RECURSOS HUMANOS

O selo GPTW é pago ou conquistado? Tire suas dúvidas!

Ser uma empresa certificada é importante para a marca, mas diversas são as dúvidas quando se fala sobre o tema

AMANDA BARBOSA
Publicado em 23/12/2021, às 12h35 - Atualizado às 15h15

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great-place-to-work - Shutterstock
great-place-to-work - Shutterstock

O selo Great Place to Work (ótimo lugar para trabalhar, na tradução) é um reconhecimento para as empresas e dá um grande peso para a marca empregadora. Porém, existe grande discussão se esse selo é de fato conquistado ou se é comprado e esse é motivo de dúvidas para empregadores e empregadores.

A certificação foi criada nos anos 80 e está presente em mais de 53 países avaliando quesitos de um negócio como benefícios, autonomia, clima organizacional, gestão, remuneração, orgulho de fazer parte do negócio, entre outros. Você sabe como funciona o GPTW? Fique por dentro desse selo!

O que é uma empresa que tem o selo GPTW?

O Great Place to Work (GPTW) é uma empresa global que realiza consultorias para organizações que buscam melhores resultados e que entendem a importância de ter seus colaboradores no centro do negócio. Sendo assim, o foco do selo está na cultura de confiança, alto desempenho e inovação.

Ser uma empresa que tem o selo GPTW significa que seus funcionários admiram e reconhecem positivamente o clima organizacional, a autonomia, a remuneração, a transparência, a imparcialidade, credibilidade e outros fatores promovidos (e de responsabilidade) pela empresa.

No Brasil, as empresas são classificadas em cerca de 40 rankings, indicando os melhores locais para trabalhar nas categorias nacional, regional, estadual, setor e temática (melhores empresas para mulheres, PCDs, LGBTQI+, etc.).

Como ser uma empresa GPTW?

Para ser certificada como GPTW uma empresa precisa alcançar média 70 a partir de um questionário da consultoria aplicado a todos os colaboradores da empresa.

A nota é composta por duas pesquisas: a de 5 dimensões, que é responsável por 67% da nota, e a de cultura, responsável por 33%. Na chamada pesquisa Trust Index são envolvidas 5 dimensões para avaliar a experiência do colaborador. São elas:

Credibilidade

Nesse ponto é avaliada a confiança que os profissionais sentem em seus gestores e o quanto esses passam credibilidade por meio da comunicação, competência e integridade.

Dentro dessa sessão se avaliam a comunicação interna, coordenação, supervisão e visão dos gestores e honestidade e confiabilidade que os gestores transmitem para os colaboradores e clientes da empresa.

Respeito

Nessa dimensão é avaliado o quanto os colaboradores se sentem respeitados pelos seus líderes, levando em consideração valorização profissional, colaboração e consideração.

Imparcialidade

Aqui a principal métrica é a justiça dos líderes. Os profissionais avaliam se o reconhecimento, promoções, pagamentos, tratamentos, entre outros, são feitos de uma forma igualitária e imparcial pelos gestores para todos.

Orgulho

É avaliado o sentimento que os colaboradores têm diante da sua função no negócio, da sua equipe e do ambiente que está inserido.

Camaradagem

Esse quesito avalia o companheirismo dentro do negócio por meio da proximidade entre colaboradores e seus líderes, a hospitalidade do ambiente empresarial e o senso de comunidade criado entre as áreas.

Além das cinco dimensões é feita a pesquisa Culture Audit, que avalia as práticas e políticas implementadas nos negócios pelos líderes para os colaboradores. São avaliados os critérios de autonomia para os colaboradores, benefícios, salários, abertura para inovação e oportunidade de crescimento.

É preciso comprar o selo GPTW?

Essa é uma dúvida comum em muitas empresas que se interessam por esse programa, e afinal, é preciso pagar ou não pelo selo?

A certificadora GPTW deixa claro e reforça que as posições no ranking não estão à venda e a composição da lista das melhores empresas baseia-se única e exclusivamente na média ponderada da pesquisa com funcionários, perguntas abertas da pesquisa e práticas culturais.

Porém, para participar da pesquisa é preciso fazer parte do Programa de Certificação e esse sim é cobrado para que a empresa utilize a ferramenta online de clima organizacional.

É importante ressaltar que fazer parte da pesquisa não garante o recebimento do selo, afinal, existe uma nota mínima para que ele seja uma empresa GPTW.

O Programa de Certificação acontece com diferentes fases:

  • Primeira fase: A primeira fase consiste na certificação, para obtê-la a empresa precisa se inscrever em um dos planos e passar por todas as etapas da pesquisa com os funcionários.

  • Segunda fase: Após ser certificada, a empresa tem 30 dias para fornecer dados para o programa, detalhes sobre o perfil, suas culturas e práticas.

  • Terceira fase: As práticas da sua empresa passam por uma avaliação

  • Quarta fase: Essa é a última fase do programa e as empresas aptas podem participar da premiação, além de ganhar o selo de Great Place to Work para sua empresa.

Tanto o selo da certificação quanto o posicionamento do ranking valem pelo período de 12 meses. Ou seja, após receber o selo do Programa de Certificação, a sua empresa pode utilizar esse reconhecimento por um ano, após esse período, é necessário passar por uma nova avaliação para renovar o selo.

Você já sabia como funcionava o processo para ser GPTW? Aproveite que sabe mais sobre ele e invista em suas pessoas e cultura para ser certificado!

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