2011

Ilha Rio da Praia

Bertioga reafirmou sua vocação ambiental ao criar em janeiro deste ano o Parque Municipal Ilha Rio da Praia, com 216,56 hectares, equivalente a mais de dois milhões de metros quadrados. Um novo endereço para a prática de ecoturismo e educação ambiental.

Da Redação
Publicado em 15/04/2019, às 12h29 - Atualizado em 26/08/2020, às 22h06

FacebookTwitterWhatsApp
JCN
JCN

Imagem acervo site

A área que pode ser chamada de ‘Ilha Fluvial’ é ladeada por dois rios, o Itapanhaú e um de seus afluentes,o Rio da Praia, região onde predominam vegetações de mangue,alto e baixo de restinga. Por sua localização -faz divisa por meio de rios com parte da área do Parque Restinga e,automaticamente com o da Serra do Mar -, deverá se tornar um dos pontos para a prática de educação ambiental e ecoturismo na cidade.

Imagem acervo site

Entre os principais projetos a ser desenvolvidos na área, segundo técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente,inserem-se os de cunho turístico, baseados no conceito de uso sustentável. O principal deles é a implantação da sede do Núcleo Orquidófilo de Bertioga, o NOB.

Outra ideia diz respeito à meliponicultura de abelhas indígenas sem ferrão, com ganhos para a sociedade,uma vez que o mel extraído desse inseto tem grande valor nutricional e financeiro.

Imagem acervo site

O plantio e cultivo de plantas medicinais da Mata Atlântica, do palmito jussara (para obtenção da fruta do palmito,que tem rica concentração de vitamina C) e do fruto cambuci são outras possibilidades a ser desenvolvidas no parque municipal, assim como o projeto de educação ambiental municipal Barco Escola- “Navegando pela sub-bacia do Rio Itapanhaú”.

 Biodiversidade

Imagem acervo site

A“Ilha Fluvial”fica bem próxima de território urbano,entre os bairros Vista Linda e Jardim Rafael. Passear por seu território é gratificante e delicioso, tal a multiplicidade de belezas vegetais e animais. Ambos os rios são ladeados por vegetações de mangue, alto e baixo de restinga. Aves de todos os tipos, como guaxe, tucanos como o tucano-de- bico- verde e o toco, pouco visto na região (preto, com o peito branco e bico laranja, mais comum no bioma cerrado), além de saracura-três-potes, tié-sangue, martim-pescador, garças brancas e colhereiros-rosas frequentam a região. 

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!