FUTEBOL

Corinthians busca talentos em Bertioga

Os selecionados passarão uma semana em treinamento no clube e os que se destacarem integrarão o time principal da categoria de base; inscrições beneficiam entidade que atende crianças e jovens autistas

Estela Craveiro
Publicado em 12/06/2018, às 12h20 - Atualizado em 23/08/2020, às 16h56

FacebookTwitterWhatsApp
Peneira do Corinthians realizada no campo do União - Estela Craveiro/JCN
Peneira do Corinthians realizada no campo do União - Estela Craveiro/JCN

Cinco garotos foram escolhidos em um processo seletivo do Corinthians promovido pelo Centro de Treinamento Euroball, no campo do União Futebol Clube, na Vila Itapanhaú. Eles chamaram a atenção entre cerca de 250 crianças de Bertioga, São Sebastião, Guarujá, São Vicente e Praia Grande, nascidas entre 2004 e 2009, que se apresentaram em quatro partidas de futebol disputadas na sexta-feira, 8, e em sete jogos realizados no sábado, 9.  A maioria chegou por meio de escolas de futebol, mas houve um bom percentual de inscrições individuais.

Ricardo Oliveira, observador técnico do Corinthians, ficou bem impressionado com a performance dos candidatos infantis a jogador: “O nível da garotada de Bertioga e do litoral está equiparado com o nível atual do futebol brasileiro. Agora, os selecionados vão passar uma semana conosco, no clube, acompanhados por um grupo de avaliação. Quem se destacar, passará para o grupo principal da categoria de base”.

Daniel Ribeiro, diretor da Euroball, escola de futebol de Bertioga, ficou satisfeito com o resultado: “A seleção foi muito produtiva”. Ele cita Rodolfo, atualmente na Rússia, depois de passar pelo Vasco da Gama, pelo Fluminense e pelo Grêmio, e dois garotos de Bertioga, hoje em categorias de base, como exemplos de jogadores que chegaram ao futebol através desse processo seletivo conhecido como peneira.

Oliveira observa que o time do Corinhians que foi campeão brasileiro de 2017 tem nada menos do que 12 jogadores que vieram das categorias de base, e cita Pedrinho como um destaque da atualidade. Ele conta que o clube criou um novo departamento técnico só para caçar talentos, com dez observadores: “A captação era feita entre garotos de idades maiores, estamos mudando um pouco isso, indo atrás deles em idades menores. O São Paulo já desenvolvia um trabalho assim, creio que seja pioneiro, e o Palmeiras também vem fortalecendo as categorias de base. O Corinthians atentou a isso e estamos correndo atrás da garotada”.

A seleção de talentos é realizada também por meio de jogos, como os que os alunos da Euroball disputarão com o Corinthians, um em Bertioga e outro no centro de treinamento do clube. Ribeiro explica: “O trabalho da Euroball é dar oportunidade para que os meninos sejam jogadores de futebol”. A escola já realizou peneiras para os clubes São Paulo, Palmeiras, Grêmio, Guarani e Red Bull Brasil.

O custo da inscrição na peneira do Corinthians foi a doação de alimentos. Os mais de 300 kg coletados beneficiarão o Instituto Índigo , da Vista Linda, que atende 25 crianças e jovens com autismo.    

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!