CONFIRA

Onde ver baleias na Bahia com o Projeto Jubarte?

Você está preparando as malas para visitar a Bahia? Veja por que o ecoturismo é uma experiência única e como avistar baleias-jubarte em seu habitat natural!

Mateus
Publicado em 16/03/2022, às 10h49 - Atualizado às 11h49

FacebookTwitterWhatsApp
Pexels
Pexels

Viajar é uma oportunidade de conhecer não só novos lugares, mas também viver novas experiências. Uma delas se refere a observar animais silvestres em seu hábitat natural.

Quem adora fazer turismo ecológico conhece bem essa prática. O Brasil é um país enorme, com uma biodiversidade impressionante tanto na fauna quanto na flora, além de diferentes corpos d’água (rios, mares, cachoeiras, córregos, entre outros).

Na Bahia, é possível avistar baleias em diferentes pontos do estado, nas cidades de Caravelas e Itacaré, além da Praia do Forte. Veja como cada um deles funciona e tenha uma experiência inesquecível!

Caravelas

Um deles é na do Instituto Baleia Jubarte, localizada em um casarão histórico na cidade que é uma das entradas para o Parque Nacional Marinho dos Abrolhos. Esse instituto recebe visitantes que desejam conhecer mais sobre as jubartes. O  arquipélago de Abrolhos, na fronteira entre Bahia e Espírito Santo, é o maior berçário das baleias-jubarte no Brasil. 

Além de acessar tais informações — como essas baleias vivem, seus hábitos e habitat natural — os visitantes podem avistar esses mamíferos na região e colaborar com o Centro de Visitantes do Parque, localizado na praia do Kitongo. 

A sede do instituto recebe visitantes em horário comercial e a entrada é gratuita. É recomendado agendar a visita com antecedência pelo telefone (73) 3297-1320.

Praia do Forte

A Praia do Forte fica localizada a cerca de 80 km de Salvador, na cidade de Mata de São João. O lugar é famoso por possuir uma boa infraestrutura para acolher turistas nacionais e estrangeiros, oferecendo diversos estabelecimentos comerciais, desde bares, restaurantes e hotelaria até agências de turismo.

Quem gosta de praticar ecoturismo deve visitar a interpretativa da baleia-jubarte, situada no Tivoli Ecoresort, parceiro do Projeto Jubarte. Essa cooperação cedeu um espaço próximo às ruínas, onde fica a estação baleeira que funcionou no local desde o início do século XVII até o fim do século seguinte.

O passeio começa com uma palestra de cerca de 30 minutos no Instituto Baleia Jubarte, na Praia do Forte, trazendo mais detalhes sobre o comportamento das baleias e seu modo de vida. Em seguida, o grupo embarca para uma visita às baleias no mar, acompanhado por algum guia ambientalista em uma distância máxima de 12 milhas em relação à costa.

Itacaré

Essa cidade fica localizada no sul da Bahia e é bastante famosa internacionalmente por ter praias com boas ondas para quem gosta de surfar. Em Itacaré, o Projeto Baleia Jubarte realiza uma parceria com a prefeitura, o Eco Beach Club e o Ecoporan Hotel.

A ilha interpretativa das baleias jubarte é um espaço aberto com painéis interpretativos, réplicas e ossos. Localizada na ponta do xaréu, a visita guiada ocorre de quarta a domingo, entre as 10h e as 18h. A entrada é gratuita.

Sobre as baleias

É importante saber que, a cada ano, as baleias-jubarte fazem uma migração anual: primeiro para as águas polares no verão e para as águas tropicais durante o inverno (para se reproduzir). Uma baleia-jubarte pode pesar até 40 toneladas e medir ATÉ 16 metros.

Os filhotes dessa espécie de baleia já nasceram com cerca de quatro metros de comprimento, podendo pesar entre 800 kg e 1000 kg. Uma baleia-jubarte vive, em média, entre 60 e 80 anos. A melhor época do ano para avistar esses belos animais é entre agosto e outubro — fora da alta temporada. Veja passagens e hospedagem e agende as visitas com antecedência. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!