1999

Forte São João abre ao público e resgata sua história

Da Redação
Publicado em 03/09/2019, às 12h25 - Atualizado em 26/08/2020, às 22h12

FacebookTwitterWhatsApp
Arquivo JCN
Arquivo JCN

Um dos marcos mais importantes da época do Descobrimento do Brasil, o Forte São João,  que teve sua origem em 1532 com a construção de uma paliçada, uma espécie de trincheira sobrevive aos tempos e reabre ao público nesta quarta-feira, 19, quando Bertioga comemora oito anos de emancipação político-administrativa.

Mesmo em obras de restauração, que estão sendo feitas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (Iphan), o monumento poderá ser visitado nos finais de semana, para mostrar a sua verdadeira importância histórica no contexto nacional. Afinal, ele foi a primeira construção feita em alvenaria no Brasil e também possui a primeira pia batismal do país.

Com a proposta de valorizar e assegurar a preservação do patrimônio, ele será transformado em Parque Turístico-Cultural que abrangerá 15.859,60 metros quadrados de área. Orçado em R$ 3 milhões, o projeto prevê um complexo de lazer e cultura que incluirá o Museu da Natureza, restaurantes, palco para eventos, mirante e espaço para atividades variadas. Para sua efetivação, serão localizadas no entorno do Forte São João, procedimento necessário para se obter, junto à União, a posse das áreas federais e da Marinha conforme processos em tramitação na Secretaria de Patrimônio da União. Convênio com a Universidade Braz Cubas e a prefeitura de Bertioga permitirá que um radar de alta tecnologia seja utilizado para descobrir vestígios arqueológicos que ajudem a recuperar a história deste patrimônio ligado ao próprio descobrimento do Brasil.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!