VALE A PENA?

Vale a pena ter plano de saúde no Brasil?

Vale mais apena plano de saúde ou utilizar o SUS?

Henrique
Publicado em 31/05/2021, às 13h48 - Atualizado às 14h11

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Muito se fala sobre a frustração de depender do Sistema Único de Saúde (SUS), mas será que realmente vale a pena ter plano de saúde no Brasil?

Pode ser que você esteja considerando contratar este tipo de serviço, ou já tenha acesso a um plano de saúde para empresas, mas gostaria de saber se realmente vale a pena ter esse benefício no país.

Na verdade, essa dúvida é muito comum entre os brasileiros. Afinal de contas, quem não tem acesso a um plano de saúde através de uma empresa, precisa fazer a sua contratação de forma individual.

Logo, é um custo a mais que a pessoa vai ter e, portanto, precisa saber se realmente vale a pena ou não fazer esse investimento.

Quem tem essa dúvida considera questões relacionadas ao custo, mas também em questão a qualidade da prestação dos serviços, comparando ao atendimento público oferecido pelo SUS.

Afinal, será que o atendimento oferecido pelo plano de saúde compensa o valor que é pago para ter acesso ao benefício?

Para te ajudar a esclarecer algumas dúvidas sobre o assunto, separamos algumas questões importantes e que poderão te ajudar a entender se realmente vale a pena ou não ter plano de saúde no Brasil.

Continue a leitura e confira!

Custo x Benefício de um plano de saúde

Quando se trata de custo x benefício a primeira coisa que você precisa saber é que caso queira ter acesso a saúde privada, sem um plano de saúde, terá um custo considerável.

Por exemplo, se você precisar ter um atendimento de emergência em algum hospital privado em São Paulo, poderá facilmente ter que pagar mais de R$200,00. E esse valor é sem contar a realização de exames, medicamentos e internação.

Situações onde é necessário fazer cirurgias ou internações na UTI podem chegar a um custo enorme.

Claro, o uso desse tipo de serviço não acontece com frequência, mas quando acontece, pode ser um custo muito elevado para o seu bolso.

Por esse motivo, contratar um plano de saúde é uma boa opção. Por mais que ele seja pago mensalmente, além de estar seguro de que terá o atendimento que precisa em casos de emergências, também poderá realizar consultas e exames preventivos.

Portanto, nesta questão, sim, vale a pena ter um plano de saúde.

Atendimento público x Plano de saúde

Outra questão que costuma gerar muitas dúvidas entre pessoas que querem saber se vale a pena ou não contratar um plano de saúde no Brasil, é se esse tipo de serviço é realmente melhor que os serviços oferecidos na rede pública de saúde.

Bem, esse comparativo na verdade dependerá muito de cada pessoa. No SUS (Sistema Único de Saúde) o paciente pode passar em consultas, realizar exames e até fazer cirurgias sem custo nenhum.

Além disso, o atendimento público de saúde melhorou bastante nos últimos anos, mas o grande problema aqui é a demora para ter acesso aos serviços oferecidos pelo SUS.

Para que você tenha noção, dependendo do procedimento, a pessoa pode ter que esperar meses para realizá-lo, porque é necessário esperar que surja uma vaga para a sua realização.

Quando se trata de um plano de saúde, isso dificilmente acontecerá. O atendimento com plano de saúde é tão mais rápido que, hoje em dia, você pode fazer o agendamento de exames e consultas através de sites e aplicativos.

Isso é um grande benefício para quem tem plano de saúde, já que pode ter acesso a serviços médicos de maneira muito mais prática e rápida, sem frustrações.

No entanto, esse benefício tem um custo e infelizmente nem todos os brasileiros podem arcar. Porém, se você pode pagar por um plano de saúde, sim, vale a pena fazer esse investimento.

Então, vale a pena pagar um plano de saúde?

Vendo as questões acima, a resposta é sim, vale a pena ter plano de saúde no Brasil.

Pagar por um plano de saúde compensa diante dos valores cobrados nas redes privadas, seja para consultas, exames ou internações.

Se você pode pagar por esse tipo de serviço, a melhor opção é fazer isso. Claro, sempre procurando por uma empresa que seja confiável e reconhecida no mercado.

Com um plano de saúde você terá facilidade no agendamento de consultas médicas, já que poderá fazer isso facilmente através de centrais de atendimento por telefone ou diretamente por sites ou aplicativos.

Isso é muito importante para fazer o diagnóstico precoce de doenças e fazer o tratamento necessário.

Conclusão

Como você pôde ver, um plano de saúde oferece diversos benefícios e sim, vale a pena ter plano de saúde no Brasil.

Claro, tudo vai depender muito das suas necessidades. Porém, avaliando as questões que citamos, se possível, vale a pena que você faça esse investimento.

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que tenhamos esclarecido algumas dúvidas sobre a importância de ter um plano de saúde!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!