Quinoa – benefícios desse alimento que está em alta

Confira mais sobre

Mateus
Publicado em 19/04/2023, às 15h16 - Atualizado às 15h43

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

A quinoa é considerada um superalimento, afinal, ela é capaz de trazer benefícios variados a quem as consome.

Ainda que não pertença à chamada “família das gramíneas, esse alimento é classificado como sendo um tipo de cereal, ou melhor, um pseudocereal.

E isso acontece porque ele conta com características bem semelhantes às dos cereais verdadeiros, como alta quantidade de proteínas de grande qualidade e um teor de amido alto.

Alguns estudos que têm sido realizados sobre o alimento demonstram como ele é um dos poucos de origem vegetal que realmente traz uma composição de aminoácidos essenciais realmente equilibrada.

Esses aminoácidos essenciais tratam-se de todos aqueles que não são produzidos pelo organismo, logo, precisam ser consumidos através da alimentação.

Dito tudo isso, vamos mostrar um pouco mais sobre os benefícios desse alimento que está em alta entre a população em geral! 

O que é a quinoa? Entenda melhor sobre esse alimento

A quinoa, como dito anteriormente, é considerada como um pseudocereal, pois apesar de não fazer parte do mesmo grupo, conta com características que são semelhantes.

Ela é vista como um dos mais completos e mais balanceados alimentos de todos, tendo como destaque seu valor nutricional alto.

Isso porque a quinoa é muito rica em proteínas de alto valor biológico e alta digestibilidade, por contar com um teor lipídico de alta qualidade, como ser rica ácidos graxos do tipo insaturados, e ainda ser rica em vitaminas e minerais.

Esse alimento, um “falso cereal”, como é considerado, é muito usado em vários estudos para entender como pode beneficiar as pessoas de diferentes formas, justamente por ser nutricionalmente muito rico.

Mas como exatamente isso se reflete em benefícios da quinoa para nosso organismo?

Veja a seguir uma lista mostrando os principais benefícios dele para quem consome o alimento regularmente. 

Benefícios da quinoa: Conheça os principais

Agora você vai ver uma lista mostrando os benefícios mais importantes da quinoa, o que explicará porque vale a pena investir no consumo desse alimento que está em alta:

  • Ele tem uma alta capacidade antioxidante, por conta dos vários compostos fenólicos que possui, o que ajuda a prevenir doenças diversas, como câncer, as doenças cardiovasculares e inflamatórias, as alergias, entre outras
  • Ele é rico em minerais, o que ajuda a balancear os níveis desses nutrientes, que são baixos em muitas pessoas, além de contar com os benefícios que eles proporcionam ao organismo
  • Ele conta com presença de gorduras insaturadas, como o ômega 3 e ômega 6, o que é bom não só para a saúde cardiovascular, mas também neurológica, evitando o surgimento de doenças, como o Alzheimer
  • Ele ajuda na melhoria da saúde do intestino, por conta da sua quantidade alta de fibras, evitando problemas como a prisão de ventre ou constipação, sendo essencial aumentar também o consumo de água para ter efeitos mais positivos dessas substâncias
  • Ela é rica em ferro, ajudando a trazer mais energia e disposição, diminuindo problemas vasculares e de infecção, fortalecendo unhas e cabelos, entre outros
  • Ela conta com um índice glicêmico baixo, além do fato de ser rica em fibras, o que é muito bom para diabéticos por ajudar na regulação dos níveis glicêmicos no sangue e a prevenir doenças crônicas
  • Ela é rica em zinco e isso permite melhorar a cicatrização e a fortalecer o sistema imune
  • Ela não possui em sua composição as giadinas, que acabam formando o glúten, como ocorre no trigo, então é muito boa para os pacientes que possuem doença celíaca como um substituto desse cereal

Como fazer o consumo da quinoa?

Para finalizar, vamos falar um pouco sobre como fazer o consumo correto da quinoa no seu dia a dia.

O primeiro ponto é que há como consumir a quinoa de diferentes formas, como grão, farinha ou flocos, por exemplo.

Esse tipo de grão também é fundamental na produção de vários alimentos, podendo ser consumido cozido, como acontece com o arroz, ou ainda dentro de sopas, saladas e mesmo em iogurtes.

Antes de fazer o consumo de quinoa, é muito importante lavá-la em água fria, bem como cozinha-la bem para diminuir os níveis de saponinas e fitatos, o que torna mais fácil a sua digestão.

A sugestão é lavar a quinoa grão em água fria e, sempre que possível, comer cozida, pois reduz o teor de fitatos e saponinas, e facilita o processo digestivo.

Conclusão

Como você pode ver, a quinoa é um alimento que está sendo cada vez mais consumido pela população em geral, à medida que mais pessoas começam a conhecer seus benefícios.

Aqui no conteúdo, falamos sobre quais são essas vantagens nutricionais para a nossa saúde que são proporcionadas pelo alimento, bem como fazer o seu consumo corretamente.

O que achou do texto sobre os benefícios da quinoa?

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!