A maior parte dos trabalhadores passou a cumprir suas funções de casa no regime home office. E em meio a essa mudança brusca e repentina como continuar cuidando da saúde dos colaboradores que agora estão trabalhando de casa? 

É preciso organizar um negócio e focar nos benefícios da empresa para monitorar a saúde dos colaboradores e ajudá-los a passar por esse momento. A ideia não é apenas focar em produtividade e comprometimento, mas promover ações que aumentem o bem-estar e o equilíbrio emocional dos profissionais. 

Se antes da pandemia, as empresas já precisavam adotar medidas para criar um ambiente de trabalho agradável, agora mais do que nunca é preciso investir nisto. Alguns benefícios como equipamentos para realização do trabalho, manter a interação como os profissionais, dar uma ajuda financeira extra e oferecer apoio médico é importante durante o período. 

A ajuda psicológica também é necessária durante o período. A saúde mental pode ser a mais afetada por conta dessa mudança brusca. Só no Brasil, existem cerca de 18 milhões de pessoas que sofrem de ansiedade, segundo dados da OMS (Organização Mundial da Saúde), o que aponta que é preciso adotar ações para evitar um crescimento deste e de outros transtornos. 

Confira abaixo as nossas dicas para monitorar a saúde dos colaboradores durante a quarentena:

Mantenha um contato ativo com os colaboradores 

É importante adotar medidas para acompanhar ativamente a saúde dos colaboradores em casa. E para isso, é preciso ir além das interações de trabalho. Além de manter o contato para monitorar a produtividade e o desempenho das ações realizadas pelos colaboradores, busque tirar um tempo para perguntar a eles como está sendo o dia a dia durante a quarentena.

A intenção é buscar entender como os colaboradores estão se comportando durante o período. Para isso, traga perguntas que abordem temas sobre os cuidados com a saúde mental e com a COVID-19. É possível fazer isto por meio de mensagens via aplicativos por WhatsApp ou meio por videoconferência através de serviços como o Skype ou Zoom. 

Uma dica para otimizar ainda mais essa relação durante a quarentena é tirar um tempo das reuniões virtuais para que os colaboradores conversem entre si, deem dicas uns aos outros e falem de suas dificuldades. Assim, uma empresa pode mapear as principais ações que precisa tomar para atender a todos os colaboradores. 

Invista em telemedicina 

As consultas virtuais, conhecidas como telemedicina, são muito importantes durante este período. Com restrições por conta do isolamento social e também pelo medo da contaminação de coronavírus, investir em telemedicina é fundamental para ajudar colaboradores a manterem a saúde em dia. 

Muitos colaboradores provavelmente precisarão de algum tipo de atendimento. Muitas vezes, os profissionais precisarão apenas de uma orientação simples, realizar uma consulta de rotina ou conseguir uma receita. Por isso, as empresas podem investir nisso para mostrar aos profissionais que eles estão seguros. 

Reformule sua lista de benefícios para o regime home office 

Cada empresa possui sua própria política de benefícios, mas é preciso entender que com a quarentena muita coisa mudou. Então, é preciso adaptar os benefícios oferecidos para os colaboradores. Dessa maneira, é preciso deixar claro para os profissionais quais são os benefícios que continuam, os que ficaram suspensos neste momento ou como estes serão substituídos. 

Deixar bem claro, por exemplo, que o convênio médico oferecido pela empresa agora também possui serviços de telemedicina ou que a empresa complementou os benefícios médicos com um novo recurso de consultas virtuais, por exemplo. 

Adotar uma política de folga remunerada também pode ser uma boa durante esse período. E realizar eventos focados em saúde mental e relaxamento como aulas de yoga online também são excelentes benefícios para este período. 

Incentive o bate-papo entre os colaboradores 

No dia a dia de trabalho, as conversas durante as pausas no trabalho são bastante comuns. Isso faz parte da rotina e ajuda a estreitar os laços entre os profissionais e a tornar o ambiente mais agradável. E algo que pode acontecer com o trabalho em home office é a solidão, a falta desses momentos da rotina pode atrapalhar a produtividade dos profissionais. 

Para resolver isto promova eventos online que incentivem o bate-papo entre os colaboradores. Isso é fundamental para que eles continuem conectados e mantendo o assunto em dia, mesmo que estejam trabalhando de casa. 

A dica é promover eventos por meio de videoconferência com o intuito de ajudá-los a socializar entre si. Dessa forma é possível substituir a pausa do café por uma pausa na reunião para facilitar sobre as principais notícias do dia ou filme que vai passar mais tarde, por exemplo. Esses momentos de descontração também são fundamentais para melhorar a rotina de trabalho. 

Assim é possível aproximar a rotina do home office da rotina de trabalho presencial. Não parece no primeiro momento, mas não poder estar presente com os demais colegas de trabalho pode ser um choque para muitos profissionais. Então, utilizar a internet para manter todos próximos de uma outra forma é fundamental nesse período.