RECURSOS HUMANOS

5 Motivos que mais causam demissões no Brasil

Veja quais as causas que levam funcionários a pedir demissão das empresas e quais os motivos que mais resultam na demissão dos funcionários pelos empregadores!

ALEXANDRE NOGUEIRA
Publicado em 21/12/2021, às 15h53 - Atualizado às 17h15

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O momento do desligamento de uma empresa pode ser uma experiência difícil e, até mesmo, traumatizante, seja quando o pedido de demissão parte do funcionário ou quando é o empregador que opta pela rescisão de contrato.

Embora nem sempre a demissão seja culpa direta do funcionário, existem algumas medidas possíveis para reduzir o risco de demissão, ou seja, entender e evitar as possíveis situações que podem resultar na rescisão de um funcionário. 

Da mesma maneira, existem fatores que influenciam grandemente a decisão de um colaborador de se desligar da empresa, optando por não fazer mais parte da equipe, mas, em muitos casos, problemas diretos com a chefia são o combustível para a saída dos funcionários. 

Segundo a Michael Page, especializada em recrutamento inglesa, 8 em cada 10 colaboradores decidem deixar seus empregos por problemas existentes com gestores. 

Do lado oposto, a consultoria Robert Half, também uma das líderes mundiais na área de recrutamento especializado, realizou uma pesquisa das causas mais comuns para que funcionários sejam demitidos e a maior parte delas envolve questões comportamentais. 

Vejamos a seguir 5 motivos de pedidos de demissão e 5 motivos que resultam na demissão de funcionários, utilizando as causas como dicas para que tais situações possam ser evitadas. Aproveite e boa leitura!

5 motivos pelos quais colaboradores se demitem 

As razões que levam funcionários a pedir demissão podem ser bem variadas, relacionadas ao ambiente de trabalho ou, então, a mudanças na vida pessoal do colaborador.

É importante procurar saber os motivos que levam os funcionários a saírem do emprego, pois quando uma empresa tem uma taxa de rotatividade alta, pode significar que a satisfação dos colaboradores está baixa e causar muitos problemas para a companhia.

Já que, contratar novos funcionários para preencher vagas requer tempo e esforço, além de ter um custo para realizar a rescisão de empregados que decidiram sair da empresa. 

Por isso, buscar criar um ambiente de trabalho harmonioso e entender a insatisfação dos colaboradores é a melhor solução para os gestores. Para evitar esse cenário, veja abaixo as razões mais comuns para que funcionários deixem o emprego.

Busca por melhor relacionamento gerencial

Ao longo das nossas vidas pessoais e profissionais, é comum e perfeitamente  normal nos identificarmos mais com algumas pessoas e menos com outras. 

Entretanto, pode ser que a relação de trabalho se transforme em algo pouco saudável e comece a pesar negativamente no dia a dia.

Por este motivo, funcionários podem sair em busca de empresas que valorizem mais os relacionamentos entre colaboradores e gerência, com supervisores e líderes mais empáticos e solidários, que valorizem o capital humano.

Busca por mais inspiração 

Pode ser que, no início, a vaga seja uma oportunidade empolgante para o funcionário mas, ao longo do tempo, deixe de ser um desafio que inspire e passe a ser um fardo diário.

Se a empresa não dá oportunidades de crescimento e de cumprir trabalhos significativos, o funcionário pode entender que a única forma de reviver a empolgação inicial é encontrando um novo emprego que permita sua evolução. 

Busca por um salário maior

Quando o colaborador se sente mal pago pela função que realiza, é possível que não consiga mais seguir no mesmo emprego e busque uma vaga em que o pagamento seja melhor.

Pode ser que questões pessoais também influenciem na busca, como mudança no estilo de vida ou crescimento da família. Também podem ser questões profissionais, como a vontade de assumir novas responsabilidades e ser remunerado por isso. 

Querer se sentir valorizado 

O sentimento de ser facilmente substituível pode ser um dos motivos para que funcionários peçam demissão e busquem por uma posição em que seus esforços sejam mais valorizados. 

Sentir-se parte importante da equipe e saber que seu trabalho está impactando positivamente no sucesso da empresa pode ser fundamental para alguns funcionários e, quando isso não ocorre, a decisão de sair do trabalho parece ser a melhor.

Excesso de trabalho 

Outro motivo que causa desmotivação é quando o funcionário se sente explorado, com uma grande demanda de jornada ou tarefas para que uma única pessoa realize. 

Um funcionário que, normalmente, possui um bom rendimento pode ter a impressão de que, quanto mais se faz, mais precisará entregar, sem conseguir receber o mérito ao cumprir além de seus deveres, como aumento salarial e mudança do título do cargo.

Às empresas que buscam manter seus talentos e incentivar um ambiente de trabalho positivo, é importante ter em mente os motivos de insatisfação dos empregados e fazer o possível para reverter a situação. 

5 motivos pelos quais colaboradores são demitidos 

Contratar uma pessoa nova para uma função envolve alguns riscos, mesmo que o processo de seleção seja excelente e, por isso, é comum que as empresas possuam bons motivos para desligar algum colaborador e reiniciar a jornada da contratação. 

Segundo Caio Arnaes, gerente sênior da consultoria Robert Half, “o principal recado que fica para o profissional é que as empresas estão cobrando resultados mais do que nunca.”

Para manter a colocação no mercado de trabalho, colaboradores devem estar atentos aos motivos que mais causam demissões em nosso país e buscar se adequar para evitar tais situações, veja abaixo quais são elas!

Baixo desempenho 

Para a empresa, a produtividade do funcionário é fundamental para o bom funcionamento e cumprimento das tarefas, necessitando sempre da melhor performance dos colaboradores para manter a empresa no lucro.

Se um funcionário não está conseguindo alcançar seu potencial e tem uma queda grande do desempenho sem justificativa plausível, a demissão pode ser mais vantajosa do que manter uma vaga ocupada, sem estar na máxima capacidade. 

Falta de adequação à cultura da empresa 

Quando a pessoa é muito diferente do clima ou da cultura organizacional da empresa, fica mais difícil cumprir os valores e missões importantes para a equipe e render no trabalho.

Ser parte da cultura empresarial significa concordar, defender e valorizar a forma de trabalho da companhia e conseguir fazer parte da equipe como um todo, sabendo que o lugar ocupado para obter resultados positivos e lucrativos para a empresa e para os funcionários. 

Relacionamento ruim com a equipe

Se o funcionário possui uma postura rígida demais e demonstra ser uma pessoa difícil de lidar ou que não gosta de trabalhar em equipe, há a possibilidade de demissão para evitar maiores conflitos originados de uma pessoa.

O ambiente de trabalho mais leve proporciona melhores condições de trabalho para todos e quando há uma pessoa que atrapalha na harmonia dos demais, é necessário eliminá-la, para que a performance do restante do grupo não seja também afetada.

Atrasos e Faltas constantes

Os atrasos e faltas não justificados refletem uma grande falta de comprometimento por parte do funcionário e demonstra que o cargo ocupado não é valorizado por ele.

É preciso ter consistência nas responsabilidades que envolvem a posição, inclusive nos prazos e horários que devem ser cumpridos, demonstrando firmeza na realização das tarefas diárias e vontade de ser um bom funcionário.

Relacionamento ruim com o supervisor

Ter um bom relacionamento profissional com o supervisor é importante para garantir um bom desempenho de trabalho de ambas as partes. Não é necessário que se construa uma grande amizade, mas a interação profissional precisa existir sem problemas.

Funcionários que evitam os supervisores, desrespeitam as decisões tomadas, não aceitam críticas ou não reconhecem quando estão errados, transformam a relação de trabalho em algo difícil e abalam o bom funcionamento da empresa. 

Para evitar o desligamento da empresa, funcionários e empregadores podem buscar se esforçar para que as situações não ocorram e oferecer a melhor versão possível de trabalho, tanto para as empresas quanto para os colaboradores. 

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