TECNOLOGIA

Principais diferenças entre Samsung e Apple

Com estratégias distintas, marcas acirram disputa no mercado de smartphones.

Henrique
Publicado em 24/02/2021, às 15h27 - Atualizado em 25/02/2021, às 09h30

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Os smartphones são os eletrônicos mais importantes do mundo atual, já que se tornaram essenciais na vida das pessoas. As principais marcas desse mercado são a Samsung e a Apple, que protagonizam uma concorrência voraz. Consequentemente, muitos consumidores perguntam-se sobre as principais diferenças entre o iPhone da Apple e um modelo Samsung Galaxy, por exemplo. 

Então, para te ajudar a escolher qual será a fabricante do seu próximo smartphone, listamos os principais pontos que diferenciam os celulares da Apple e da Samsung. Confira abaixo.

Sistema operacional 

A diferença entre Samsung e Apple começa com o sistema operacional dos aparelhos. Os celulares da Samsung vêm com o Android, assim como os dispositivos de outras fabricantes, como a Motorola e a Xiaomi, por exemplo. 

Já a Apple desenvolveu o seu próprio sistema, o iOS, e isso dá à empresa uma vantagem sobre as concorrentes: a criação é exclusiva para os celulares da marca. Dessa forma, o iPhone é um aparelho com uma comunicação entre hardware e software mais eficiente. 

Em contrapartida, os usuários da Samsung têm mais liberdade para configurar os aparelhos, já que o iOS é um sistema fechado, com aplicativos exclusivos para iPhone. 

Bateria 

No quesito bateria, a Samsung leva vantagem sobre a Apple. Os smartphones da marca sul-coreana costumam ter uma capacidade bem maior de bateria do que a empresa americana. Os aparelhos da linha Galaxy, por exemplo, costumam ter 50% de capacidade a mais que um iPhone. 

Aliás, a bateria é uma das principais reclamações dos usuários da Apple: dificilmente, ela dura até o fim do dia. Além disso, a vida útil da bateria da Apple consome-se bem mais rápido. 

Armazenamento 

Este é o outro fator em que a Samsung sai na frente. A Apple oferece modelos em 3 versões distintas, de 64, 256 e 512 GB. Já a Samsung, possui celulares com 32, 64, 128, 256 ou 512 GB, trazendo opção de slot adicional para cartões de memória, recurso que não está disponível em nenhum iPhone. 

Preço 

O iPhone é um aparelho que chega ao mercado com preços mais altos, tendo uma valorização menor no decorrer do tempo. Já os celulares da Samsung chegam com valores mais acessíveis, inclusive os tops de linha. 

Estratégia 

A Samsung tem uma estratégia mais abrangente. A marca sul-coreana costuma lançar diversos modelos de smartphones durante o ano, atingindo consumidores de diversas faixas de preço. Não à toa, a linha Galaxy já tem quatro subcategorias: Note, A, S e J. 

Já a Apple foca em qualidade, por isso costuma lançar apenas um modelo por ano. Geralmente, um smartphone top de linha tem preço alto, mas chama a atenção pelo valor que a marca consegue agregar aos produtos ao longo da história. 

Usuários 

Um estudo realizado pela GlobalWebIndex, em 2019, apontou as principais diferenças entre os usuários das marcas. Os usuários da Apple são mais preocupados com a aparência, enquanto consumidores da Samsung priorizam o preço. 

O ranking da Counterpoint Research, consultoria chinesa, mostra que os aparelhos mais vendidos da Samsung não são tops de linhas, mas modelos intermediários avançados. 

Além disso, os dados obtidos pela pesquisa mostram que os usuários são fiéis às marcas respectivas, já que 90% dos entrevistados afirmaram que compraram mais de um aparelho da fabricante que já possuem hoje, evidenciando quanto se identificam com determinados itens disponíveis no mercado. 

Em geral, ambas as marcas possuem competência e se destacam quando assunto é smartphone. Pode haver uma rixa entre os consumidores, mas é fato que os aparelhos das duas conseguem atingir uma performance excelente, ficando a cargo do consumidor escolher entre uma e outra.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!