CENA POLÍTICA

Nos bastidores do evento de Geraldo Alckmin em Santos

Encontro do presidenciável do PSDB foi marcado pela efusividade

Estela Craveiro
Publicado em 14/09/2018, às 11h59 - Atualizado em 23/08/2020, às 17h26

FacebookTwitterWhatsApp
Geraldo Alckmin adentra o palco, escoltado por Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos - Estela Craveiro
Geraldo Alckmin adentra o palco, escoltado por Paulo Alexandre Barbosa, prefeito de Santos - Estela Craveiro

O evento em que Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à presidência da República, se reuniu com líderes e militantes no Clube dos Portuários, em Santos, foi efusivo. O público de cerca de seis mil pessoas foi animado por um experiente locutor, que intercalou a apresentação de nomes fortes do PSDB que lá compareceram e de candidatos à Assembleia Legislativa paulista e à Câmara dos Deputados dos partidos que compõem a coligação Para Unir o Brasil. Tudo no ritmo de uma  bateria percussiva que se ouvia, mas não se via. No palco, a efusividade ficou por conta dos encontros e reencontros de políticos. 

Edmur Mesquita O subsecretário de Assuntos Metropolitanos do estado de São Paulo, que deixou o PSDB para apoiar o governador Márcio França, candidato do PSB à reeleição, marcou presença no palanque do ex-governador Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à presidência da República, em Santos.

Caio França O deputado estadual do PSB, candidato à reeleição, e filho do governador Márcio França, foi presença inusitada no encontro de Alckmin com líderes e militantes políticos, realizado no Clube dos Portuários, em Santos, na segunda-feira, 10. Seu nome foi citado por Alckmin em alto e bom som, na lista de agradecimentos pelos políticos presentes.

José Serra O senador do PSDB, que  enfrenta um câncer, não deixou de comparecer ao palanque santista de Alckmin, o que valorizou bastante sua participação, salpicando em seu discurso referências ao tempo em que Serra foi ministro da Saúde.

Roberto Freire O presidente do PPS, candidato à reeleição como deputado federal, desceu a serra para a campanha eleitoral de Alckmin na Baixada Santista.

Marco Aurélio O prefeito de Itanhaém foi o campeão dos gritinhos e aplausos da plateia do evento da campanha eleitoral de Alckmin em Santos, ovacionado cada vez que seu nome foi citado.

Marcelo SquassoniO deputado federal do PRB, muito atuante nas causas de Guarujá, também ganhou bons aplausos do público.

Raul ChristianoO coordenador do PSDB na Baixada Santista, e candidato a deputado estadual, ganhou cumprimentos de Alckmin por seu aniversário que ocorria naquele dia.

João Paulo Papa Coube ao deputado federal do PSDB, candidato à reeleição, o penúltimo discurso da noite santista da campanha de Alckmin, antes que o presidenciável tomasse o microfone. Queridinho de Santos, que já comandou duas vezes, foi bem aplaudido.

Paulo Alexandre Barbosa O prefeito de Santos carregou nas tintas ao fazer o último discurso, antes que Alckmin se dirigisse à plateia, deixando evidente a estratégia do PSDB na tentativa de desconstruir a imagem do PT e tentar amealhar votos de seus adeptos. Além de listar todas as mazelas econômicas e sociais atribuídas aos governos Lula e, especialmente, Dilma, botou na conta do partido o rastro de ódio político que se espalha das redes sociais aos botecos da vida. Para quem é bem informado, ficou nítido que faltou contexto no discurso de Paulinho, como Alckmin o chama.

Gêneros Enquanto a comunidade LGBT usa a letra xis no lugar da  letra a, ou da letra o, quando querem dizer todos ou todas, e inclusive há um site chamado todxs, Geraldo Alckmin caprichou na distinção de gêneros em seu pronunciamento no evento eleitoral santista. Ele começou agradecendo “a presença de todos e de todas vocês”, e se dirigiu várias vezes aos “trabalhadores e trabalhadoras”. Sutilmente valorizando o eleitorado feminino, que é maior do que o masculino.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!