AÇÃO DE CIDADANIA

Cartório Eleitoral regulariza título de eleitores na faixa norte de Bertioga

Ação no bairro Boraceia ocorre em três dias, no início de abril; mais de 10% do eleitorado da cidade têm pendências no título eleitoral

Redação
Publicado em 18/03/2024, às 12h04 - Atualizado às 13h13

FacebookTwitterWhatsApp
Espaço cidadão Boraceia recebe ação de cidadania - Imagem: Reprodução / João Cézar Pereira
Espaço cidadão Boraceia recebe ação de cidadania - Imagem: Reprodução / João Cézar Pereira

Moradores da região norte de Bertioga, no litoral de São Paulo, com pendências no título eleitoral, poderão regularizar o documento em uma ação de cidadania, anunciou nesta segunda-feira (18), a Zona Eleitoral de Santos.

A ação está programada para os dias 2, 3 e 4 de abril, das 10h às 16h, no Espaço-Cidadão Boraceia, na rua José Costa, 138. O bairro Boraceia fica na faixa norte de Bertioga, a cerca de 30km da região central da cidade. Bertioga, por sua vez, fica a 100km de São Paulo, capital. De acordo com a Justiça Eleitoral, o prazo nacional para eleitores resolverem pendências e se habilitarem, para votar nas eleições municipais de outubro, vai até 8 de maio,  em menos de dois meses.

A Zona Eleitoral de Santos disse que a ação no bairro afastado da região central de Bertioga busca regularizar “de maneira prática e rápida” os títulos de eleitores que estejam cancelados, com dados desatualizados ou com pendências de multa, bem como realizar transferências de domicílio eleitoral e alistamentos, para quem votará pela primeira vez.

Além de impedir o eleitor de votar, a Zona Eleitoral enfatizou que o cancelamento do título também não permite ao cidadão de tomar posse em concurso público, obter passaporte ou CPF, renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial, obter empréstimos em estabelecimentos de crédito mantidos pelo governo e participar de concorrência pública.

Mais de 250 mil eleitores do litoral de SP têm pendências no título

Apuração do Portal Costa Norte, com base em dados da Justiça Eleitoral, mostrou que, em todo o litoral paulista, 20, em cada 100 dos 1,9 milhão de eleitores, estão com título cancelado ou suspenso e não votariam se a disputa eleitoral de outubro fosse agora.

Em contrapartida, entre as cidades do litoral paulista, Bertioga reúne a menor quantidade proporcional de eleitores com impedimentos no título. O número de eleitores com pendências na cidade corresponde à metade da média do litoral e quase um terço da de outras cidades,  mas ainda é superior a 10% do eleitorado do município. 

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!