Como está o atendimento ao cliente em época de pandemia?
Entender o que mudou no atendimento ao cliente na pandemia é uma das maneiras de entender melhor esse novo cenário do mundo.
Afinal, diversos processos de empresas e lojas mudaram, desde a produção, relação entre colaboradores, fornecedores e funcionários, até as etapas de produção e entrega.
Pensando nisso, separamos aqui alguns tópicos sobre as principais mudanças, para você saber melhor como estão as coisas e também para saber o que deve começar a fazer parte do seu negócio.
Boa leitura!
1. A necessidade de ter empatia
A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro e compreender o que ele está passando.
Mesmo quando aquilo não faz parte da sua realidade.
Dessa forma, envolve não apenas questões afetivas, mas também um processo cognitivo e emocional.
Há alguns anos, o mercado já vem debatendo sobre a importância de um atendimento ao público mais humanizado.
Ou seja, você retira os “robôs” de ação e realmente entende e conversa com o seu público.
Com a pandemia, o mundo todo precisou descobrir um novo jeito de viver.
Ao mesmo tempo, novas necessidades surgiram, o comércio mudou completamente e o poder financeiro também.
Logo, o atendimento precisou se adaptar a isso.
Tanto para resolver problemas mais facilmente sem nenhum contato humano, quanto para compreender melhor a situação dos clientes.
Incluindo aqueles que precisaram cancelar compras.
Se colocar no lugar do público é uma das melhores maneiras de entender o que eles podem estar enfrentando e como continuar com o seu negócio a partir disso.
2. Proativo – O que mudou no atendimento ao cliente na pandemia
Antes da chegada do Covid-19, que inclusive não foi convidado, era muito comum que os comércios funcionassem de maneira mais passiva.
Isso porque, existia um tempo maior, um fluxo mais elevado de caixa e outras facilidades.
Com essa mudança de cenário, veio a necessidade de ser mais proativo em relação ao próprio negócio.
Daí, você pode estar fazendo cursos online e já ouviu essa palavra, mas ainda não entendeu o que ela significa.
Em síntese, ser proativo é estar à frente das coisas, se preparar para o que está por vir.
Pensando no mercado, a proatividade está diretamente ligada com a capacidade de resolver problemas.
Já que podem surgir a qualquer momento.
Então, o bom negócio é aquele que já se prepara para possíveis situações, pensando em estratégias, tendo respostas e soluções, etc.
Por exemplo, se você vende móveis que se encaixam facilmente, mas não faz a montagem.
Um problema que pode surgir é em relação a isso, já que a maior parte do público não monta os próprios móveis.
Logo, você pode criar um vídeo mostrando o passo a passo ou mesmo criar um manual ilustrado e sempre entregar com o produto.
3. Transparência é cada vez mais importante
A transparência de um negócio sempre esteve entre as estratégias mais significativas para elevar a confiança do público.
Entretanto, o momento aumentou ainda mais essa necessidade.
Afinal, antes, o público tinha a opção de ir até você, em um local comercial, para conversar, tirar dúvidas e resolver questões.
Agora, isso não é mais possível ou é mais limitado.
Dessa forma, o atendimento mudou de forma a ser ainda mais claro, direto e simples.
Portanto, o cliente consegue sentir que você está dando tudo de si ali, que não há nada para esconder.
Isso contribui não apenas para que a conversão de vendas seja mais rápida, mas também para aumentar a confiança, tornando você uma referência.
Desse modo, muitos clientes passam a recomendar o seu negócio para outras pessoas.
Neste cenário, a transparência é alcançada de diversas maneiras.
Por exemplo, com uma conversa mais simples e direta, sem muitos rodeios ou termos difíceis.
Ao mesmo tempo, você pode compartilhar opiniões de outros clientes, criar pesquisar, falar com o público de forma mais direta através de redes sociais e até mostrar parte dos processos de produção.
Algumas marcas vêm fazendo isso compartilhando como a produção é feita, uma parte dela, ou mesmo através de vídeos que os clientes enviam.
4. Autoatendimento e/ou preparação de equipe – O que mudou no atendimento ao cliente na pandemia
Na quarta posição dessa lista, temos dois tópicos que podem ou não se completar.
Em primeiro lugar, temos o autoatendimento.
Ou seja, a capacidade do público de resolver questões sem precisar de um atendente, o que significa automatizar o seu negócio.
Isso melhora a vida do público, já que podem resolver problemas mais rapidamente, sem precisar da sua total atenção.
Em segundo lugar, temos a preparação da equipe.
Uma equipe preparada é aquela que consegue colocar todas as estratégias e técnicas que a empresa considera como essencial em prática.
Portanto, todos precisam ter empatia, serem transparentes, ser proativo e tornar a vida do cliente melhor.
Isso não significa dizer que o público sempre tem razão, mas sim que os seus colaboradores sabem o que fazer.
Para isso, existem diversos cursos online com certificado voltados para este fim: melhorar a qualidade do atendimento.
5. Atendimento a favor do seu negócio e do cliente
Há quem diga que o atendimento ao cliente nada mais é que um “agrado”.
O que geralmente significa um atendimento de má qualidade, público insatisfeito e reputação ruim.
Isso porque, o ato de atender o público funciona como uma extensão dos negócios.
Afinal, quem deveria entender tudo sobre o negócio é aquele que vende, você, e não o consumidor que, por sua vez, vai perguntar o que não sabe.
Esse atendimento tem como foco não apenas resolver problemas, que podem surgir, mas tirar dúvidas, responder questões simples e até trazer novos comentários.
Por exemplo, o cliente tanto pode dizer que “adorou o seu produto” como que “não deu conta de terminar a montagem”.
Dessa forma, na pandemia, o atendimento ao cliente veio como uma maneira de melhorar a imagem do seu negócio, aumentando a competitividade no mercado.
Além do mais, traz as chances de vender mais produtos para um mesmo cliente, de ser recomendado e ainda ter mais impacto.
Sendo que, anteriormente, o atendimento era mais focado apenas em dar respostas rápidas e resolver um problema em relação à venda.
Por fim, você ainda ficou com alguma dúvida em relação ao que mudou no atendimento ao cliente na pandemia?
Comenta aqui embaixo e aproveite para compartilhar as suas dicas e experiências com atendimento.
Grande abraço e até o próximo post!
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Certificado Cursos Online, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre cursos, educação e diversos segmentos.
Comentários