VOCÊ SABIA?

O que significa a cor do sangue menstrual?

Entender as gradações de cor do sangue menstrual serve tanto para nos tranquilizar quanto para nos avisar que algo no organismo feminino não vai bem

Mateus
Publicado em 11/11/2021, às 10h09 - Atualizado em 12/11/2021, às 11h00

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

O nosso organismo é extremamente complexo e seu funcionamento remete a uma espécie de máquina, em que é possível perceber quando está tudo nos conformes ou, ainda, quando algo não vai bem e precisa de algum “reparo”.

Em se tratando especificamente das mulheres, existe uma condição que faz parte do sistema reprodutivo: é o chamado ciclo menstrual. Há quem não saiba, porém, como é o seu funcionamento, já que, até pouco tempo atrás, falar desse assunto e até mesmo comprar absorventes femininos era motivo de vergonha.

Cada vez mais a sociedade vem se abrindo para entender melhor questões que abrangem o universo feminino, como a menstruação, e é exatamente sobre ela, suas diferentes colorações e significados que vamos falar hoje.

Entendendo a menstruação

As transformações na vida de uma garota até virar mulher estão calcadas, principalmente, no desenvolvimento do seu sistema reprodutivo. Desde a primeira até a última menstruação, o organismo feminino produz um óvulo mensalmente com o objetivo de ser fecundado e gerar uma nova vida.

Isso ocorre todo mês ou de acordo com o ciclo estabelecido por métodos contraceptivos, por exemplo. Acontece que, na grande maioria das vezes, não há essa fecundação e todo o preparo feito pelo corpo para receber o bebê é desfeito. É exatamente daí que vem a menstruação, isto é, a descamação do endométrio.

O endométrio é um tecido altamente vascularizado que fica na parte interna do útero e que se prepara para receber o óvulo fecundado. Quando isso não acontece, o corpo entende que não vai precisar de todo esse preparo para receber o feto e, com isso, vai eliminando gradativamente as paredes do endométrio.

O rompimento do endométrio não acontece de uma só vez e é muito por conta disso que existem variações na cor do sangue menstrual. As diferentes tonalidades têm a ver, em grande parte, com a oxigenação do sangue eliminado — quanto mais tempo ele leva para sair, mais escuro ele deve ser.

No entanto, existem colorações que podem, sim, indicar a presença de infecções e outras doenças e, por isso mesmo, vale a pena conhecer o significado dos tons do sangue menstrual.

Sangue menstrual vermelho escuro ou marrom

Uma menstruação com cor mais escura significa que o revestimento uterino demorou mais a ser eliminado. O sangue demorou um pouco mais a descer e, devido ao processo natural de oxigenação, acaba ganhando essa coloração.

Tons como o vermelho escuro e marrom são mais comuns durante o início ou o fim do ciclo menstrual. O chamado sangramento de escape também se apresenta dessa forma e pode acontecer em dias aleatórios, principalmente nas mulheres que fazem uso de anticoncepcional.

Sangue menstrual vermelho vivo

Sabe quando você faz um corte na pele e o sangue começa a minar rapidamente? Esse sangue tende a ter um tom de vermelho vivo, pois não há tempo hábil para sofrer os efeitos da oxigenação (entrar em contato com o ar). O mesmo acontece com o sangue menstrual.

Quando o revestimento do endométrio começa a sair com mais facilidade, o sangue menstrual acaba descendo com essa cor, sendo eliminado, de modo geral, entre o segundo e o terceiro dia da menstruação.

Sangue menstrual rosa

Muita gente tende a associar o sangue de coloração rosa com uma suposta gravidez. O sangue rosa, de fato, é comum durante o processo inicial de uma gestação, no momento em que o embrião se fixa ao útero — a chamada nidação. Porém, ele não é, necessariamente, um alarme de gravidez.

O sangue menstrual rosa pode ser simplesmente a mistura de um muco ou secreção de cor branca com uma gota de sangue expelida, por exemplo, em razão de um pequeno corte ou machucado no canal vaginal.

Sangue menstrual alaranjado ou cinza

No entanto, em duas situações é preciso acender o sinal de alerta: quando o sangue menstrual aparece em tons alaranjados ou acinzentados. Em ambos há indicativos de alguma alteração no organismo, o que exige uma avaliação médica imediata.

Tanto o fluxo alaranjado quanto o cinza podem aparecer em razão de alguma infecção, principalmente se seguido de dores pélvicas, mau cheiro e febre, necessitando de avaliação médica o quanto antes. O fluxo cinza, quando acompanhado de pedaços de tecido, pode indicar aborto espontâneo.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!