Veja os brinquedos e acessórios essenciais para o seu gatinho

Os gatos são animais muito independentes. Isso não significa, porém, que não precisem de alguns acessórios e afins.

Henrique
Publicado em 28/08/2020, às 16h26 - Atualizado em 31/08/2020, às 09h56

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

Há quem diga que os cães são os melhores amigos do homem, outros discordam e preferem os gatinhos. As duas opiniões são compreensíveis: afinal, quem não ama os seus bichinhos de estimação?

Se você tem um gato ou planeja adotar um, certamente, está buscando mais informações sobre como agradar o pet. É necessário investir em arranhadores para os felinos? Como escolher a melhor caixinha de areia? Coleiras com guizos são realmente prejudiciais?

Neste artigo, responderemos às questões acima, incluindo alguns dos brinquedos e dos acessórios que não podem faltar na casa de quem deseja ter um gatinho. Confira!

Caixa de areia

Como sabemos, os gatos são animais muito limpos: eles gostam que a areia esteja higienizada, sempre no mesmo lugar e longe do local onde eles fazem as refeições.

Cada gato deve ter a sua caixa de areia, visto que alguns bichanos não gostam da ideia de dividir o seu espaço com outros. O tamanho, por sua vez, deve respeitar o porte do gato.

No que tange a questão da areia em si, opte por um produto sem perfume, hipoalergênico e que não solte partículas no ar. Pó ou serragem, por exemplo, devem ser evitados.

Limpe a caixinha todos os dias. Não é preciso trocar a areia inteira diariamente. No entanto, essa atitude deve acontecer, pelo menos, uma vez por mês ou mais, de acordo com a qualidade de areia e as indicações disponibilizadas nos versos das embalagens.

Arranhadores para felinos

O arranhador tem como objetivo permitir que o pet consiga lixar as unhas e afiá-las. Quando o gatinho está com as unhas compridas, ele se sente incomodado e pode acabar machucando alguém ou até si mesmo no processo.

Para não precisar levar o animal de estimação a um pet shop para cortar as unhas com muita frequência, você pode investir em um bom arranhador. Isso ajudará, além de tudo, a manter o seu sofá e outros móveis da casa em bom estado.

Sim, quando eles não têm um local para lixar as unhas, é possível que busquem fazer isso em cortinas, mesas, cadeiras e camas.

Coleiras com guizos

Pode parecer bonitinho, mas os gatos não gostam de coleiras com guizos: embora sejam animais domesticados, eles têm instintos de caçador. O que isso significa, na prática? Que os guizos não permitem que eles façam o que gostam de melhor: caçar, se esconder, saltar e correr de forma silenciosa.

Com o passar do tempo, o guizo faz com que o animal fique estressado, além de agressivo e nervoso. É contra a sua natureza portanto, deve ser evitado.

Fonte de água

Os gatos não têm o costume de beber muita água, o que faz com que muitos felinos tenham problemas nos rins quando ficam mais velhos.

A fonte de água corrente estimula os pets a beberem mais água e é, portanto, uma aliada do bem-estar animal. Vale dizer que, quando os gatinhos têm uma fonte, eles evitam beber água de torneiras, o que também pode ajudar você a diminuir a conta no final do mês!

Brinquedos para gatos

Embora, geralmente, reservados, os gatos gostam de ter atividades para fazer, especialmente, à noite, quando seus instintos de caça acordam e eles se tornam bastante ativos.

As varinhas são uma opção de brincadeira legal. Como elas funcionam? Basicamente, são pedaços de pau ou similares com um bichinho de pelúcia na ponta, como um ratinho ou passarinho. 

Como os gatos são caçadores, o brinquedo faz com que eles se preparem para dar o bote. É uma boa opção para gastar energia. As bolinhas, sobretudo, as que possuem compartimento para catnip, a chamada “erva do gato”, também costumam fazer sucesso.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!