E-COMMERCE

Quem são os e-consumidores?

Henrique
Publicado em 31/08/2020, às 17h14 - Atualizado em 01/09/2020, às 09h58

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Se a sua empresa já atua na internet, certamente você acompanha de perto o setor para se manter atualizado, não é mesmo? Para estar ainda mais antenado, é indispensável saber o que são os e-consumidores e o que eles esperam do seu negócio. 

As pessoas buscam cada vez mais por soluções que possam facilitar o seu dia a dia. Nesse cenário entram desde recursos que possibilitem pagar uma conta a distância, evitando as filas das agências bancárias, até a realização de uma compra de supermercado online. 

Justamente porque essas ações são indispensáveis, mas muitas vezes desgastantes, é possível perceber que a necessidade por recorrer a esse tipo de serviço se tornou ainda mais frequente nos últimos tempos. 

Quem possui conta em banco já conta com um aplicativo cheio de recursos, e quem precisa reabastecer a despensa utiliza os apps de entrega, selecionando todos os produtos que precisa comprar. 

Se essas já são práticas que conquistaram o seu espaço, com outros setores do mercado não seria diferente. Uma simples pesquisa por telha metálica preço na internet oferece uma lista de opções econômicas e de entrega rápida. 

Esses elementos só comprovam o quanto as facilidades já fazem parte da vida das pessoas, além de mostrarem um perfil que cresce de modo interessante: os e-consumidores. 

Você sabe quem são eles e o que eles procuram? Para se destacar no mundo virtual, ter essas informações é essencial. Por isso, siga na leitura deste artigo e entenda mais sobre o tema, de modo a garantir que a sua loja online esteja pronta para atender a esse público. 

O que são os e-consumidores?

Quando um empresário precisa contratar os serviços de automação industrial em SP, onde ele vai buscar por isso? Se você disse “na internet” a sua resposta está certa.

Segundo a plataforma Internet Live Stats, 3,5 bilhões de buscas são feitas diariamente no Google, sobre os mais variados temas e assuntos. Nesse volume, também entram pesquisas sobre produtos e serviços oferecidos pelas empresas. 

Mas afinal, quem são os e-consumidores? De modo simples e direto, quem já fez ou faz compras pela internet pode ser considerado um e-consumidor. 

Se antes já era comum fazer uma busca na internet para comprar um produto, é importante ressaltar que os e-consumidores possuem um perfil cada vez mais engajado e criterioso. 

Isso quer dizer que para comprar rótulos personalizados, não é uma pesquisa rápida que vai fazer com que o usuário entre em uma página e faça um pedido. A ação dele pode ser composta por várias etapas:

  • Ler sobre o produto;

  • Procurar os melhores preços e prazos de entrega;

  • Buscar por uma empresa qualificada;

  • Usar as redes sociais para saber mais sobre o estabelecimento;

  • Avaliar a compra e contribuir para a experiência dos consumidores.

Sendo assim, é possível perceber que os e-consumidores não se tratam de pessoas que querem apenas fazer uma compra, mas sim que fazem uma pesquisa de certa forma aprofundada, garantindo assim uma boa experiência de compra. 

Quando surge a necessidade de contar com um projeto de estrutura metálica, o potencial cliente das empresas do segmento vai buscar informações sobre o funcionamento e as características que esse tipo de serviço deve ter. 

Encontrando informações suficientes para entender quais devem ser as qualificações de um estabelecimento que oferece esse trabalho, os e-consumidores procuram opções, selecionando as companhias que se destacarem mais no mundo virtual. 

Além disso, certamente vão atrás de informações nas redes sociais, já que essas plataformas disponibilizam um campo para comentários e avaliações, de modo que o usuário poderá ter maiores subsídios para conhecer a idoneidade do negócio. 

Depois de decidir e desfrutar do que foi adquirido, o próximo passo que um e-consumidor pode tomar é contribuir com outras pessoas que também buscam o mesmo serviço, descrevendo a sua experiência nas principais plataformas da internet.

Por isso, seja para vender um imóvel ou para comercializar um rolete de tinta, qualquer empresa que deseja atuar na internet precisa oferecer soluções especiais e completas para o público, atendendo expectativas e se fortalecendo no mercado de maneira positiva. 

O que é preciso fazer para atender aos e-consumidores?

Depois de entender um pouco mais sobre o que são os e-consumidores e as suas principais características, saber como atendê-los de forma satisfatória pode ser o segredo do sucesso de uma marca na internet. 

Afinal, a quantidade de pessoas que utilizam os seus smartphones ou computadores para adquirir produtos ou serviços cresce a cada dia. 

Uma pesquisa realizada pelo NZN Intelligence revelou que 82% dos brasileiros já fizeram algum tipo de compra pela internet, e que 74% já prefere a modalidade virtual de aquisição de itens do que ter que se deslocar até uma loja física. 

Questões como o tempo utilizado para ir e voltar de um estabelecimento, ter que encontrar um estacionamento para deixar o veículo e preços online mais atrativos são exemplos do que faz com que um comprador prefira o ambiente virtual. 

Nesse sentido, uma empresa que oferece recuperação de fachadas de prédios ou qualquer outro tipo de serviço precisa saber o que fazer para atender às exigências dos e-consumidores. Algumas dicas para isso pode ser conferidas a seguir. 

01. Tenha um blog

O marketing de conteúdo é um dos elementos mais importantes do marketing digital, que é um recurso indispensável para qualquer empresa que queira atuar na internet. 

Sendo assim, a elaboração de conteúdos de interesse geral, que ajudem um usuário que precisa adquirir uma unidade compressora a entender quais são os melhores modelos e quais as suas aplicações, é indispensável para se ter destaque no mundo virtual. 

Isso porque as páginas que oferecem conteúdos de relevância para os e-consumidores podem receber um número de visitas cada vez maior, além de que estando atrelado a um e-commerce, o blog pode ser um caminho de acesso para a sua loja virtual. 

Dessa forma, é possível vender mais e engajar o seu público, atendendo aos compradores virtuais de modo completo. 

02. Utilize as técnicas de SEO

Garantir um bom posicionamento no Google é fundamental. Isso porque, em geral, quem está buscando por um produto na internet costuma se contentar com os primeiros resultados exibidos nas pesquisas, sendo essa a importância do ranqueamento de um site. 

Para tanto, é indispensável utilizar as palavras-chave mais apropriadas para o seu segmento, pensando em como os potenciais compradores dos seus produtos vão escrevê-las no Google. 

Um exemplo disso pode ser “piso de borracha antiderrapante”, de modo que inserir essa expressão de maneira coerente dentro de um conteúdo da sua página pode fazer com que os e-consumidores encontrem o seu site mais facilmente. 

Além disso, é fundamental investir no formato responsivo do seu e-commerce, para que ele se adapte corretamente aos diferentes tamanhos de tela dos dispositivos móveis dos seus clientes. 

Cuidar do layout e da usabilidade do site também são ações fundamentais para garantir uma boa experiência dos e-consumidores na sua loja virtual, conquistando assim a preferência deles pelo seu negócio.

03. Oferecer preços e prazos de entrega atrativos

Os e-consumidores estão sempre atrás de boas condições de compra, de modo a encontrar sempre o melhor custo-benefício para adquirir um produto que eles estejam precisando. 

Por isso, é fundamental que o seu site tenha preços competitivos em relação à concorrência, além de contar com prazos de entrega diferenciados, que sejam rápidos e que custem pouco. 

Esses elementos contribuem de maneira especial para uma boa experiência do e-consumidor com a sua loja, sendo indispensável para o crescimento da sua empresa no mundo virtual. 

04. Use as redes sociais

As redes sociais são plataformas muito presentes no dia a dia dos e-consumidores, seja para pesquisar sobre a reputação de uma empresa ou para conhecer novos produtos e serviços das suas marcas preferidas. 

Nesse sentido, uma maneira simples e prática de divulgar a sua empresa entre os e-consumidores é construir uma página nas redes sociais, de maneira que se possa interagir mais com os usuários e promover os itens vendidos no seu e-commerce. 

Além disso, estimular a avaliação dos seus compradores nas redes sociais pode ser fundamental para que outras pessoas que querem conhecer melhor o seu negócio tenham acesso a depoimentos feitos pelos seus clientes. 

Para divulgar ainda mais a sua empresa nessas plataformas, um recurso interessante é apostar nos anúncios patrocinados oferecidos pelas mídias sociais, que aumentam o alcance da marca nesses sites e faz com que mais pessoas sejam impactadas. 

Considerações finais

Mesmo que os e-consumidores sejam cada vez mais exigentes e seletivos, é possível engajá-los de maneira bastante prática, contando com as ferramentas que o marketing digital oferece para o crescimento de uma empresa na internet. 

Por isso, se você deseja impactar pessoas que possuem preferência pelas compras online, não deixe de apostar nas dicas abordadas neste conteúdo e consiga conquistar uma boa parte dos e-consumidores que estão atrás dos seus produtos ou serviços. 


Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

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