O Forte dos Andradas receberá no dia 1º de dezembro a 10ª Caminhada Ecológica, em comemoração ao 39º aniversário da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea e ao 77º aniversário do Forte dos Andradas. Para participar da caminhada, basta comparecer ao local no dia do evento, sem necessidade de inscrição prévia, e doar um 1 kg de alimento não perecível, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Guarujá. 

Participe dos nossos grupos ℹ http://bit.ly/CNGUARUJA2 🕵‍ Informe-se, denuncie!

A concentração inicia às 8h30, e a largada está programada para as 9 horas. O percurso terá 8 km entre subidas e descidas passando pela Praia do Monduba onde ocorrerão atividades como zumba, apresentações musicais, exposição de equipamentos militares e carros antigos. A caminhada segue até o Sítio Histórico, onde estão os canhões usados na época da construção do Forte para defender a Baía de Santos.

O Forte dos Andradas está localizado no Morro do Monduba, uma área de preservação permanente de 2,1 milhões de m² de ecossistemas associados. É um amplo Parque de Mata Atlântica, rico em biodiversidade.

A organização orienta que, para maior conforto, o participante utilize protetor solar, roupas leves e tênis, além de levar uma garrafa d'água.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (13) 98127-5990 ou via e-mail: rpbrigada@gmail.com. O Forte dos Andradas fica na rua Horácio Guedes Barreiro, s/n, na Praia do Monduba. O evento tem apoio da prefeitura de Guarujá.

Forte dos Andradas

Durante o ano, quem quiser visitar o local, pode fazê-lo gratuitamente, às terças, quintas, sextas-feiras, sábados e domingos, entre às 9h e 14 horas. É necessário agendamento com antecedência mínima de 72 horas pelo telefone (13) 3354-2916 (de segunda à quinta-feiras, das 10h às 16 horas e às sextas-feiras das 8h às 11 horas) ou pelo e-mail: fortedosandradas@1bdaaaae.eb.mil.br.

O tempo estimado da visitação é de aproximadamente 2h30 de caminhada. No trajeto entre a entrada do Forte dos Andradas ao início da trilha, o deslocamento é feito com veículo próprio do visitante.

O local segue algumas regras: é proibido o consumo de bebida alcoólica; é permitido fotografar/filmar a área do Sítio Histórico; não haverá visitação em caso de mau tempo, por motivo de segurança; e é aconselhável que o visitante leve algo para hidratação (água) e consumo (barra de cereal, frutas, biscoito, outros) para consumo durante o passeio.