Não existe banco ideal: o que existe é o banco que mais dialoga com as suas necessidades. Se você se preocupa com a questão de previdência privada, por exemplo, a portabilidade itaú pode pesar na hora da sua escolha. Se deseja taxas baixas e ambiente 100% online, por sua vez, pode se interessar pelo Nubank.

Como escolher o banco correto: o que deve ser considerado?

Na hora de escolher o banco com o qual você terá um relacionamento, existem alguns detalhes que devem ser levados em consideração. O primeiro, claro, diz respeito às taxas de utilização dos serviços.  

Os pacotes de tarifas variam de acordo com cada banco (e com as vantagens oferecidas pelo estabelecimento em questão). Existem pacotes de serviços essenciais, que não podem ser cobrados - para saber mais sobre eles, acesse o site do Banco Central -, então fique atento.  

Os serviços intermediários ou premium, tendem a ter valores diferenciados. Os pacotes intermediários variam entre R$11,90 (Caixa) e R$15,00 (Itaú Unibanco).

Acompanhe a reputação

Uma breve pesquisa na internet, em sites como o Reclame Aqui, pode te ajudar a entender mais a dinâmica de atendimento dos bancos, sejam eles virtuais ou não.

O Nubank, por exemplo, respondeu a quase 100% das reclamações cadastradas na plataforma do Reclame Aqui. A taxa de solução da startup foi de 71,6%, enquanto a porcentagem de consumidores que voltariam a fazer negócio foi de 62,5%. A nota geral é de 7.1, o que é considerado bom.

O Banco Itaú, por sua vez, tem nota geral de 7.3, com índice de solução de 74% e 64% de consumidores que voltariam a fazer negócios com a companhia. Isso é apenas a ponta do iceberg, claro. Vale a pena observar quais são as reclamações mais comuns, o tipo de resposta que as empresas oferecem aos clientes e o tempo de resolução de cada problema também são detalhes que merecem a sua atenção. Uma dica: veja sempre quais são as formas de atendimento mais comuns.

O SAC é feito pelo telefone ou pelo aplicativo? Qual é o tempo estimado de atendimento para cada caso? Você precisa cadastrar uma reclamação e aguardar o retorno do banco dentro de um número de dias úteis? Pense nisso tudo. Por fim, para buscar informações formais, verifique o ranking do Banco Central, que é atualizado mensalmente com as reclamações dos clientes.

Taxas de juros

As taxas de juros variam de acordo com o perfil do cliente, com o seu padrão de comportamento e com o valor que ele está acostumado a manter ou gastar através do banco. Linhas de crédito são grandes aliadas da vida moderna, visto que parcelar determinadas compras, especialmente as emergenciais, tem sido necessário para a manutenção do orçamento e do bem-estar financeiro. Preste atenção nas taxas do crédito pessoal e do cheque especial sempre!

Os juros anuais do empréstimo pessoal ou do cheque especial variam de acordo com as instituições financeiras existentes. A taxa de empréstimo pessoal na Caixa, por exemplo, é de 44,39% ao ano. A taxa no Bradesco é de surpreendentes 75,38% ao ano, o que pode pesar no bolso. Os valores do cheque especial também são chamativos. Enquanto o Banco do Brasil tem juros de 85,65% ao ano, o Santander tem juros de 207,58% ao ano.

Consulte as condições de investimentos

A poupança tradicional tem sido desaconselhada por especialistas, uma vez que rende pouco. Com o passar dos anos e a desvalorização da moeda, os que investem nessa modalidade de renda fixa acabam, na verdade, perdendo dinheiro.

Ou seja: mesmo que o seu objetivo seja apenas “guardar” dinheiro, existem opções mais interessantes do que a poupança.  Muitos bancos, especialmente os digitais, como o Nubank e o Banco Inter, têm buscado maneiras de descomplicar a contratação de investimentos. Alguns deles, na verdade, já colocam o dinheiro do usuário “para render” na própria plataforma, sem a necessidade de contratação de um serviço específico.

Confira, além dos detalhes já citados, quais são as opções de investimentos possíveis de serem contratadas a partir dos aplicativos existentes no mercado. Verifique, finalmente, como funciona a contratação da previdência privada e as regras para a portabilidade do mesmo serviço.