Estar presente e próximo dos colaboradores é essencial nesse momento, portanto, é preciso ampliar e deixar aberto todos os canais de comunicação da empresa
Ter cuidado com os funcionários é essencial durante todo o período de relacionamento do colaborador com a empresa. É necessário que as empresas saibam por que fazer onboarding e entendam a necessidade de oferecer desenvolvimento e planos de carreira, por exemplo.
As pessoas são fundamentais nas empresas e merecem atenção em todos os momentos, principalmente nos dias de crise. Graças à crise instaurada pelo novo coronavírus, diversos processos foram modificados nas empresas e o home office foi adotado em muitas organizações.
Com o trabalho a distância, em horário reduzido ou com diversos novos cuidados nas fábricas e escritórios, muitas ações tiveram que ser tomadas e estruturadas nas organizações e é preciso que o RH e os líderes tenham planos e estratégias para engajar e manter a motivação do time.
Pensando nisso, separamos algumas dicas para sua equipe nesse novo momento para todos!
Amplie os canais de comunicação
Seja por aplicativos ou sistemas internos, é necessário que a comunicação não seja deixada de lado e todos os funcionários saibam sobre ações e decisões da empresa.
É preciso, mais do que nunca, prezar pela transparência e honestidade dentro das equipes e na relação de lideranças e colaboradores.
Mais do que comunicados e comunicação clara, valorize as trocas e tenha em mente que o feedback é ainda mais importante nesse momento. É preciso que ele seja conduzido com atenção, seja positivo ou negativo, afinal, o funcionário precisa entender sobre suas entregas e trabalho.
Dê suporte aos colaboradores
Essa é uma situação muito nova para todos e é preciso que os líderes e empresa estejam atentos aos colaboradores e sua saúde física e mental.
Em primeiro lugar, é necessário dar suporte para que o trabalho remoto aconteça, fornecendo equipamentos, móveis, auxílios financeiros, entre outros para que a função seja realizada sem grandes prejuízos.
Além disso, é preciso ter atenção à saúde mental, promover conversas, demonstrar cuidados e, se possível, fornecer insumos médicos e psicológicos.
Tenha metas por entrega e reconheça os funcionários
É evidente que as entregas precisam continuar sendo feitas e que os resultados e objetivos não podem parar. Portanto, é preciso que os colaboradores tenham direcionamento claro do que é esperado deles nesse momento para que possam traçar e definir suas tarefas e prioridades.
Porém, é preciso que as empresas entendam sobre as dificuldades que o home office. Mesmo com horários pré-definidos, algumas tarefas podem conflitar com o trabalho, como dar atenção a filhos pequenos e outras interrupções.
Pensando nisso, é importante que as empresas deem foco para o que é produzido e qualidade do trabalho e não fiquem necessariamente presos a horários. Lembre-se também de reconhecer os funcionários e valorizar o que está sendo feito e entregue.
Estimule a convivência
Após tempo de home office, os profissionais tendem a se sentir sozinhos e desmotivados pela falta de convivência com os colegas de trabalho. Portanto, é essencial estimular o sentimento de pertencimento.
Estimule contatos dos grupos por reuniões e grupos e, mais do que apenas momentos de trabalho, reúna os profissionais para dinâmicas leves, happy hours e comemorações para que todos se encontrem e interajam.
Incentive o aprendizado e desenvolvimento
Demonstre que o desenvolvimento e crescimento do colaborador segue importante nesse período, portanto, forneça conteúdos, cursos e treinamentos para que todos se atualizem e se motivem na jornada de educação durante esse período.
Mantenha e repense os benefícios
Empresas e colaboradores foram pegos de surpresa nesse momento de isolamento e essa rotina de incertezas representa grande estresse para os colaboradores. Por isso, é preciso que as empresas transmitam a realidade e mantenham a confiança de todos do time.
Mais do que salários e a manutenção das posições, os benefícios são muito importantes nesse período. Vale a pena repensar sobre eles e adicionar auxílios que possam ser necessários neste momento, como cesta básica ou troca de vales refeição e alimentação, maiores possibilidades no plano de saúde e o que mais for pertinente e cabível no ambiente empresarial.
Mais do que nunca, é hora de relembrar e reforçar os propósitos, valores e cultura da empresa. Demonstre a importância dos colaboradores neste momento e mostre que todos são essenciais para que esse momento seja superado em conjunto!
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