FALTAM 11 DIAS

Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça a Espanha

Portal Costa Norte apresenta curiosidades do país e principais craques das 32 seleções participantes; Espanha é a seleção de hoje

Da redação
Publicado em 09/11/2022, às 09h27 - Atualizado às 10h01

FacebookTwitterWhatsApp
A Espanha está no grupo E da Copa do Mundo ao lado de Costa Rica, Alemanha e Japão. A estreia é contra a Costa Rica, no dia 23 de novembro, às 13h (de Brasília) Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça a Espanha selecao espanha - Foto: FEF
A Espanha está no grupo E da Copa do Mundo ao lado de Costa Rica, Alemanha e Japão. A estreia é contra a Costa Rica, no dia 23 de novembro, às 13h (de Brasília) Especial Copa do Mundo: todo dia uma seleção; conheça a Espanha selecao espanha - Foto: FEF

Faltam 11 dias para a Copa do Mundo do Catar. Um Mundial diferente, que traz diversas curiosidades e promete ser histórico.

A data é diferente do habitual, começando no dia 20 de novembro e com a final no dia 18 de dezembro.

Esta será a primeira Copa do Mundo no Oriente Médio, tornando a edição muito mais exclusiva. 

Outra grande curiosidade da Copa do Mundo de 2022 é o fato desta copa ser a última com 32 (trinta e duas) seleções participantes. 

As próximas contarão com 48 (quarenta e oito) seleções, tornando o evento muito maior e mais democrático, transformando assim a dinâmica das Copas do Mundo. 

Nas competições anteriores, as seleções levavam 23 jogadores incluindo três goleiros. Em 2022, houve um aumento do limite de inscritos para até 26 jogadores — regra aprovada pelo Conselho da Fifa.

O time

E para continuarmos o nosso especial sobre as 32 seleções da Copa do Mundo, vamos falar hoje sobre a Espanha, que está no Grupo E.

A preparação espanhola rumo ao Catar 2022 promete ser bastante diferente da caótica aventura antes da Rússia 2018. A repentina demissão de Julen Lopetegui, que havia fechado um acordo com o Real Madrid para comandar a equipe depois daquela Copa do Mundo, a dois dias da estreia contra Portugal, balançou os alicerces da seleção, que voltou aos seus velhos dias de Fúria.

Com Fernando Hierro como técnico, o conjunto espanhol empatou com os portugueses, liderados por Cristiano Ronaldo; venceu o Irã pelo placar mínimo e arrancou um empate suado contra o Marrocos. Classificou-se para as oitavas de final, apenas para cair diante dos donos da casa nos pênaltis.

Luís Enrique revitalizou a seleção em apenas quatro anos. Apesar de não ser considerada uma das principais candidatas – privilégio que o próprio técnico diz ser do Brasil e da Argentina –, a Espanha aparece no horizonte como uma das equipes com chances de conquistar o título com uma geração jovem e o reforço de dois veteranos, e já demonstrou ter personalidade após ser finalista da Liga das Nações da UEFA de 2021 e semifinalista da Eurocopa de 2020 (disputada em meados do ano passado devido à pandemia).

A concentração espanhola vive dias tranquilos e voltou a mostrar sua força com o bom início na edição atual da Liga das Nações – em setembro, procurará manter o ritmo contra Suíça e Portugal.

Com a renovação geracional consolidada, resta ver o que pode fazer essa safra de futuro promissor, mas que já pode ter um impacto no presente. Não seria estranho encontrar a Espanha de Luís Enrique nos últimos dias do torneio no Catar.

O país

Quando se pensa em Espanha, o que vem à sua cabeça? Aposto que imagens de touradas e dança flamenca com certeza são algumas das coisas mais comuns. Mas pode ter certeza que esse país com centenas de cidades e mais de 40 milhões de habitantes tem muito mais a oferecer.

Para começar, falemos de uma festa muito tradicional em toda a Espanha, o Dia de Reis, celebrado no dia 6 de janeiro. É uma data muito importante para os espanhóis, principalmente para as crianças, que esperam encontrar embaixo da árvore de natal o que pediram na cartinha que enviaram aos Reis Magos, assim como fazem com Papai Noel.

Somente vivenciando a tradição da passagem dos Reis Magos ao lado de espanhóis é que consegui entender a importância da data, não só para as crianças, mas para toda a família, pois é a data em que todos se reúnem.

La siesta é um costume espanhol que não é nada mau de aderir: aquela pausa depois do almoço para descansar um pouco. Acostumada com o Brasil, em que as cidades grandes não param nunca, é muito estranho ver lojas e até bancos fechados por duas horas durante a parte da tarde.
Normalmente, la siesta dura entre uma hora e meia e duas horas e se inicia às 14h.

O espanhol é a segunda língua mais falada do mundo. Aproximadamente 470 milhões de pessoas no mundo falam espanhol como língua nativa.

Saiba que o Reino de Espanha, como é oficialmente conhecido, é o segundo maior país da União Europeia. Com uma área de 505.955 quilômetros quadrados, que cobre cerca de 85% da Península Ibérica, região que compartilha com Portugal.

As touradas fazem parte da cultura espanhola e causam controvérsias dentro do próprio país. Apesar de fazer parte da tradição, muitos espanhóis, principalmente os mais jovens, não se sentem orgulhosos com esse espetáculo.

Você sabia que entre 1580 e 1640 Espanha e Portugal eram um só país? Dessa união quem mandava era a Espanha até que Portugal conseguiu se tornar independente, terminando com a chamada União Ibérica.

Hoje a população da Espanha já ultrapassa os 46,7 milhões de habitantes. Com mais de três quartos vivendo em áreas urbanas e cerca de 6,5 milhões de pessoas vivendo em Madrid e 5,5 milhões em Barcelona – ambas as cidades têm mais habitantes do que as populações inteiras da Irlanda ou da Nova Zelândia, por exemplo.

A Espanha produz 43,8% de todo o azeite do mundo. A maior região produtora de azeite é a Andaluzia, com Jaén no epicentro da produção.

Parece que na Espanha se faz tudo mais tarde do que em qualquer outro país. Incluindo os horários das refeições. O almoço chamado por eles de “comida”, é feito entre 14h e 15h, enquanto a janta, chamada de “cena” é servida entre 9h e 10h.

Até algum tempo, uma enorme fatia da população (98%) se considerava católico romano. Hoje esse número é menor, em torno de 74% da população, com apenas 36% se caracterizando como católico praticante.

Grupo E

A Espanha está no grupo E da Copa do Mundo ao lado de Costa Rica, Alemanha e Japão.   

A estreia é contra a Costa Rica, no dia 23 de novembro, às 13h (de Brasília).

Com informações

Fifa

Euro Dicas     

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!