GRAVE

Pombo morto é encontrado em caixa d’água de escola em Cubatão

Unidade de ensino em Cubatão anunciou providências; “Minhas filhas ficaram ruins”, diz mãe de duas meninas que merendaram achocolatado dias antes

Redação
Publicado em 30/08/2023, às 15h06

FacebookTwitterWhatsApp
Forte odor na água levantou suspeitas - Imagem: Reprodução
Forte odor na água levantou suspeitas - Imagem: Reprodução

Dias após os alunos beberem achocolatado e se refrescarem com um banho de mangueira, um pombo morto em decomposição foi encontrado na caixa d’água de uma escola em Cubatão na Baixada Santista. Em um comunicado nas mídias sociais, a UME João Ramalho disse que “um forte odor na água” levantou suspeitas na tarde de segunda-feira (28) e, descoberto o animal morto na caixa d’água, rapidamente adotou providências, como a interdição do prédio. 

A água da caixa abastece a cozinha e o prédio administrativo, informou a escola no mesmo comunicado. A mãe de duas alunas, que preferiu não se identificar, disse que dias antes um achocolatado foi servido na merenda e suas filhas passaram mal. “Tenho duas meninas, de 6 e de 9 anos, na escola. As minhas filhas ficaram ruins uns dias, com vômito, mas a gente não sabia o que era. Agora elas estão bem, mas elas tiveram vômitos e a mais nova está com bastante tosse há alguns dias. Levei ao médico”.

No calor atípico da semana passada, parte dos cerca de 500 alunos da escola se banharam em um mangueiraço. “Hoje, só precisamos de um pouco de água e um dia de sol, mas com certeza criamos boas memórias para nossas crianças”, disse a UME João Ramalho em um álbum divulgado no Facebook com as crianças se divertindo durante o banho.

Segundo informações do Ministério da Saúde, o pombo, em especial seus dejetos, é vetor de doenças potencialmente graves. Além de meningite, a ingestão de alimentos contaminados pelas fezes da ave pode provocar salmonelose e ornitose, doenças bacterianas. Fungos nos excrementos também podem causar criptococose e histoplasmose.

Procurada, a prefeitura de Cubatão argumentou que "não há confirmação de que um animal morto tenha sido encontrado dentro da caixa dágua da escola" e uma equipe de manutenção realizou a substituição da caixa dágua por outra mais resistente, feita de polietireno com vedação por rosca. As aulas, disse a prefeitura, foram suspensas por precaução. 

Questionada, a gestão municipal de Cubatão não respondeu qual foi o cardápio dos últimos dias na escola e se a água do banho de mangueira dos alunos era da caixa d’água onde foi encontrada a ave em decomposição.

Aulas suspensas

Via mídias sociais, a escola informou que a caixa d'água estava parcialmente descoberta provavelmente por causa de uma ventania recente. “Imediatamente solicitamos a interdição do prédio, foi oferecido aos alunos lanche seco e suco de caixinha. A água do bebedouro e banheiro dos alunos vem de outra caixa, que estava limpa”, disse a UME João Ramalho.

A unidade de ensino também informou que  Secretaria de Educação vistoriou a escola e vai trocar as caixas d’água e desinfetar o encanamento. As aulas estão suspensas até amanhã.

Infestação de ratos na mesma escola

Por meio de nota, o Sindicato dos Professores de Cubatão (SindPMC) disse que a mesma escola foi infestada por ratos recentemente e criticou a gestão municipal da Educação. “A situação revela a falta de manutenção e de vistoria não só nesta como em outras escolas”.

O sindicato acrescentou que vai entrar com uma representação no Ministério Público, “denunciando a precarização das condições de trabalho para os professores e das condições de aprendizagem para os alunos, que ficam expostos a todo tipo de risco à saúde”.

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!