Saiba como pernambucanos conseguiram manter a tradição do São João em 2020

Devido à pandemia do novo coronavírus, este ano, o São João foi diferente em Pernambuco.

Henrique Gear SEO
Publicado em 16/07/2020, às 13h26 - Atualizado em 24/08/2020, às 08h20

FacebookTwitterWhatsApp
Reprodução/Internet
Reprodução/Internet

Quem comprou antecipadamente, a fim de aproveitar o São João de Pernambuco, foi pego de surpresa pela questão da pandemia e do isolamento social, que adiaram, pela primeira vez em 40 anos, a tradicional festa.

No entanto, a população de Pernambuco não se deu por vencida e encontrou outros meios para que a tradição junina fosse mantida viva na região. 

Cancelamento das festas juninas

O isolamento social é a maneira mais eficaz de conter a disseminação do novo coronavírus e, por esse motivo, a tradicional festa de São João de Pernambuco precisou ser cancelada.

Localizado no Agreste, Gravatá é um dos municípios mais buscados no decorrer do período junino de Pernambuco. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, em 2019, os estabelecimentos da região tiveram taxa de 100% de ocupação nessa época.

Apesar de necessário, o cancelamento deixou a população bastante abalada, já que não se trata apenas da festa em si, mas, sim, de toda a cultura e a história da região. 

Além disso, o prejuízo econômico foi evidente. Somente no município de Caruaru, conhecido como a capital do Forró, também situado no agreste de Pernambuco, a perda foi de R$ 200 milhões — valor arrecadado com as festividades no ano passado.

São João diferente 

Com isso, no lugar das típicas quadrilhas, fogos e fogueiras, entraram em cena as lives com artistas famosos, que estão em alta no momento. Além desse, outros recursos virtuais foram utilizados para dar seguimento à tradição.

Houve, ainda, uma missa no Morro da Conceição e, em seguida, uma procissão dos santos juninos, sem público, no dia 23/06. Ambas foram transmitidas via internet. O canal do YouTube da prefeitura de Recife também transmitiu 8 apresentações nos dias 23 e 29 de junho.

Caruaru lançou a campanha “São João Caruaru Solidário 2020”, que arrecadou fundos para realizar a doação de cestas básicas para os funcionários do setor de produção do São João, que foram inteiramente afetados pelo cancelamento das festas em seu modelo original. 

Outra campanha solidária foi lançada pela cidade de Arcoverde. A “Caminhada do Forró” fez uma live em parceria com a Associação de Sanfoneiros (Amucusar), a Fundação Terra e o Coletivo Cultural Arcoverde (Cocar) para angariar fundos para os artistas locais, que também foram prejudicados pelo cancelamento das festas ocasionado pela pandemia.

Arraial em casa

Apesar das festas oficiais não terem acontecido, a população não deixou a data passar em branco e tratou de comemorá-la em casa, junto à família. Nas redes sociais, foram publicadas imagens de pequenos arraiais, realizados nas cozinhas, nas salas e nos quintais de cada residência, somente entre as pessoas que estão passando a quarentena sob o mesmo teto.

Embora tenha sido uma comemoração em menor volume, o nível de alegria se manteve o mesmo, e a fartura das comidas típicas também. As fotos das mesas, recheadas de pratos típicos da época, como pamonha, pipoca, arroz-doce, canjica, cocada, maçã do amor, etc, encheram os olhos e deram água na boca de todos nas redes.

Redirecionamento de verbas

Por outro lado, as prefeituras de Limoeiro, Petrolina e Serra Negra, no município de Bezerros, comunicaram o adiamento das festividades, salientando que a verba reservada anteriormente para as comemorações de São João foi redirecionada para o setor de saúde pública, a fim de auxiliar no combate ao novo coronavírus.

Até sexta, 03/06, Pernambuco já contabilizava acima de 5 mil mortes pela doença, além de mais de 62 mil casos confirmados.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!