COMPORTAMENTO

Positividade tóxica: como este fator pode interferir no nosso dia a dia

Nem sempre a positividade faz bem para as pessoas e é preciso entender todas as emoções

AMANDA BARBOSA
Publicado em 26/10/2021, às 14h43 - Atualizado em 27/10/2021, às 09h29

FacebookTwitterWhatsApp
Shutterstock
Shutterstock

Uma empresa conta com diversos setores importantes para pessoas, processos e negócios e um RH estratégico faz toda a diferença para o cuidado com os colaboradores, parte tão importante do negócio.

Um dos grandes temas que devem ser ponto de atenção sobre os colaboradores é a saúde mental, principalmente em um momento tão difícil no Brasil e no mundo, com sérios problemas individuais e coletivos.

Pode parecer contraditório ao falar de saúde mental, mas nem sempre a positividade é um bom negócio e ela pode ser tóxica para as pessoas, seja em seu ambiente pessoal, profissional e familiar.

Você sabe como a positividade tóxica pode ser negativa e interferir no seu dia a dia? Saiba mais sobre ela e evite cair nessa armadilha!

A positividade tóxica

Para o autor americano Mark Manson, “evitar o sofrimento é uma forma de sofrimento e qualquer tentativa de escapar da falha”. E é nisso que consiste a positividade tóxica, a forma de impor a si próprio ou ao outro uma atitude falsamente positiva, generalizando o estado feliz ou otimista de qualquer situação.

Nem sempre pensar positivo ou olhar pelo lado positivo é o mais importante a se fazer e aceitar os pontos negativos e as derrotas da vida é também importante para o crescimento.

Isso não quer dizer que ser positivo não é bom, afinal, não se deve focar apenas no negativo de cada situação. Porém, é preciso ter cuidado com a linha tênue entre ser positivo e “florear” demais todas as situações e fingir que não existe o lado negativo, faz sentido?

Ao evitarmos completamente todas as coisas negativas, sem querer lidar com os problemas por completo, os sentimentos se acumulam. Quando algo negativo acontece em nossas vidas, é preciso trabalhar e enfrentar isso, em vez de apenas colocar de lado e tentar ser feliz.

Especialistas afirmam que esse tipo de pensamento e atitude não prejudica apenas quem passa por isso, mas também aqueles que convivem com esse que são “positivos” a todo tempo.

Como a positividade tóxica afeta as pessoas?

Bloquear ou ignorar emoções "negativas" pode ter graves consequências para a saúde, afinal, todas as emoções reprimidas são somadas e expressas através do corpo e, se elas não são colocadas em palavras e sentimentos para fora, muitas vezes elas aparecem na forma de doença.

De acordo com terapeutas, quando ignoramos nossas emoções negativas, o corpo aumenta o volume para chamar a atenção para esse problema. Suprimir as emoções esgota as pessoas mental e fisicamente e isso não é saudável e não é sustentável a longo prazo.

Outra consequência importante e negativa é que, quando as pessoas se concentram apenas nas emoções positivas, elas obtêm uma visão mais ingênua ou infantil do mundo, não se preparando para as vulnerabilidades e momentos negativos que são inevitáveis ao longo do percurso.

É muito bom pensar que tudo vai dar certo, porém, nem sempre o processo é agradável e é preciso estar preparado para isso.

As redes sociais e a positividade tóxica

Vale dizer que as redes sociais interferem e influenciam – e muito – para a positividade tóxica na vida das pessoas. Nas redes todas as pessoas são felizes, bonitas e sem problemas, não é mesmo?

Isso faz muito mal para aqueles que seguem esse tipo de conteúdo e não sabem diferenciar o real do imaginário. É preciso entender que os filtros nas redes são enormes e aquela não é de fato a vida real.

Mesmo que o mundo pareça ser perfeito através das lentes, todas as pessoas têm problemas e é natural que elas não exponham sobre elas, certo? Porém, isso é desgastante, não é real e faz mal para as pessoas.

Justamente por isso que crescem os movimentos de honestidade sobre as vulnerabilidades, corpos e rostos reais para que as pessoas se reconheçam naqueles que seguem e que acompanham.

O mundo ideal, em termos gerais, é aceitar as emoções ao invés de suprimir aquelas que fazem mal. Não se trata de não ser positivo, mas de validar como nos sentimos a cada momento mesmo quando não estamos bem.

Como você tem olhado os momentos positivos e também negativos em suas vidas? Lembre-se que não se trata do copo meio cheio ou meio vazio, mas sim de olhar e entender todas suas emoções! 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!