Silagem – a forma correta de manter o gado bem alimentado

Confira mais sobre o assunto

Mateus
Publicado em 17/04/2023, às 11h27 - Atualizado às 15h29

FacebookTwitterWhatsApp
Freepik
Freepik

Você sabe o que significa a silagem? Sabia que esse tipo de cultivo pode auxiliar muito na sua criação de gado?

Ela é vista como um dos componentes mais importantes atualmente na dieta dos bovinos, sendo uma forma de amenizar os custos totais na produção do leite, que são em sua maneira formados a partir dos custos de alimentos das vacas.

Por isso, atualmente a silagem é um dos principais componentes da dieta de bovinos.

Esta é uma prática fundamental para que se possa realizar o correto armazenamento da forragem, garantindo que a mesma não irá ter uma perda nutricional muito garante.

Além disso, ela ainda permite o armazenamento do alimento por um período de tempo bem maior, devido à fermentação que acontece de maneira controlada ao longo desse processo.

Como o pasto da fazenda nem sempre encontra-se nas condições necessárias para que se possa alimentar a criação inteira, então esse processo torna-se fundamental para manter a nutrição adequada da mesma.

Dito tudo isso, vamos conhecer mais a respeito de como funciona o processo da silagem!

O que significa a silagem?

A silagem trata-se de uma prática que é voltada para se obter um melhor armazenamento da forragem, sendo que esse processo é muito eficiente por evitar uma grande perda nutricional do produto.

Além disso, com a silagem é possível que o alimento possa ser armazenado durante um maior período, tudo isso por conta de uma fermentação feita de maneira controlada ao longo do processo.

E como é feita a silagem? Veja a seguir quais são as etapas envolvidas nesse processo:

  • Etapa do plantio: esta é uma etapa que exige um planejamento eficiente do cultivador para que ele possa realizar a preparação do solo e mesmo fazer a escolha correta do que pretende cultivar
  • Etapa da colheita: mais uma etapa que exige um bom planejamento, pois só assim vai ser possível o cliente saber qual é o momento ideal para colher o grão, que não deve estar nem muito seco e muito menos altamente úmido
  • Etapa do abastecimento e da compactação: aqui nesta etapa, é necessário abastecer o silo e fazer a distribuição correta dos grãos, ao mesmo tempo em que se realiza a compactação deles
  • Etapa da vedação: trata-se de um ponto chave que tem como finalidade garantir que vai acontecer a anaerobiose e, assim, evitar que aconteça a deterioração posterior da forragem
  • Etapa do desabastecimento: nesta etapa, a silagem vai então entrar em contato direto com o oxigênio do ar, começando assim a sua deterioração

Quais são as vantagens de se produzir silagem?

Após entender como funciona o processo de silagem, através da explicação das suas etapas, é hora de saber quais as vantagens de realizar a produção dela.

A seguir, você vai entender melhor porque vale a pena produzir silagem para sua criação:

  • Você consegue economizar em concentrados
  • Você consegue conservar os alimentos por períodos mais longos
  • Você tem uma fonte de volumosos realmente segura
  • Você poderá mecanizar várias operações
  • Você vai poder aumentar a quantidade de animais em sua criação
  • Você vai ter uma maior economia no maquinário em comparação à fenação

Quais são os tipos de silagem?

Chegou então o momento de conhecer quais são os tipos de silagem que você pode produzir.

Isso permitirá que você possa escolher a melhor opção, conforme o tamanho de sua produção e da demanda existente em sua forragem.

Os tipos de silagem existentes são:

  • Silagem de superfície
  • Silagem em trincheiras
  • Silagem em sacos

Quais lavouras utilizar para silagem?

Depois de compreender exatamente o que significa a silagem, você precisa entender as opções de lavoura que pode usar para produzi-la.

As principais são as seguintes:

  • Lavoura para silagem de milho
  • Lavoura para silagem em capim
  • Lavoura para silagem de sorgo

E como escolher a melhor opção? Para isso, você precisará considerar diversos fatores que são importantes, como:

  • A localização e as características presentes no terreno
  • A sua disponibilidade de máquina
  • A disponibilidade que tem de recursos

Ao implementar o seu projeto de silagem, é importante que todos esses fatores estejam bem definidos, pois apenas assim você vai ter a certeza de que os resultados obtidos vão ser realmente positivos para sua produção.

Conclusão

Como visto, um dos pontos mais importantes dentro da criação de gado é o uso da silagem, pois assim você vai conseguir manter todos os animais corretamente alimentados, para que eles possam desenvolver-se adequadamente.

Neste conteúdo, nós mostramos a você todas as informações que são mais fundamentais a respeito desse processo, como quais os tipos que existem, as vantagens de realizar esse cultivo e ainda como escolher a melhor lavoura.

O que você achou sobre o artigo de hoje falando da forma correta de manter o gado bem alimentado com a silagem.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!