0712Geral07T05

Redação
Publicado em 03/12/2019, às 13h13 - Atualizado em 11/05/2022, às 08h26

FacebookTwitterWhatsApp

Entre os meses de dezembro e março há maior registro de casos de acidente com animais de sangue frio, em regiões urbanas, devido às condições climáticas favoráveis para sua reprodução. Os alvos mais fáceis e vulneráveis ao veneno são crianças abaixo de 10 anos e idosos, além de trabalhadores da construção civil, de madeireiras, transportadoras e distribuidoras de hortifrutigranjeiros, por manusearem objetos e alimentos onde os animais podem estar alojados.

Com o intuito de redobrar a atenção dos munícipes, a diretoria do Hospital de Bertioga alerta sobre os cuidados que devem ser tomados para evitar incidentes com estes animais, já que só no mês de novembro, a unidade notificou e tratou um acidente com cobra jararaca, dois com escorpião amarelo e três com aranha marrom.

De acordo com informações do hospital, em nossa região, há prevalência das seguintes espécies de animais peçonhentos: cobra jararaca e jararacuçu (Bothrops e Bothrocophias); aranha marrom” (Loxosceles sp); e escorpião amarelo (Tityus serrulatus). As recomendações para vítimas de acidentes com animais peçonhentos são: manter a vítima deitada e calma; lavar o local da picada com água e sabão; hidratar a vítima com goles de água; procurar imediatamente o serviço médico.

Recomendações para acidentes com animais específicos:

1 - Acidente por escorpião: recomenda-se fazer compressas mornas e tomar analgésicos para aliviar a dor até chegar a um serviço de saúde para passar por avaliação médica;

2 - Acidente com lacraia: recomenda-se fazer compressas de água fria, lavar o local com água e sabão e tomar analgésicos para aliviar a dor até chegar a um serviço de saúde para avaliação médica que dirá se há ou não necessidade de soro. A vítima deve sempre procurar pelo atendimento médico mais próximo ao local do acidente e não é necessário levar o animal ao hospital. A partir dos sintomas, o médico saberá qual espécie de animal picou o paciente e fará o uso correto da sorologia. O Hospital Municipal de Bertioga - INTS - está preparado para atender todos os tipos de acidentes com animais peçonhentos.

Quem somos

O Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação na Gestão Pública – INTS -, é uma organização social sem fins lucrativos, certificada pelo Ministério da Justiça como de Utilidade Pública Federal, com foco na pesquisa e inovação das melhores práticas tecnológicas para a gestão pública e operação de unidades na área da saúde, educação e da assistência social no Brasil. Com perfil multidisciplinar, o INTS desde a sua criação trabalha de forma integrada com o setor empresarial, promovendo melhores práticas de gestão focada em serviços públicos de saúde, educação e assistência social nas esferas municipal, estadual e federal, oferecendo serviços de mais alto nível para toda a comunidade. Nosso site: http://ints.org.br/

Comentários

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!