BERTIOGA

Prêmio Atitude Ambiental 2020 é realizado em novo formato

A pandemia de covid-19 fez com que a organização adotasse medidas para manter a premiação, que passou por adaptações

Da redação
Publicado em 08/12/2020, às 18h13 - Atualizado às 18h14

FacebookTwitterWhatsApp
A apresentação dos trabalhos inscritos será realizada nas dependências das escolas nos dias 13 e 14 de setembro - Divulgação/Arquivo Sobloco
A apresentação dos trabalhos inscritos será realizada nas dependências das escolas nos dias 13 e 14 de setembro - Divulgação/Arquivo Sobloco

O Prêmio Atitude Ambiental, concurso promovido pelo Programa Clorofila de Educação Ambiental, com apoio da Sobloco Construtora, chega a sua 28ª edição com um formato especial. A pandemia de covid-19 fez com que a organização adotasse medidas para manter a premiação, com as devidas adaptações, sempre em busca do desenvolvimento da reflexão entre os estudantes sobre a relação do homem com a natureza, a valorização das relações humanas e ampliação da consciência de coletividade.

Participe dos nossos grupos ➤ http://bit.ly/LITORALNORTEINFO Informe-se, denuncie!

A premiação, que reúne as escolas de Bertioga, destina-se a todos os estudantes das escolas parceiras do Programa Clorofila pertencentes ao Ensino Fundamental I, Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Ao contrário dos anos anteriores, a participação seguirá um modelo adaptado, em que um docente assumirá o comando do trabalho para o concurso e desenvolverá o trabalho com os estudantes.

"O Prêmio Atitude Ambiental é muito aguardado pelas escolas da cidade", comenta Cristina Pires, coordenadora do Programa Clorofila Ambiental. "Mesmo com a pandemia, não podíamos deixar de realizá-lo, por isso adotamos a premiação de forma que pudéssemos manter as atividades, mas com respeito às normas sanitárias e de saúde", completa.

Devido ao cenário atual, o tema deste ano é "O que a pandemia nos ensinou?". Das 24 escolas da cidade que participam do Programa Clorofila de Educação Ambiental, 10 se inscreveram, sendo duas estaduais, duas privadas e seis municipais. Elas são: EM Hilda Strenger Ribeiro, EM Gov. Mário Covas Jr., EM José Inácio Hora, EM José Ermírio de Moraes Filho, EM Profa. Cristina dos Santos, EM José de Oliveira Santos, EE Ma. Celeste Pereira Leite, EEI Texeruba ‘e’ kua i, Colégio Objetivo e Colégio Metodista.

"A pandemia está diretamente relacionada com a forma como vivemos. Por isso, quando pedimos essa reflexão não queremos falar sobre a doença, mas sobre o que ela ensinou e as mudanças que teremos que aprender", contextualiza Beatriz Pereira de Almeida, diretora do programa Clorofila de Educação Ambiental.

Por isso, o concurso deste ano espera que os trabalhos abordem a relação do homem com o meio ambiente, utilizando para isso os conceitos trabalhados pelo programa Clorofila, como: a proteção dos ciclos de todas as formas de vida; o respeito e o cuidado com a água, as plantas, os animais; a importância da alimentação saudável; a cooperação e a solidariedade entre as pessoas; a valorização das relações familiares e das amizades; e, o mais importante: o que tudo isso tem a ver com a pandemia e o isolamento que estamos vivendo hoje?

Os três projetos vencedores serão anunciados no dia 17 de dezembro.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!