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Great Place to Work: saiba como obter este selo

Todos os empreendedores querem o sucesso. Com o selo Great Place to Work, a sua empresa se torna referência máxima no mercado. Mas, você sabe como obtê-lo? Ainda não? Então, confira o nosso artigo e descubra tudo sobre essa premiação! Boa leitura

ALEXANDRE NOGUEIRA
Publicado em 26/10/2021, às 15h18 - Atualizado em 27/10/2021, às 12h03

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great-pleace-to-work - Sutterstock
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Almejar o sucesso é o sonho máximo de todos os empreendedores brasileiros. Afinal, quem não quer ver o seu projeto no topo? Ainda mais em um país tão difícil para uma empresa sobreviver como no Brasil. Assim, qualquer passo dado adiante será uma grande vitória. Apesar disso, para alcançar a excelência, não se pode dar um passo qualquer e nem crescer a qualquer custo.

Já que, comandar um negócio sem saber como pode ser um grande risco para a sobrevivência a longo prazo de sua empresa. Ainda mais tendo gestores ineficientes nos seus negócios. 

Em entrevista ao site do Conselho Regional de Administração do Espírito Santo, dada em 2020, a Administradora especialista no fomento às políticas públicas, Fabrine Schwanz, afirma que, apesar da pandemia do novo coronavírus, “uma má gestão é o fator que mais contribui para que, de fato, um negócio feche as portas”.

Além disso, aspectos como a falta de transparência na gestão e a má seleção de currículos, o que pode gerar um alto índice de turnover, resultam em desconfiança na sua empresa, o que é péssimo para todos os envolvidos no seu negócio. 

Para evitar esse cenário, existe a Great Place to Work, que é uma empresa de consultoria global que, além de ajudar organizações nessa situação, reconhece os melhores ambientes de trabalho em 109 países.

Assim, se uma empresa conquista o selo da Great Place to Work, significa, automaticamente, que ela será atrativa para atrair os melhores profissionais disponíveis no mercado. 

Não só isso, mas também será capaz de reter os melhores valores individuais, o que será para a produtividade e o lucro dessa companhia.

Mas, como conseguir esse selo? Bom, se está com dúvidas sobre como obter essa certificação e como funciona a Great Place to Work, continue a leitura deste artigo! Aproveite!

Como começou a Great Place to Work?

A Great Place to Work é uma empresa de consultoria que começou na década de 1980, através do jornalista Robert Levering, cuja maioria das reportagens estava ligada ao universo trabalhista e os seus conflitos.

Segundo o site do GPTW, o projeto começou por meio de um convite de uma editora para que criasse um livro que tratasse das melhores empresas para se trabalhar nos EUA. 

O jornalista negou o projeto, pois não haveria para ele e nem na perspectiva dos funcionários, empresas com ambientes organizacionais agradáveis e que pudessem receber esse selo.

Levering sugeriu para a editora um livro contando sobre as piores empresas para trabalhar, já que ele tinha inúmeros exemplos a partir de suas reportagens. No entanto, a editora declinou o projeto e convenceu o jornalista a reconsiderar a opção de contar sobre as melhores empresas no país norte-americano.

Após entrevistas com diferentes funcionários, Levering descobriu que havia vários deles que realmente gostavam de trabalhar e se sentiam motivados em suas empresas. 

Isso o levou à conclusão do livro e à construção da empresa de consultoria que hoje é a Great Place to Work, cujo objetivo é melhorar os resultados das empresas através de uma cultura de superação, confiança e de inovação.

O que é e como obter o selo Great Place to Work?

O selo Great Place to Work é uma marca importantíssima para atestar se uma empresa possui um ambiente organizacional positivo para os colaboradores que nela trabalham.

Ele é obtido através da jornada de certificação. Nela, a empresa deverá se inscrever no site da consultora, podendo escolher planos de acordo com o número de funcionários, ou agendar uma data para uma consultoria, caso tenha mais de 500 funcionários.

A partir disso, a empresa deverá fazer uma pesquisa interna, chamada de Trust Index. Nela, todos os colaboradores da empresa terão de responder a perguntas baseadas sobre a experiência de cada um no trabalho, em torno de 5 parâmetros fundamentais: 

Respeito: Avalia, como o próprio nome diz, a relação de respeito entre os colegas de trabalho e como cada um é valorizado no ambiente empresarial;

Credibilidade: Avalia o nível de confiança dos funcionários com os gestores e como a comunicação é feita dentro da organização;

Orgulho: Avalia o engajamento de cada colaborador com a instituição;

Imparcialidade: Avalia se os colaboradores tratam todos da mesma maneira, de maneira igualitária;

Camaradagem: Avalia o grau de companheirismo entre todos os profissionais inseridos no ambiente organizacional;

Após o fim da pesquisa, serão calculadas todas as respostas em torno da quantidade de colaboradores que a empresa tiver. Se ela tiver uma nota igual ou superior a 70, o selo é garantido por doze meses.

Por que obter o selo Great Place to Work?

A importância deste selo está na motivação que os colaboradores terão ao entregar resultados muito mais satisfatórios do que o esperado em organizações mais inferiores, com péssimas condições de trabalho.

Segundo alguns dados do site da Great Place to Work, as empresas que obtiveram este selo foram mais capazes de:

  • Obter mais riqueza: Funcionários geraram 61% de riqueza a mais para as suas instituições, com quedas nos índices de turnover voluntário;

  • Atrair mais colaboradores: As 150 melhores empresas brasileiras segundo o ranking da GPTW receberam 8,6 milhões de currículo no último ano;

  • Valorizar a marca: Na Ibovespa, essas empresas possuem ações três vezes mais rentáveis e faturam até 11 vezes mais que a média do setor em que atuam.

Desse modo, obter esse selo não é mera ostentação. É a garantia de um resultado atraente e sólido tanto para quem está dentro, quanto para quem está fora da cultura organizacional.

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