ARENA CROSS

Veja tudo sobre a modalidade arena cross!

Entenda tudo sobre a modalidade arena cross que foi criada em solo brasileiro e mais sobre o mundo das motos off-road!

Mateus
Publicado em 26/10/2021, às 09h43 - Atualizado às 12h50

FacebookTwitterWhatsApp
Pixabay
Pixabay

As motos são veículos de paixão por diversas pessoas ao redor do mundo. Além disso, ela é considerada um dos esportes mais incríveis que existem, que une duas coisas: a paixão por duas rodas e a liberdade. Inclusive no motociclismo off-road.

Dentre os esportes mais conhecidos como o motocross, freestyle, trail, supercross, enduro, dentre outros, existe uma modalidade criada em solo brasileiro e que faz bastante sucesso, o Arena Cross.

Neste conteúdo, vamos explicar tudo sobre essa modalidade que foi criada no Brasil e que faz bastante sucesso entre os amantes de motos e eventos i. Continue a leitura para saber mais! 

O que é o Arena Cross?

O arena cross é uma versão brasileira do supercross, que é uma modalidade criada nos Estados Unidos. Ambas as modalidades são disputadas em duas pistas que são montadas em espaços que se parecem muito com estádios, por conta disso, a emoção é ainda maior devido ao público com os competidores. 

A diferença entre o Arena Cross e o Supercross é o tamanho e os tipos de obstáculos da pista, mas as disputas são as mesmas. 

O Arena Cross existe a 11 anos e é sempre disputado em 4 estados brasileiros (São Paulo, Rio De Janeiro, Santa Catarina e Paraná). Assim como diversos esportes brasileiros, é bastante comum ver as pistas sempre lotadas e as disputas sendo sempre intensas.

As mudanças estruturais apresentadas ao longo dos anos foram bastante satisfatórias, com as arquibancadas em forma de arena, Paddocks mais sofisticados e telas de LCD para deixar ainda mais incrível a experiência de quem comparece ao evento. 

Hoje em dia, o Arena Cross é um dos principais eventos de motociclismo do Brasil, atraindo competidores do mundo todo para participar desse circuito. Para os amantes de velocidade e duas rodas, esse é um evento completo e sempre muito esperado. 

Outras modalidades do motociclismo off-road

Existem outras modalidades, além do Arena Cross, que são bastante conhecidas no mundo das duas rodas. O motocross é uma das mais antigas, que incorporam características naturais do terreno e, geralmente, são feitas em pistas fechadas e essas provas podem ter um percurso de até 1,5 km.

Saltos, retas, curvas, bem como um dos saltos mais famosos, o “table top”, colocam a habilidade dos pilotos em tese nessa modalidade. Essas corridas acontecem em terrenos molhados e cada bateria pode durar cerca de 20 minutos.

Outra modalidade é o Cross Country que mistura habilidade, velocidade e resistência. Trilhas, atalhos, estradas pequenas, morros, pistas de motocross ou qualquer terreno pode ser cenário para as provas dessa modalidade. As largadas acontecem em blocos e o percurso tem no mínimo 8 e no máximo 12 quilômetros.

Na modalidade de Rally são utilizadas motos modificadas, sendo bem diferente do que apresentamos acima. Ele é separado em duas categorias: a primeira delas é a velocidade, onde o trecho deve ser percorrido no menor tempo. A segunda é a regularidade, onde o piloto tem que chegar o mais próximo possível de um tempo determinado.

O Trail são provas realizadas em pistas fechadas, para que o público tenha uma boa visão do espetáculo, com uma vista privilegiada da transposição dos obstáculos que, muitas vezes, são considerados como inimagináveis para serem feitos de moto. 

A ideia principal dessa modalidade é que o piloto faça o maior número de manobras e ele pode perder pontos caso o seu pé toque no chão na hora da aterrissagem. Essa também é uma das modalidades mais conhecidas no mundo do motocross.

O mundo das motocicletas off-road é bem grande, mas só de pensar que existe uma modalidade criada no Brasil, já da para ter uma noção da nossa paixão por velocidade!

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!