DICAS

Tipos de pijama para ter noites confortáveis

Modelos soltos e com boa respirabilidade são fundamentais para uma boa noite de sono

Henrique
Publicado em 04/05/2021, às 11h13 - Atualizado em 05/05/2021, às 08h55

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Alguns fatores são importantes para garantir uma noite de sono tranquila. Uma cama confortável com lençóis e cobertores macios, um ambiente silencioso e com luminosidade adequada e roupas confortáveis são alguns deles.

Escolher um pijama pode parecer uma tarefa trivial, mas a diversidade de modelos, cortes, texturas e tecidos tornam esse processo mais complexo. Além das características da roupa em si, é preciso considerar seus hábitos noturnos, seu biotipo e a estação do ano em que o pijama será usado.

Se você valoriza um bom pijama feminino e está precisando renovar sua gaveta de roupas de dormir, confira os melhores modelos para unir conforto e estilo e ter uma boa noite de sono.

Curto

Esse modelo é indicado para as estações mais quentes e úmidas e também para as pessoas que costumam sentir calor durante o período de sono, independentemente da estação do ano. Os pijamas curtos também garantem maior liberdade de movimentos, o que é ótimo para quem costuma se mexer muito enquanto dorme.

Nesse tipo de pijama, é mais comum que a parte de baixo seja um short e a peça de cima seja uma blusinha de manga curta ou alças finas. Existem opções com e sem botões, que servem para diferentes gostos e necessidades. Os pijamas curtos, como as camisolas, podem ser mais decotados para épocas como o verão.

Longo

Já esse modelo é mais usado nas estações mais frias e secas, que exigem mais aconchego e conforto térmico. Via de regra, pijamas longos são compostos por uma calça e uma camiseta, que pode ser de manga curta ou comprida. Assim como nos conjuntos curtos, a parte de cima pode apresentar botões ou não.

Alguns tecidos comuns nessa modelagem são a malha, o moletom e o plush. O principal objetivo desse tipo de pijama é proteger o corpo do frio e fornecer conforto térmico para que não seja necessário pegar outro cobertor durante a noite.

Baby doll

Também conhecido como short doll, o modelo pode ser confeccionado em cetim, malha ou seda cetim. A blusa do conjunto costuma ter alças mais finas, enquanto o short é bem curtinho e mais justo ao corpo.

Alguns modelos ainda incluem rendas, laços e outros detalhes para dar um visual mais romântico, sensual, moderno ou despojado. Entre os tecidos mais usados para os pijamas baby doll estão a seda, o cetim, a viscose, o algodão, a microfibra e o liganete.

Camisola

A camisola oferece inúmeras vantagens em relação ao modelo e ao material. Seus tecidos mais comuns são malha, microfibra e viscose e, em períodos mais frios, é possível encontrar modelos feitos de moletom – ideais para garantir o aquecimento necessário para dormir bem nessa época do ano.

Essa peça também é charmosa e costuma ser uma ótima opção para noites românticas. Para dar um toque extra, uma boa opção é investir em robes, geralmente confeccionados em seda, algodão ou cetim.

Há vários modelos, cores e estampas diferentes para esse tipo de pijama. Quem prefere looks lisos e discretos pode apostar em peças monocromáticas. Um dos modelos de camisola mais famosos, o kaftan nunca sai de moda. Peças nessa tendência apresentam mangas compridas coladas ao corpo e estrutura mais folgada no tronco. 

Além do conforto e do estilo, a camisola é prática, fácil de lavar e de secar. Se você gosta de camisolas com rendas e detalhes, é preciso cuidado: procure lavar a peça à mão para não danificar o tecido.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!