Corrida contra o tempo

Cartório Eleitoral de Caraguatatuba terá plantão para regularização do título de eleitor

Prazo para regularização do título eleitoral termina dia 8 de maio; eleitor que não estiver em dia com a Justiça Eleitoral não poderá votar em outubro

Estéfani Braz
Publicado em 30/04/2024, às 21h00 - Atualizado em 01/05/2024, às 10h47

FacebookTwitterWhatsApp
Prazo para regularização junto à Justiça Eleitoral termina em 8 de maio - Divulgação/TSE
Prazo para regularização junto à Justiça Eleitoral termina em 8 de maio - Divulgação/TSE

O prazo para quem precisar tirar ou regularizar o título de eleitor chega ao fim na próxima quarta-feira (8). Por isso, quem ainda não buscou o serviço poderá ser atendido pelo cartório eleitoral de Caraguatatuba, no litoral norte, que funcionará em sistema de plantão, das 11 horas da manhã às cinco horas da tarde, nesta quarta-feira (1º). Além disso, sábado (4) e domingo (5), também haverá atendimento. O serviço será realizado por ordem de chegada e não é necessário o agendamento prévio. 

O atendimento será estendido entre os dias 2,3, 6, 7 e 8 de maio, das 9h às 17h. A regularização da situação cadastral junto à Justiça Eleitoral pode ser feita ainda pelo autoatendimento, pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), para eleitores com a biometria cadastrada. 

Faça parte do nosso canal, acesse aqui.

Quem não tem a biometria cadastrada na Justiça Eleitoral não pode utilizar os serviços do título net. Nestes casos, o atendimento ocorre exclusivamente de forma presencial. O cadastro eleitoral será fechado após o dia 8 de maio, para organização das eleições para prefeito e vereadores, que acontecerá em 6 de outubro. O eleitor pode saber se está em dia com a Justiça Eleitoral no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na aba 'Situação Eleitoral', após digitar o número do título, CPF ou nome. Os jovens que completarem 16 anos até a data do pleito podem tirar o título.  O voto é obrigatório para todos os brasileiros, entre 18 e 70 anos, e facultativo para jovens de 16 e 17 anos, analfabetos e idosos com mais de 70 anos.

De acordo com a prefeitura de Caraguatatuba, até o momento, a cidade conta com 510 eleitores alistados com 16 anos completos e 17 anos de idade. A cidade ainda possui 6.573 eleitores com idades entre 70 e 79 anos e 1.356, acima de 79 anos.  Atualmente, o município totaliza 100.844 eleitores. Desse montante, 89.331 eleitores possuem a biometria cadastrada e 11.513,  sem biometria.

O Cartório Eleitoral de Caraguatatuba fica na avenida Brasil 775, no Sumaré (próximo ao Fórum de Caraguatatuba). O atendimento presencial ao público é de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.  Mais informações pelo telefone (12) 3882 1398.

Biometria

Vale lembrar que os eleitores que não fizeram a biometria, mas têm situação eleitoral regular, poderão votar normalmente. A biometria é necessária apenas para a conclusão das operações de alteração no cadastro e de novos alistamentos. Portanto, os jovens que vão tirar o título devem comparecer ao cartório para a coleta.  Dúvidas sobre emissão do título eleitoral, biometria, cancelamento e outras relacionadas à situação eleitoral podem ser esclarecidas pelo atendimento telefônico ao eleitor do TRE/SP, no número 148.

Documentação

Os documentos necessários para o atendimento presencial ou on-line da Justiça Eleitoral, são os seguintes:

  • Documento oficial de identidade com foto (frente e verso);
  • Comprovante de residência emitido há no mínimo 3 meses e no máximo 12 meses;
  • Comprovante de pagamento de débito com a Justiça Eleitoral (caso haja); 
  • No caso dos homens nascidos em 2005, também é preciso apresentar comprovante de quitação do serviço militar.

*Com informações da prefeitura de Caraguatatuba.

Estéfani Braz

Estéfani Braz

Formada em Comunicação Social na Faculdades Integradas Teresa D'Ávila

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!