RECURSOS HUMANOS

O que é uma empresa Pet Friendly?

Saiba os benefícios de se tornar uma empresa pet friendly no Brasil

JORGE CARVALHO
Publicado em 17/02/2022, às 12h12 - Atualizado às 12h27

FacebookTwitterWhatsApp
empresa-pet-friendly - Shutterstock
empresa-pet-friendly - Shutterstock

Há um tempo atrás, ir para o trabalho acompanhado do seu animal de estimação era algo impensável. Porém, o mercado de trabalho está sempre se modernizando e agregando novas tradições.  Por isso, hoje em dia vem crescendo o número de empresas pet friendly, que permitem a presença dos animais de estimação de seus colaboradores no escritório. 

As empresas começaram a perceber as vantagens de permitir que seus funcionários levassem animais para o escritório. Essa é uma excelente forma de motivar e engajar colaboradores dentro do negócio, além de claro alegrar e descontrair o ambiente de trabalho. 

O que é pet friendly? E o que são empresas pet friendly? 

A expressão pet friendly é a junção das palavras em inglês “pet”, que significa animal de estimação e “friendly”, que significa amigável. Logo, podemos entender pet friendly como amigos de animais de estimação. 

Para entender melhor, quando uma loja, um bar ou um hotel se consideram estabelecimentos pet friendly, significa que eles aceitam a presença dos animais de estimação de seus clientes no recinto. Geralmente, estes ambientes são adaptados para receber e acomodar os animais da melhor maneira possível. 

O mesmo pode se dizer das empresas pet friendly. Estas empresas são aquelas que permitem a presença dos animais de estimação de seus colaboradores no escritório. Seja em qualquer dia da semana ou no “pet day”, dia específico para levar o animal de estimação ao trabalho, as empresas pet friendly buscam estimular a presença dos animais no recinto. 

Quais são os benefícios de se tornar uma empresa pet friendly? 

As empresas pet friendly possuem mais movimento, promovendo uma maior interação com os funcionários. Isso diminui a tensão e aumenta a produtividade no escritório. Essa é uma forma muito efetiva de impactar positivamente os colaboradores do negócio. 

Separamos abaixo uma lista com os principais benefícios de se tornar uma empresa pet friendly, confira:

Maior satisfação no trabalho

Deixar que os colaboradores levem seus pets para o trabalho, mesmo que em um único dia da semana é uma forma de aumentar a satisfação dos funcionários com o seu trabalho. Essa é uma maneira eficaz de deixar a rotina de escritório mais leve. A energia dos animais no escritório costuma ser contagiante, o que motiva ainda mais os profissionais durante o trabalho. 

Ambiente menos estressante 

A rotina de escritório pode ser bastante estressante. As responsabilidades do dia a dia acabam afetando o psicológico de todos, exacerbando o nível de estresse. Permitir a presença de pets no ambiente é uma forma de ter um gatilho anti estresse no ambiente. 

Para se ter ideia, um estudo da Universidade de Plymouth, na Inglaterra, aponta que basta a presença de um aquário no local de trabalho para diminuir os níveis de estresse e ansiedade dos funcionários.

 Mais integração da equipe e melhora da saúde física e mental dos colaboradores 

Uma empresa pet friendly também consegue engajar colaboradores, fazendo com que eles interajam mais entre si e tenham mais qualidade de vida no horário de trabalho. 

Uma pesquisa do Banfield Pet Hospital, um dos principais hospitais de veterinários dos Estados Unidos, entrevistou 1.200 funcionários e gerentes de RH (recursos humanos) e chegou a conclusão que a presença de animais de estimação melhora as relações de trabalho, facilita o equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, além de aumentar a produtividade. 

Passa uma boa imagem para os clientes 

Além dos benefícios internos, se tornar uma empresa pet friendly pode significar novos negócios e maior credibilidade no mercado. As empresas pet friendly são bem-vistas pelo mercado e pelos clientes, que ganham mais confiança para comprar e fazer negócios com empresas que mostram maior preocupação com o bem-estar e a qualidade de vida de seus colaboradores. 

Como se tornar uma empresa pet friendly?

Não basta apenas permitir a presença de animais de estimação no escritório, é preciso preparar o ambiente para recebê-los da melhor forma possível. Por isso, o primeiro passo é avaliar o espaço físico do escritório. Assim, é possível ter uma noção de se é possível receber pets com o maior conforto possível. 

 O segundo passo é adaptar o ambiente para receber os animais. É importante contar com o auxílio de pessoas que convivem com pets para eliminar do ambiente objetos e partes do ambiente que representem risco aos animais como janelas baixas e sem proteção e cabos de energia expostos. 

Outro ponto é pensar em determinar um espaço exclusivo para que os pets possam passar o dia no escritório. Esse espaço deve contar a empresa de camas para animais, potes de água e comida, e claro, brinquedos para que eles possam ficar à vontade e se divertir enquanto seus donos trabalham. 

Por fim, também será importante criar regras de convivência para determinar o pet day ou um revezamento entre os colaboradores. Também é fundamental garantir a presença de animais que estejam com a saúde em dia e bem cuidados. 

Se tornar uma empresa pet friendly é um ato de carinho para com os animais e com os funcionários. Ao contrário do que muitos podem pensar, a presença dos pets no ambiente traz alegria, produtividade, bem-estar e não atrapalha o ritmo de trabalho. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!