Em Bertioga, quem necessita desmatar terrenos para construir edificações, precisa formalizar um tratado de compensação, por meio de um Termo de Compromisso Ambiental (Tac) com a prefeitura.

Para cada exemplar de espécie arbórea nativa da região cortado, têm que ser plantadas 30 mudas de espécies nativas da região. Para cada unidade de espécie arbórea exótica cortada, de outras regiões, têm que ser plantadas dez mudas de espécies nativas locais.

Na prática, os proprietários dos terrenos podem doar mudas para o Viveiro Municipal Seo Leo, conforme permite a resolução 07/2011 do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema).

Essas mudas são plantadas em áreas públicas da cidade e são doadas. Qualquer pessoa pode ir até lá e ganhar mudas de três árvores, uma para a calçada e duas para o quintal de suas residências.

Naturalmente, as pessoas podem adquirir essas mudas em qualquer lugar, mas uma opção interessante é comprá-las das cinco aldeias guaranis localizadas na Terra Indígena Ribeirão Silveira, que fica em Boraceia.

Mudas grátis para moradores

Na Terra Indígena, há cinco núcleos de cultivo de plantas, dos quais dois são destinados a plantações da palmeira juçara. Cada um dispõe de mais de duas mil mudas dessa espécie para comercialização. Mas há muitas outras plantas, inclusive decorativas, disponíveis para venda.

A venda de artesanato indígena, de palmitos, de plantas decorativas e de mudas compõem os recursos financeiros das 120 famílias do núcleo indígena localizado entre os municípios de Bertioga e São Sebastião.

A Terra Indígena do Ribeirão Silveira fica na avenida Tupi Guarani, em Boraceia. Para chegar lá, entra-se em Boraceia 2,  bairro de São Sebastião, na altura do km 183 da rodovia Rio-Santos. Outra opção é entrar pela alameda Mauá, acessível na altura do km 189.

Na sessão da Câmara Municipal de Bertioga da terça-feira, 16, o vereador Ney Lyra (PSDB), presidente da casa legislativa, inclusive apresentou indicação ao prefeito Caio Matheus para que essa oferta de venda de mudas de palmeira pelos índios guaranis seja divulgada no site e nas redes sociais da prefeitura e por meio de cartazes na Secretaria de Meio Ambiente.

ContatoInteressados em adquirir mudas e plantas na Terra Indígena podem falar com Sergio Macena pelo celular 12 99640-9723.