Qual é a melhor bicicleta para pedalar?

Confira mais sobre

Mateus
Publicado em 19/08/2022, às 10h43 - Atualizado às 14h17

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Afinal, qual é a melhor bicicleta para pedalar? Primeiramente, responder essa pergunta não é tão simples assim. Isso porque a bicicleta atenderá necessidades diferentes de cada pessoa, de forma que não é possível estabelecer um modelo universal.

Porém, dá para seguir algumas dicas sobre o que analisar na hora de escolher a bike certa. Então, continue a leitura para acertar na hora de escolher o modelo de bicicleta.

Melhor bicicleta para pedalar: Escolha o modelo certo

Antes de mais nada, a resposta para qual é a melhor bicicleta para pedalar está relacionada ao modelo. Uma vez que, as bikes são desenvolvidas com estruturas específicas. Sendo assim, cada uma favorece determinadas atividades e superfícies.

Ou seja, é fundamental conhecer os detalhes de cada bicicleta previamente. Normalmente, quem está começando a andar de bicicleta escolhe um modelo versátil, que serve para diversas situações. Dessa forma, você não precisa se preocupar em investir em mais de uma bike. 

No entanto, com o passar do tempo, é normal que o ciclista descubra qual é seu estilo preferido. Assim, é recomendado fazer trocas, ou até adquirir mais de um modelo.

Portanto, para saber o que é mais adequado para você, pense quais serão as situações que você mais usará a bicicleta. Por exemplo, se você andará em trilhas ou terrenos irregulares, a bike elétrica podem ser boas pedidas. 

Urbana

Em suma, essa é uma ótima bicicleta para pedalar pela cidade. Porém, não é a melhor companhia para treinos fortes, competições ou trajetos em terrenos de terra. Afinal, os pneus costumam ter banda lisa ou cravos baixos, facilitando a movimentação nas vias pavimentadas e maior estabilidade.

Além disso, uma boa bike urbana precisa ter um garfo rígido e não apresentar uma suspensão de baixo custo. Uma vez que esse componente aumenta o peso da bicicleta e, dependendo da sua qualidade, não amortece impactos. 

Por sua vez, o que pode ajudar no amortecimento é o pneu slick e mais largo. Bem como o posicionamento do guidão, que não pode estar muito alto.

Elétrica

A bike elétrica possui um diferencial que garante mais potência e requer menos esforço seu nas pedaladas. Outro ponto é o motor ser excelente para subidas, pois diminui a dificuldade do percurso, combinando movimentos do ciclista com a energia elétrica.

Entretanto, você precisa tomar cuidados em relação ao carregamento e também ao contato com a água. Ou seja, em dias chuvosos, é indicado não percorrer locais alagados, já que isso pode danificar o motor. 

Afinal, a bateria pode ser afetada pela umidade e também pelo mau carregamento, em menos tempo que o indicado pelo fabricante ou usando a corrente elétrica errada.

Mountain bike

Definitivamente, a mountain bike é a melhor bicicleta para pedalar em trilhas e terrenos irregulares. Isso porque os pneus mais largos e com cravos, facilitam a travessia em barro, pedras e buracos. 

Além disso, a roda também pode variar de tamanho, entre 26, 27,5 e 29 polegadas (0,74 m).

Mais um ponto importante é que o nome dessa bicicleta é também o nome da modalidade de ciclismo. No entanto, em alguns locais, esse modelo também é chamado de bike para todos os terrenos (BTT), por ter uma estrutura adaptável.

Speed

Por fim, para quem está buscando velocidade e desempenho, a escolha ideal é a speed. Afinal, ela é veloz para favorecer corridas e o ciclismo de estrada, onde os praticantes seguem um ritmo acelerado e constante.

Nesse caso, o posicionamento mais baixo do guidão favorece o pedal, que causa uma acomodação aerodinâmica. Além disso, os outros componentes também melhoram o conforto, como pneus mais leves.

Melhor bicicleta para pedalar: verifique o material da bicicleta

No geral, para descobrir qual é a melhor bicicleta para pedalar, você precisa verificar os componentes. Ainda que muitos pensem que o quadro é o principal responsável pelo peso, na verdade, as rodas fazem mais diferença em relação a desempenho. 

Sendo assim, quanto mais pesado for o material delas, mais difícil será fazer curvas e manobras. Ou então, enfrentar descidas e subidas com a sua bike.

Portanto, se você busca leveza, prefira bicicletas com rodas com menos raios e materiais finos, por exemplo, as tubulares e as de fibra de carbono. Da mesma forma, os pneus com câmaras de látex também pesam menos, porém são mais frágeis por isso.

Então, o quadro é o segundo item que mais pesa na bike. Em suma, o quadro pode ser de fibra de carbono, alumínio, aço e titânio. Sendo que os dois primeiros são os mais leves e os mais comuns nas bicicletas urbanas. Já os dois últimos pesam um pouco mais, no entanto, são resistentes para MTB e bike de estrada.

Melhor bicicleta para pedalar: Busque a bike com o melhor custo-benefício

Por fim, além de analisar os pontos anteriores, a melhor bicicleta é aquela boa para o seu corpo e para o seu bolso. Sendo assim, você consegue economizar quando pesquisa em várias lojas e analisa as vantagens de cada fabricante. Além disso, você pode aproveitar promoções como Black Friday.

Outra dica é iniciar comprando um modelo pronto, para depois personalizar as peças do seu jeito. 

Então, o que você achou sobre qual é a melhor bicicleta para pedalar? Você já tem bike? Deixe nos comentários.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!