1999

Bertioga, onde tudo começou

Da Redação
Publicado em 03/09/2019, às 12h19 - Atualizado em 26/08/2020, às 22h12

FacebookTwitterWhatsApp
Arquivo JCN
Arquivo JCN

 A cidade hoje conhecida como Bertioga que, em tupi é denominada Buriquioca, ou seja, “morada dos grandes macacos", foi na verdade o primeiro povoado de apoio para a colonização do Brasil. Foi daqui que Martim Afonso de Souza saiu para fundar a cidade de São Vicente. Estácio de Sá, por sua vez, partiu, em 27 de janeiro de 1565, para fundar o Rio de janeiro.

O povoado foi criado em 1531, quando Martin Afonso de Souza, donatário da capitania de São Vicente, recolheu as velas de suas naus em frente às águas de Buriquioca, habitada por tribos guaranis. Um ano depois, foi erguida a paliçada que originou o Forte São João, na época, denominado Forte São Tiago.

Em 12 de janeiro de 1545, Bertioga foi doada a Jorge Pires e, dois anos depois, a fortificação de madeira ganhou muros de alvenaria. Nesse mesmo ano, um ataque dos índios foi rechaçado. A povoação ocupava um trecho à beira-mar defendido pelo morro da Senhorinha.

O monumento ganhou suas características atuais com uma reforma em 1699 e foi rebatizado em 1765, como Forte São João. Suas instalações foram usadas pelo Exército para abrigar as tropas até 1945. A última guarnição, do Batalhão de Caçadores de Caçapava, defendeu a região da ameaça alemã durante a Segunda Guerra Mundial.

A fortaleza abrigou, ainda, pessoas ilustres como os jesuítas Anchieta e Nóbrega, que vieram catequizar os índios, e também foi morada do armeiro alemão Hans Staden, autor da primeira obra importante sobre a vida das comunidades indígenas no Brasil, tema da produção nacional dirigida por Luiz Alberto Pereira, em 1997. Nos séculos XVII e XVIII,  a caça à baleia foi intensificada em Bertioga, que contou com uma armação de baleias para extração do óleo destinado para iluminar as cidades de São Vicente, Santos e São Paulo.

Plebiscito - Bertioga foi apenas um núcleo de pescadores até 1940. A partir da década de 1950, com a melhoria dos acessos viários à cidade, que era então distrito de Santos, começou a crescer. Em 19 de maio de 1991, houve um plebiscito e a população votou favorável à emancipação. E, no mesmo ano, no dia 30 de dezembro, Bertioga foi transformada em município e reconhecida, oficialmente, como Estância Balneária em 31 de dezembro de 1991. Em 1º de janeiro de 1993, assumiu o primeiro prefeito, o arquiteto José Mauro Dedemo Orlandini e, há dois anos, o arquiteto Luiz Carlos Rachid comanda a cidade.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!