Quatro atletas bertioguenses representaram a cidade no Campeonato Mundial de Kung Do Te (modalidade de caratê), realizado entre os dias 22 e 24 de novembro na cidade de Mirandela, em Portugal.

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNAGORA7 🕵‍♂Informe-se, denuncie!

Os jovens Maria Luisa Correia 'Malu', 18 anos, e Gabriel Santos de Oliveira, 21 anos, foram os campeões mundial em suas categorias, 54 kg e 58 kg, respectivamente.

Os veteranos Douglas Pageú e Osório Oliveira também conquistaram pódio no campeonato. Osório conquistou o 3º lugar na categoria até 60 kg e, Pageú, o 2º lugar até 80 kg.

Todos atuam como professores de caratê, muay thai, jiu-jitsu ou MMA na cidade de Bertioga. Pageú, nas redes sociais, comemorou o feito: "Estou levando na bagagem o que está dentro do meu peito, só tínhamos nós quatro para nos apegar e apoiar. O dever foi cumprido. Só vamos chegar em Bertioga na quarta-feira (26/11), estamos cansados mas felizes", disse o atleta.

O evento é é uma parceria entre a Federação Portuguesa de Kung Do Te, a Associação Mirandelense de Artes Orientais (Amao) e a autarquia de Mirandela. O campeonato reuniu cerca de 250 atletas de oito países no Pavilhão do Inatel.

O Kung Do Te é uma modalidade implementada em Portugal nos anos 70 pelo mestre das artes marciais Rui de Mendonça. A modalidade tem caratê e kung fu como base e não é tão dura, pois tem regras que limitam a violência das técnicas. O Kung Do Te é semelhante ao Pankration. No entanto, o Kung Do Te permite ataques ao rosto, o que não ocorre no Pankration.