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Advertência no trabalho: por que ela pode prejudicar você!

Entenda como receber uma advertência pode dificultar sua carreira profissional

JORGE CARVALHO
Publicado em 17/02/2022, às 12h05 - Atualizado às 12h24

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advertencia-no-trabalho - Shutterstock
advertencia-no-trabalho - Shutterstock

Os empregadores possuem diversas maneiras de punir comportamentos inadequados de seus colaboradores. E antes de pensar em demiti-los, é bastante comum que os funcionários recebam advertência no trabalho, sendo chamados atenção por algum motivo específico. 

Aqui vamos mostrar como as advertências no trabalho podem prejudicar a carreira de qualquer profissional. Afinal, o que pode começar com um simples recado pode se tornar uma demissão por justa causa em casos mais graves.

Todo funcionário deve cumprir as normas e regras de convivência da empresa para desempenhar o seu trabalho e respeitar os demais profissionais. É importante entender o que pode lhe gerar advertências, como isso é feito pelo empregador e de que forma isso pode ser prejudicial para a sua carreira.

 O que é uma advertência de trabalho? 

A advertência de trabalho é um alerta que o empregador faz a um funcionário por conta de alguma falta cometida por ele. Dessa forma, sempre que um colaborador desrespeita uma das regras da empresa, ele é advertido pelo empregador para que isso não se repita. 

Resumindo, a advertência no trabalho é uma maneira que o empregador encontra de sinalizar que o comportamento do colaborador não condiz com o ambiente de trabalho. Com isso, quanto mais advertências um funcionário possuir, mais perto ele pode estar de ser demitido pela empresa. 

Existem diversos motivos que podem gerar uma advertência no trabalho para o colaborador. Tudo depende das regras de convivência e normas da empresa. Algumas das advertências mais comuns são atrasos e faltas não justificadas, baixo desempenho e insubordinação. 

Quais são os principais motivos que geram advertências no trabalho?

As advertências no trabalho não podem ser aplicadas sem nenhum motivo. É importante que o empregador tenha um motivo plausível para advertir um funcionário e saiba como fazer isto. É necessário se atentar a algumas regras para aplicar advertências de trabalho, é fundamental ter um critério bem definido antes de alertar os colaboradores. 

De início, é importante frisar que a advertência deve ser pautada pela atualidade. Com isso, a advertência no trabalho deve ser feita de forma imediata, sempre se atentando a fatos no presente. Um colaborador não pode ser advertido por um erro cometido a semanas atrás, por exemplo. 

Outro ponto a observar é a unicidade, ou seja, cada advertência é única. O que queremos dizer é que uma advertência só deve ser feita uma vez. Caso o colaborador venha a desrespeitar a mesma norma outra vez, a empresa deve realizar outros tipos de punições. 

Por fim, é importante pensar na proporcionalidade, aplicando a advertência com base no erro do colaborador, sendo uma forma justa de punir o profissional. 

As principais razões para uma advertência no trabalho são atrasos frequentes e faltas sem justificativa, a insubordinação, uma violação política, moral ou jurídica e o desrespeito às regras da empresa. 

Como a aplicação deve ser realizada? Quais são os tipos de advertência? 

A advertência no trabalho é uma forma de educar o colaborador nas regras da empresa. Dessa forma, para a empresa, pelo menos num primeiro momento, não deve ser vista como uma forma de punição ao funcionário. 

Confira abaixo quais são os principais tipos de advertência no trabalho:

Advertência verbal 

Esse é o primeiro tipo de advertência que deve ser feito pelo empregador. A advertência verbal deve ser chamar a atenção a alguma falta cometida pelo colaborador. O mais correto é que o colaborador seja chamado em local reservado para que seu superior possa adverti-lo sem causar nenhum constrangimento. 

Advertência por escrito 

Caso uma advertência verbal não resolva o problema, o empregador pode enviar uma advertência por escrito. Nessa forma, ele deve enviar uma carta ao colaborador explicando detalhes de suas falhas de conduta. 

Suspensão 

A suspensão é uma medida mais extrema, em que a empresa impõe uma suspensão com desconto dos dias de trabalho do funcionário. Dessa forma, o colaborador fica suspenso por um tempo que pode variar entre 1 e 30 dias, além sofrer com desconto dos dias de trabalho em que ficou suspensa. 

Demissão por justa causa

A reincidência de advertências no trabalho pode culminar na demissão por justa causa. Isso acontece em casos extremos, quando o funcionário segue cometendo erros de conduta, sem apresentar melhora. E se intensifica caso o colaborador esteja influenciando outros colegas de trabalho negativamente. 

Como a advertência no trabalho pode prejudicar um trabalhador? 


O trabalhador que sofre com advertências no trabalho pode ter dificuldades para seguir uma carreira de sucesso. O primeiro problema é que acumular advertências torna praticamente impossível o crescimento do profissional dentro da empresa. Dessa forma, o colaborador se torna dispensável e tem dificuldades em crescer dentro do negócio. 

Outro ponto prejudicial é a maior dificuldade para encontrar um novo emprego. Isso acontece porque as referências de seu antigo trabalho não são boas por conta das advertências no trabalho. E por fim, a advertência no trabalho pode ser péssima porque pode culminar em demissão por justa causa, no qual o trabalhador perde a grande maioria dos seus direitos.

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