitas vezes sendo necessário que a oratória curso tenha sido feita.

Tipos de relacionamentos com o cliente

Podemos dizer que existem ao menos 4 formas que podemos considerar as principais maneiras de se relacionar com nosso cliente, esses tipos de relacionamento com o cliente podem ser definidos em diversas frentes sendo elas:

  • O cliente empoderado;
  • O cliente parceiro;
  • O cliente neutro;
  • O cliente dispensável;

O tipo de relacionamento que se mantém com o cliente também influencia diretamente no caráter de compra que ele terá dentro da sua empresa, podendo ser a diferença entre reter e perder um cliente no processo de venda. 

Por isso os tipos citados acima são tão importantes, por exemplo, podemos destacar o cliente empoderado, que seria a pessoa que te procura interessada em se satisfazer com um produto ou serviço oferecido, como um curso app marketing, por exemplo. 

É um indivíduo que não se preocupa se a marca é reconhecida, mas se existe qualidade e um preço justo no produto/serviço que ela está adquirindo. Por conta disso, esse perfil de cliente sempre constrói boas relações por enxergar possibilidades na empresa.

Diferente do cliente parceiro, que vive a marca no seu dia-a-dia, por gostar e se identificar com a empresa, ele se apega e se sente parte da empresa ao usar um produto que se sente orgulhoso. O principal benefício desse perfil é a divulgação gratuita.

Por fim, não podemos esquecer do cliente dispensável, que é aquele que um dia apreciou a sua empresa, porém por conta de experiências ruins com ela acabou deixando de lado todo carinho que tinha por ela e tomou um certo desgosto. 

Além do cliente neutro, que como o nome diz não vai nem pra frente, nem pra trás. Ou seja, nem gosta ou desgosta, um bom exemplo para esse tipo de cliente seria um indivíduo que adquiriu um curso de jogos digitais, que gostou da grade curricular de conteúdos, mas teve problemas com a metodologia.

Como ter um bom relacionamento com o cliente?

Tendo visto as principais formas de se relacionar e os tipos de clientes que temos, surge a questão, como eu faço para construir um relacionamento que seja bom tanto para mim como empresa, quanto para meu cliente?

Apesar de existir técnicas e até mesmo leituras de clientes, o princípio básico para construir uma boa relação é atender bem, comece pela fidelização dos clientes. Manter os consumidores que já utilizam seu produto/serviço é mais importante que atrair novos todos os dias.

Por exemplo, digamos que sua empresa vende curso de design de interiores online, para garantir não somente a venda, mas também a indicação e principalmente a manutenção dos seus alunos, a melhor forma é sempre ter um bom atendimento, que esclarece as dúvidas  dos alunos sejam elas financeiras ou acadêmicas. 

Pautar o início de processo nesse foco com certeza fará você e a sua empresa largarem bem na frente na construção de ótimos relacionamentos com o público. Todavia, não esqueça de sempre procurar resolver os problemas rapidamente, afinal é inevitável que erros aconteçam, mas eles não podem demorar para serem corrigidos.

Além de aumentar a credibilidade, também aumenta a transparência, tendo como consequência a confiança e um provável retorno do cliente ao seu estabelecimento. Por fim, não esqueça de sempre ouvir o que os clientes dizem, o feedback deles dirá se o rumo que está levando é correto ou não.

Também não esqueça que é importante que toda a equipe de vendas conheça os processos de relacionamento com o cliente, afinal eles que possuem o contato direto, um curso de gestão comercial ead pode ajudar nesse sentido.

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Top News Tech, site voltado para a veiculação de conteúdos relevantes para empresas, contribuindo com estratégias para o desenvolvimento do negócio.

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