RECURSOS HUMANOS

Sistemas de controle de ponto eletrônico são confiáveis?

Saiba como funciona e os motivos para apostar no sistema de controle de ponto eletrônico para turbinar a sua empresa.

ALEXANDRE NOGUEIRA
Publicado em 23/02/2022, às 18h57 - Atualizado em 24/02/2022, às 11h46

FacebookTwitterWhatsApp
sistema-de-ponto-eletronico - Shutterstock
sistema-de-ponto-eletronico - Shutterstock

Você já deve ter visto ou ainda ouvir falar dos pontos eletrônicos que costumam ficar na entrada das empresas para controlar a entrada e saída dos colaboradores, certo? 

Bom, pois saiba que aquela tecnologia, que começou marcada com o uso do falho cartão magnético, evoluiu muito nos últimos anos. 

Da mesma forma que sua evolução foi bastante intensa, também cresceu a desconfiança. Afinal, os sistemas de controle de ponto eletrônico são confiáveis? Saindo daquele modelo já arcaico de cartão até chegarmos aos sistemas online, percebemos o quanto a tecnologia mudou nas empresas e o quanto ela se tornou mais sólida.

Com isso, ficam os questionamentos, principalmente porque o sistema é necessário para contar horas e estar ancorado à lei. 

Portanto, é fundamental que o sistema de controle de ponto eletrônico seja profundamente conhecido pelo setor de gestão.

Opções não faltam no mercado, por isso é interessante escolher sempre o que atende melhor às expectativas da empresa. 

Vamos entender um pouco mais sobre estes sistemas de controle de ponto eletrônico e compreender os motivos que o levam a serem confiáveis para utilizar no dia a dia? Aproveite e boa leitura!

Como funciona o sistema de controle de ponto eletrônico?

Basicamente, o sistema de controle de ponto eletrônico é um conjunto de dados que registra as horas trabalhadas de cada colaborador por meio de um sistema informatizado. 
Existem diversos aparelhos utilizados pelo mercado, que podem ter como registros um cartão de acesso, senha, biometria ou mesmo reconhecimento facial. 

Dessa maneira, o sistema de controle de ponto eletrônico registra os dados e os armazena para o controle do setor de gestão das empresas. Esta, por sua vez, tem por função realizar a gerência do ponto, estabelecendo as determinadas jornadas de trabalho a cada colaborador. 

Para garantir maior segurança e efetividade em seus registros, as empresas de todos os segmentos têm buscado por aparelhos tecnológicos e modernos, pois são tidos como muito mais confiáveis pelo setor de gestão. 

Como é feito o controle de sistema de ponto eletrônico? 

Na grande maioria dos sistemas de ponto eletrônico, inicialmente, o colaborador ficava em posse de um cartão magnético. Com este, ele passava através de um sistema fixado na entrada da empresa, no qual as informações seriam identificadas e armazenadas. 

A desconfiança sob o sistema se deu por questões de fraude, uma vez que não havia qualquer controle sobre quem utilizava o cartão pertencente ao colaborador. 

Dessa maneira, no início dos pontos eletrônicos, qualquer pessoa, em posse do cartão magnético, poderia fazer o registro. 

Além disso, à época, com a inserção dos pontos eletrônicos sob cartões magnéticos, havia o desleixo com o material cedido pela empresa. Isso porque a perda dos cartões magnéticos tornou-se cada vez mais um estorvo e os gastos com manutenção dos aparelhos só aumentava. 

A modernização chegou rápido ao sistema de controle de ponto eletrônico. Com a desaprovação e falta de confiabilidade nos cartões magnéticos, chegou a vez da biometria e do reconhecimento facial entrarem em jogo, o que tornou o sistema muito mais confiável. 

Quais as vantagens de utilizar o sistema de ponto eletrônico?

Entre as grandes vantagens de se usar o sistema de controle por ponto eletrônico envolve a sua segurança. A veracidade dos dados e das informações ali contidas é feita eletronicamente, guardados em memória e sem a possibilidade de alteração. 

Dessa maneira, embora a empresa faça a correção de dados por alguma eventualidade, as informações originais permanecem no sistema, com caráter de edição e dentro de uma memória específica.  

Além da veracidade das informações e da segurança proposta por este sistema, há ainda o caráter facilitador. Não há necessidade de preenchimento manual ou ainda uso de planilhas. Basta utilizar a biometria ou o reconhecimento facial e todos os dados já estarão ao alcance em um clique. 

Sendo exportados em forma digital, reduz-se o tempo para fechamento do ponto e, além disso, diminui a necessidade do retrabalho. Com o fácil manuseio, o sistema garantirá todas as informações necessárias de forma rápida e otimizada.

Por fim, a segurança dos dados é importantíssima! Afinal, são os dados pessoais do colaborador que estão em risco. 

Com sistemas ainda manuais e arcaicos eles ficam sob risco. No entanto, com o ponto eletrônico, as marcações evitam rasuras, roubos ou fraudes, sobretudo com a modernização do sistema como um todo.

Afinal, o sistema de controle de ponto eletrônico é confiável? 

O sistema não é só muito confiável e utilizado por grandes empresas, como também o mais seguro do mercado. 

A segurança e a praticidade que envolvem o sistema de controle de ponto eletrônico não é percebido no manual e no mecânico, que possuem muitas brechas, sejam para fraudes, sejam para erros na administração.

Portanto, investir em um sistema de controle de ponto eletrônico garante segurança ao colaborador e para a empresa. Seja para os dados, seja para o controle, o ponto eletrônico é otimizado e alinhado às expectativas do mercado. 

Além disso, o sistema também pode ser online, o que gera mais facilidade para o controle do setor de gestão. Ainda mais moderno, ele independe de aparelhos à parte acoplados à empresa, permitindo o uso de smartphones e tablets para o registro.

Dessa maneira, salvando-se na nuvem ou no sistema à parte, a segurança e a confiabilidade são maiores, pois evita-se a fraude e facilita no controle de ponto eletrônico por parte da empresa e do seu colaborador.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!