1999

O futuro está no turismo

Da Redação
Publicado em 11/09/2019, às 13h11 - Atualizado em 26/08/2020, às 22h06

FacebookTwitterWhatsApp
Imagem O futuro está no turismo

Quando estamos próximos de entrar no novo século, vemos que as formas de desenvolvimento até então exploradas trouxeram prejuízos principalmente, para os ecossistemas de todo o planeta Terra. Cuidar do pouco que resta para garantir a sobrevivência do ser humano é fundamental, e poucos países têm condições para isso. O Brasil pode se considerar privilegiado e seu primeiro povoado, Bertioga, é exemplo de como é possível se pensar em futuro tendo em vista a exploração sustentável dos recursos naturais, aliando preservação à melhor qualidade de vida.

Imagem acervo site

Com a aprovação da lei municipal de ecoturismo, a prefeitura se prepara para atender agências credenciadas que queiram atuar nessa área. Na cidade, a Suinã Turismo e a Seiva Tur já trabalham divulgando esse potencial e também ajudando a promover a educação ambiental entre moradores e visitantes.

Potencial - O desenvolvimento ao turismo em todos os segmentos, desde o histórico até a pesca amadora e profissional e o ecoturismo, é considerado como uma das principais fontes de renda e geração de empregos para a cidade,  que precisa, no entanto, atrair investidores. E potencial para isso é que não falta. Segundo uma pesquisa feita pela organização não governamental Conservation International, de Washington, nos Estados Unidos, 70% da biodiversidade do planeta estão concentrados em 17países. O Brasil vem em primeiro lugar, seguido da lndonésia e Colômbia. No Brasil, a Mata Atlântica lidera a pesquisa, seguida da região amazônica e pantanal, explica Du Zuppani, proprietário da Suinã Turismo. E, Bertioga, comenta, concentra um das maiores riquezas em biodiversidade do planeta.

Imagem acervo site

De acordo com Zuppani, para que o turismo possa se desenvolver de forma adequada, é preciso preservar esse potencial, criar leis de incentivo como isenção de impostos, para instalação de empresas do setor, e fazer com que os recursos gerados na cidade sejam revertidos para o próprio município. Nesse contexto, é importante a profissionalização dos empresários através de treinamentos constantes, para garantir melhor qualidade do serviço prestado.

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!