2011

20 anos em Bertioga

Ao comemorar duas décadas de atuação em Bertioga,Colégio Metodista leva para o desfile de aniversário da cidade,um tema comum no dia a dia de seus alunos.

Da Redação
Publicado em 09/04/2019, às 08h49 - Atualizado em 26/08/2020, às 22h06

FacebookTwitterWhatsApp
Arquivo JCN
Arquivo JCN

O colégio desenvolve pensamento crítico e questionamento no aprendizado dos alunos.

“Educar em sustentabilidade: 20 anos Bertioga e Colégio Metodista”, este é o tema a ser apresentado no desfile da cidade, neste dia 19 de maio, pelos alunos de um dos colégios mais tradicionais do município, que completa duas décadas,juntamente com a cidade.

Imagem acervo site

Mais que um termo casual, o Colégio Metodista introduz a sustentabilidade no diaa dia de seus alunos, por meio de uma educação para a vida. “Para nós, quando estamos no ato de ensinar e aprender, é importante que os alunos entendam o que é sustentabilidade a partir dos conteúdos.Não só entendam, mas vivenciem. Proporcionamos uma ligação entre teoria e prática”,afirma a diretora Horizontina Mello Canfield.

De acordo com a diretora, o colégio trabalha atualmente com “três grandes objetivos na área da sustentabilidade”.São eles: implantação de políticas ambientais no espaço físico do colégio;reorganização da matriz curricular e projetos como prática experimental, participativa e multidisciplinar; motivação da escola por uma consciência crítica de que educar para uma sociedade democrática e humana exige atitudes como:responsabilidade, respeito e comprometimento com ideais éticos e morais para construções coletivas.

Imagem acervo site

Esses objetivos permeiam projetos que aglutinam várias disciplinas. A exemplo do“Projeto de Vida Saudável”, que engloba aulas de Educação Física,Biologia,Química,Português, além de abordar temas ligados a os alimentos que os alunos consomem.

Horizontina explica: “Quando o professor lida com temas como a poluição do ar e as consequências para uma vida saudável, com certeza terá que abordar doenças como asma e rinite, comum a alguns alunos. Ou seja, a intenção é trazer para o cotidiano do estudante estas questões à primeira vista intangíveis”.

Imagem acervo site

Nessa visão pedagógica para uma vida sustentável, o conteúdo escolar propõe romper com a educação tradicional,pois envolve a aprendizagem por meio de processos reais, com a motivação de alunos e pais. “Ao invés de informações pré-determinadas, desenvolvemos pensamento crítico e questionamento, já que aprender envolve construção de significado”, afirma a diretora.

Horizontina reforça que “o colégio incorporou a preocupação ecológica e como meio ambiente porque está inserido na Riviera de São Lourenço, um espaço privilegiado para se pensar a ecologia”.    

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!